“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

Histórico

Conheça a nossa Escola

Homenageado

Wellington Belém de Figueiredo

Núcleo Gestor

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Professores

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Grêmio Estudantil

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Alunos

Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações

Perfil dos Cursos

Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações

A bandeira de nossa escola

Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri

sábado, 30 de agosto de 2014

CONCURSO DA LOGOMARCA PARA A VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA DA CREDE 18

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação- CREDE 18, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CEDEA), lança no âmbito desta Coordenadoria, o concurso para a elaboração da “logomarca” destinado aos alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de jovens e Adultos da rede pública de ensino (Estadual e Municipal).

O ideal ecológico demanda de uma nova postura dos indivíduos, no sentido de se auxiliarem mutuamente por meio da construção de uma sociedade mais coesa, harmônica e, consequentemente, sustentável.
Diante dessa afirmação, verifica-se que, no que diz respeito ao meio ambiente equilibrado, o maior desafio reside no fato de concretizá-lo através de práticas diárias solidárias baseadas em uma forte consciência socioambiental.
A sociedade pós–moderna alcançou o estágio em que não há mais sentido falar em desenvolvimento sem um projeto ambiental subjacente, e este suposto antagonismo referente à proteção ambiental e ao desenvolvimento econômico deve ser mitigado por meio de uma visão conciliadora consubstanciada no ideal de sustentabilidade.
Desta feita, sem práticas sustentáveis e uma postura de solidariedade social que levem em conta as gerações vindouras, nossa sociedade prosseguirá perpetuando a cultura individualista.
Buscamos com essa VII Feira de Ciências refletir sobre a concretização e a preservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, por intermédio de um novo paradigma com base na ética da solidariedade, que reafirme a fraternidade enquanto valor fundamental para uma relação mais equilibrada do homem com o seu ambiente.

Quanto a logomarca esta deve contemplar a temática da vertente Sete Artes (Literatura, Cinema, Teatro, Pintura, Dança, Música e Escultura): DO SENSO COMUM À CIÊNCIA: DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO bem como os elementos das áreas Científicas: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências Ambientais e Robótica Educacional.

A forma de criação é livre, podem usar lápis, giz de cêra, pincel, tinta guache, etc.
Os trabalhos devem ser inéditos, inovadores e originais, apresentados em suporte digital em formato Corel Draw, GIF, PNG e JPEG, encaminhados armazenados em mídia digital (CD-ROM) e também, em sua versão artística original, com dimensão papel A4.
Os (as) alunos (as) devem criar a arte e cada escola selecionará apenas um trabalho para representar a mesma no concurso. O trabalho deverá ser criado apenas por 1 (um) aluno (a).
Os trabalhos devem ser inscritos e entregues na CREDE/CEDEA – NTE no período de 08 de setembro a 06 de outubro de 2014, em envelope, com identificação da Escola e, lacrado, endereçado ao Concurso “Criação da Logomarca” para a VII Feira Regional de Ciências e Cultura da CREDE 18.

PREMIAÇÃO
Divulgação do resultado: 10 de outubro de 2014.
O melhor trabalho será premiado com Troféu e um Headphone wireless, durante a cerimônia de abertura do evento (VII Feira Regional).
Será classificado apenas um trabalho.

VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA DA 18ª CREDE

DO SENSO COMUM À CIÊNCIA: DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO
  
A Feira Regional de Ciência e Cultura, edição 2014, será organizada pela 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 18, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (SMEs) dos municípios de sua competência.
O objetivo principal da VII Feira Regional de Ciências e Cultura é a socialização das participações ativas, práticas e conceituais de estudantes sob a orientação e apoio de seus professores.

A VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA é uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais, no âmbito das escolas públicas do Estado do Ceará. Além disso, é um espaço rico de possibilidades para as múltiplas expressões das juventudes.
A escola, como lugar de acesso e produção de conhecimento e de manifestação cultural, desempenha um papel relevante, na medida em que introduz os jovens no universo da arte, da cultura e da investigação científica.

Busca ampliar o espaço para o desenvolvimento da curiosidade científica, em sua dimensão histórica, social e cultural, considerando os questionamentos que surgem das experiências, expectativas e estudos teóricos dos estudantes cearenses.

Contará com seis categorias, sendo elas:
I. Linguagens
II. Ciências da Natureza e Matemática
III. Ciências Humanas
IV. Ciências Ambientais
V. Robótica Educacional
VI. Iniciação Científica - Ensino Fundamental

PRAZOS:
I. Realização das Feiras Escolares: até 25 de outubro de 2014;
II. Inscrições oficiais dos projetos científicos selecionados nas Feiras Escolares: de 06 a 31 de outubro de 2014.
Escolas Estaduais de Ensino Médio: as escolas que efetuarem suas inscrições no período de 06 a 14 de outubro, poderão inscrever até 3 (três) projetos; as escolas que efetuarem suas inscrições no período de 15 a 23 de outubro, poderão inscrever até 2 (dois) projetos; e, as escolas que fizerem suas inscrições no período de 24 a 31 de outubro, poderão inscrever apenas 1 (um) projeto.

EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA
Os projetos deverão ser montados no dia 13 novembro, no horário das 14h às 18h.
A apresentação dos projetos ocorrerá no dia 14 de novembro de 2014, das 8h às 16.

PROGRAMAÇÃO DA VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIA E CULTURA
13/11/2014 – Terça - feira
HORÁRIO ATIVIDADE
Das 14h às 18h Montagem dos estandes.
14/11/2014 – Quarta-feira
HORÁRIO ATIVIDADE
08h Credenciamento / lanche
08h30 Abertura oficial
09h Início da Visitação Pública e das Avaliações dos Trabalhos
11h30 Início do Almoço
13h Visitação Pública e Avaliações dos Trabalhos
15h Lanche
16h Encerramento

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Horário de utilização dos Laboratórios de Informática e de Línguas para o Mês de Setembro/2014


Agenda para utilização dos Laboratórios de Informática e de Línguas no Horário das 11:50h às 12:50h, distribuídos pelas referidas turmas:

Data
Turma
01/09 (segunda-feira)
Edificações
02/09 (terça-feira)
Redes de Computadores
03/09 (quarta-feira)
Finanças
04/09 (quinta-feira)
Agronegócios
05/09 (sexta-feira)
Edificações
08/09 (segunda-feira)
Redes de Computadores
09/09 (terça-feira)
Finanças
10/09 (quarta-feira)
Agronegócios
11/09 (quinta-feira)
Edificações
12/09 (sexta-feira)
Redes de Computadores
15/09 (segunda-feira)
Finanças
16/09 (terça-feira)
Agronegócios
17/09 (quarta-feira)
Edificações
18/09 (quinta-feira)
Redes de Computadores
19/09 (sexta-feira)
Finanças
22/09 (segunda-feira)
Agronegócios
23/09 (terça-feira)
Edificações
24/09 (quarta-feira)
Redes de Computadores
25/09 (quinta-feira)
Finanças
26/09 (sexta-feira)
Agronegócios
29/09 (segunda-feira)
Edificações
30/09 (terça-feira)
Redes de Computadores

Aula Interdisciplinar – Matemática x Redes

 
Como os alunos do Curso de Redes de Computadores tem na base técnica o conteúdo de Programação se faz necessário o conhecimento acerca dos princípios fundamentais do Raciocínio Lógico.
Sendo assim, o Professor Marcelo da disciplina da base técnica juntamente com o Professor de Matemática Lucas, realizaram uma aula interdisciplinar.
Nesta aula o Professor Lucas pôde explicar aos alunos do Curso de Redes de Computadores os princípios fundamentais do Raciocínio Lógico. 
Este mesmo conteúdo será necessário quando o Professor Marcelo for trabalhar em sala de aula os conteúdos de Programação.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Visita dos alunos da Escola Municipal Hermano Chaves Franck

Ontem, dia 27 de Agosto, recebemos a visita dos Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Hermano Chaves Franck de Santana do Cariri.
Os mesmos tiveram oportunidade de conhecer os ambientes de aprendizagem da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.
No Laboratório de Biologia foram recepcionados pela Professora Valéria que também os conduziu aos demais ambientes da escola.
No Laboratório de Química com a Professora Thamires puderam conhecer a estrutura do mesmo, bem como seu funcionamento.
Com o Professor Flávio do Laboratório de Física os alunos tiveram contato com alguns experimentos ligados ao Ensino da Física.
O Professor do Laboratório de Matemática, Lucas, mostrou como este ambiente pode auxiliar e melhorar o ensino-aprendizagem da Matemática em sala de aula.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO

1. Caracterização do Projeto

(Máximo de aproximadamente 1 página. Recomenda-se cuidado com a clareza da linguagem, precisão dos conceitos, além dos seguintes atributos: objetividade, exatidão, coerência e suficiência das informações.)

2. Justificativa do Projeto

(Máximo de aproximadamente 1 página. Descrever as razões que levaram a escola a propor o projeto. Justificar o projeto a partir das necessidades de desenvolver a capacidade cognitiva dos alunos, e criar novas oportunidades de aprendizagem, otimizando o espaço e o tempo pedagógico.)

3. Objetivos, Metas e Ações

3.1 Objetivo Geral

(Máximo de aproximadamente 4 linhas. Informação sucinta sobre a finalidade do projeto. Qual o problema que se busca resolver.)

3.2 Objetivos específicos

(Máximo de aproximadamente 12 linhas. Desdobramento do item anterior, com indicação clara da inovação ou do conhecimento a ser obtido ou difundido. Definir entre 3 e 6 objetivos.)

3.3 Metas

(Especificação, de forma quantificada, dos itens anteriores. Definir entre 3 e 6 metas.)

3.4 Principais ações

(Indicar as ações através das quais os objetivos e metas serão alcançados.)

4. Metodologia

(Máximo de aproximadamente 2/4 de página. Detalhamento dos procedimentos didáticos necessários à consecução dos objetivos e metas.)

