“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Resultado do Concurso de Redação – Comemoração à Semana da Pátria

2º Lugar

Um país de muitas cores

            O território brasileiro é um lugar cheio de etnias podendo ser percebido desde a sua “descoberta” feita pelos portugueses e este já era habitado pelos índios e possuía a sua própria cultura, hábitos e tradições sendo assim sufocados pela cultura imposta pelos portugueses tendo que lutar até por sua liberdade sendo, muitas vezes, transformados em escravos.
            Podemos perceber desde esse momento da História do Brasil que contribuiu e contribui para a situação de preconceito e racismo que presenciamos no nosso cotidiano, temos costume de rotular o negro como símbolo de escavo, de ladrão e tantos outros estereótipos. Não reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento do Brasil sendo só lembrado em uma data comemorativa para cumprir a lei.
            O nosso território é o lugar que possui grande número de etnias sendo também o país que pode ser considerado um dos mais preconceituosos, mas isso não deveria ocorrer pois cada um de nós temos a nossa cultura, hábitos e religião e é isso que contribui e constrói esse país cheio de mistificações e tão rico em tantos aspectos. Tendo também bastante desigualdade seja ela nos aspectos financeiros, na educação, moradia e na alimentação que deveria ser direito de todos.
            Portanto não deveria deixar o passado influenciar nossas ações do agora isso contribuiria para que tivéssemos um país melhor e mais justo com direitos e deveres iguais sem ter nenhuma forma de preconceito.
Iana Feitosa Alencar
Redes de Computadores

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.