“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Discurso da Aluna Ana Vivian Sisnando de Matos na Inauguração da Escola


FOTO - Rede de Blogs de Nova Olinda
Excelentíssimo governador do Estado do Ceará Cid Gomes a quem cumprimento à todas as autoridades, Senhora Lucia Santana, diretora dessa escola à quem saúdo os diretores escolares que aqui se encontram, alunos e alunas, professores, professoras, servidores, meu cordial boa noite!
Quero resumir esse momento em uma única palavra, a alegria. Alegria de estarmos juntos, alegria de receber esse prédio tão lindo o qual oportunizará uma educação de qualidade, alegria de ver estampado no rosto dos meus colegas a esperança e o desejo de estudar e sair preparado para o mundo do trabalho. Somos pilares do conhecer, do fazer, do conviver e principalmente do ser, pois temos em nossa mãos o nosso futuro e vislubramos mil possibilidades e oportunidades, a concretitude do meu, do seu, do nosso sonho.
15 de maio de 2014 está entrando na história dos jovens de Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri. Construir essa história a partir desse marco será sem dúvida um dos nossos principais objetivos. Quando assim pensamos significa dizer que o que faremos ou deixarmos de fazer dentro das dependências da nossa escola repercutirá de forma decisiva na sociedade. Dentro dessa perspectiva é importante que sempre estejamos refletindo e nos questionando sobre alguns pontos: o que queremos com essa porta que se abre? O que fazer com essa nova oportunidade?
Ter essas inquietações como norte da nossa caminhada ao longo desses três anos é fundamental, pois, elas nos permitirá perceber que lugar queremos ocupar na sociedade. Nessa proposta de ensino-aprendizagem ao qual estamos inseridos, a da educação profissional, a chance de lograrmos êxito no mercado de trabalho aumenta consideravelmente, uma vez que estamos tendo a oportunidade de sairmos da escola Wellington Belém de Figueiredo com uma profissão definida. O papel da escola em nossa vida se fundamenta, portanto, em transmitir valores como ética, solidariedade, cidadania e politização.
No mundo onde a competitividade e a lucratividade transforma o ser humano em objetos, não podemos perder de vista em quaisquer lugar ou função esses valores.
Portanto, que possamos fazer desse tempo que iremos passar aqui momentos de preparação para o mercado de trabalho, que saibamos onde queremos chegar e para isso faz-se necessário que construamos projetos de vida. Boa noite.

Colaboração na produção do texto:
Professores José Nicolau e Tyciane Nunes

Um comentário:

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.