5. Habilidades/Descritores

(Indicar as principais habilidades ou descritores, conforme matriz de referência do SPAECE/ENEM, a serem reforçadas durante o projeto.)

6. Material didático a ser utilizado no projeto

7. Resultados e Impactos Esperados

(Máximo de aproximadamente 1/2 página. Descrever de que forma o projeto vai impactar na melhoria dos resultados da escola.)   

8. Riscos e dificuldades a serem enfrentados

(Máximo de aproximadamente 1/2 página. Descrever quais os fatores ou dificuldades podem ser responsáveis pelo insucesso do projeto.)

9. Referências Bibliográficas

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Diretoria do Grêmio Estudantil da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

PRESIDENTE: Francisco Matheus Ferreira dos Santos
Curso Técnico em Edificações – 1º Ano “D”
VICE-PRESIDENTE: Ricardo Aquino da Costa
Curso Técnico em Agronegócio – 1º Ano “C”
SECRETÁRIO(A) GERAL: Vinicius Alves Albanás
Curso Técnico em Finanças – 1º Ano “B”
I SECRETÁRIO(A): Sauana Araújo Feitosa
Curso Técnico em Finanças – 1º Ano “B”
TESOUREIRO(A) GERAL: Carla Jamily Cabral Perreira
Curso Técnico em Edificações – 1º Ano “D”
I TESOUREIRO(A): Maria Andressa Gomes da Silva
Curso Técnico em Edificações – 1º Ano “D”
DIRETOR(A) SOCIAL: Angelo Rauan da Silva
Curso Técnico em Finanças – 1º Ano “B”
DIRETOR(A) DE IMPRENSA: Ana Vivian Sisnando Matos
Curso Técnico em Edificações – 1º Ano “D”
DIRETOR(A) DE ESPORTES: Fillipe Alves Albanás
Curso Técnico em Edificações – 1º Ano “D”
DIRETOR(A) DE CULTURA: José Erick da Silva
Curso Técnico em Redes de Computadores – 1º Ano “A”
DIRETOR(A) DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE: Tereza Myllenna de Oliveira Silva
Curso Técnico em Redes de Computadores – 1º Ano “A”

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Questões de Informática Básica


01. O símbolo a seguir é do navegador web:

a) Mozilla Firefox
b) Internet Explorer
c) Chrome
d) Iceweasel
e) Safari



02. O que é e-book ou livro eletrônico?
a) é uma coleção de trabalhos literários (ou musicais) agrupados por temática, autoria ou período.
b) texto registado em cada uma das faces de uma folha de papel.
c) agrupamento de páginas relacionadas entre si, acessíveis na internet através de um determinado endereço.
d) documento que faça parte de um sítio web e que costuma conter ligações (igualmente chamadas hiperligações ou links) para facilitar a navegação entre os conteúdos.
e) trata-se de uma obra com o mesmo conteúdo da versão impressa, com a exceção de ser, por óbvio, uma mídia digital.

03. Ao contrário do Ubuntu e outras distribuições de linux, o Debian não disponibiliza o Firefox por defeito nos seus repositórios de software, mas sim o irmão gêmeo (perfeito) do Firefox, que se chama:
a) Mozilla Firefox
b) Internet Explorer
c) Chrome
d) Iceweasel
e) Safari

04. A imagem abaixo pode ser definida como um(a):
 
a) book
b) jpg
c)png
d) paint
e) selfie

05. O símbolo a seguir é do navegador web:

a) Mozilla Firefox
b) Internet Explorer
c) Chrome
d) Iceweasel
e) Safari




06. Os formatos em que os e-books são encontrados variam, sendo que os mais tradicionais são:
a) .pdf, .doc, .odt, .txt, .lit e .opf;
b) http, www, blog, gmail
c) pdf, writer, gmail, lit e odt
d) site, e-mail, e-book, blog
e) doc, http, www, txt e word

07. O que é Selfie?

a) é uma palavra em inglês, um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato, e é uma foto tirada e compartilhada na internet.
b) é uma abreviação para “electronic book”, ou livro eletrônico.
c) é um browser para a Internet de código aberto exclusivamente destinado às distribuições Linux baseadas no Debian.
d) é um documento que faça parte de um sítio web e que costuma conter ligações (igualmente chamadas hiperligações ou links) para facilitar a navegação entre os conteúdos.
e) é um agrupamento de páginas relacionadas entre si, acessíveis na internet através de um determinado endereço.

08. "Iceweasel" significa literalmente:
a) raposa de fogo
b) doninha de gelo
c) urso polar
d) panda de fogo
e) raposa de gelo

09. A particularidade de uma selfie é que ela é tirada com o objetivo de ser compartilhada em um(a):
a) blog
b) e-mail
c) rede social
d) twitter
e) site

10. É uma das principais características de um e-book?
a) Baixo custo de produção
b) Não pode ser impresso
c) Portabilidade
d) Facilidade de transporte
e) Ser um dispositivo móvel

GABARITO

01. A 02. E 03. D 04. E 05. D 06. A 07. A 08. B 09. C 10. C