“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Santana do Cariri – CE

História
Santana do Cariri é conhecida mundialmente por possuir um vasto depósito paleontológico, onde já foram descobertas várias espécies de animais extintos. 
Abriga o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri que tem atraído milhares de visitantes por ano. 
Destaca-se também pelo comércio de produtos feitos manualmente na Associação Santanense de Apoio ao Artesão. Os turistas podem comprar artesanato típico feito em renda, bordado, couro, cerâmica e pintura. Na gastronomia, destaque para a galinha à cabidela e baião-de-dois com pequi.
Chamou-se primitivamente Brejo Grande, local habitado pela tribo nativa dos guerreiros denominados Buxixés, Tapuias que dominavam, além do Araripe terras limítrofes, de Pernambuco. Suas origens remontam ao final do Século XVII, quando os irmãos João Alves Feitosa e José Cavalcante, procedentes da Casa da Torre (Bahia), requereram e obtiveram terras nas margens do Riacho Brejo Grande. 
Diante das condições geologicamente favoráveis, não somente com relação à pecuária, mas sobretudo à agricultura, houve rápido desenvolvimento do reduto, atraindo novos moradores para a região, com o afluxo de moradores, foi erigida uma capela sob a invocação de Senhora Santana, no mesmo local da atual Matriz. 
Dessa pioneira convergência nasceria o arraial e o povoamento adjacente, formando-se rápido estágio de florescimento. A elevação do arraial à categoria de Vila ocorreu segundo Lei Provincial nº 2.096, de 26 de Novembro de 1885.
Data da elevação à categoria de Município: 20 de dezembro de 1938, ainda, com o nome de Santonópole, sob a forma do Dec-Lei nº 448.
Imagens: Alunos do 1ºA, 1ºB, 1ºC e 1ºD (como parte das atividades do Projeto Recortes da Literatura Nordestina coordenado pela Professora Lucélia Muniz)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.