“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Relatório da Aula de Campo – Agronegócio

A casa de Antônio Jeremias Pereira foi construída no ano de 1956, para comemorar as bodas de prata do casal Antônio Jeremias Pereira e Ana Pereira Lima. Em 1981, por passagem das bodas de ouro, teve sua reforma e ampliação com a compra da casa vizinha para a construção do jardim interno e a garagem com extensão da fachada frontal.

Foi construída pelo mestre de obras Eurides Alves Feitosa e seu piso de ladrilho hidráulico, confeccionado na fábrica Santa Maria na cidade de Crato. A casa foi palco do movimento de emancipação política de Nova Olinda e nela foram tomadas as decisões que definiram os rumos desenvolvimentista do município até os dias de hoje.

Quanto ao Museu do Ciclo do Couro – Memorial Espedito Seleiro, a máquina que foi exposta no museu foi do pai de Espedito quando possuía oficina no Sertão dos Inhamuns. O mesmo descreve com orgulho a utilização da máquina em sua vida “peguei a máquina que era do meu avô, trouxe para dentro da oficina e comecei a trabalhar. Se essa máquina falasse, ela contava a história mais certinha do que eu, que ela sabe do começo ao fim. Essa máquina costurou para Lampião, peças para vaqueiros, tropeiros e para ciganos”, diz Espedito.

A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri é uma organização não governamental, cultural e filantrópica criada em 1992, com sede em Nova Olinda, Ceará, Brasil. Sua criação se deu a parti da restauração da primeira casa da fazenda Tapera, hoje cidade de Nova Olinda, ponte de passagem de estrada das boiadas que ligava o Cariri ao Sertão dos Inhamuns, no período da civilização do couro, final do século XVII.

Antonia Aparecida Flavia Sousa
Agronegócio – 1ºC

Maria Thays Souza Alves
Digitação do texto

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.