“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Projeto Arraiá da Copa – 2014


Introdução

A Copa do Mundo FIFA, também conhecida como Campeonato do Mundo de Futebol  é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Essa competição, foi criada em 1928 na França, sob a liderança do então presidente Jules Rimet, está aberta a todas as federações reconhecidas pela FIFA. O país anfitrião do Mundial é designado pela FIFA. A última edição da Copa foi realizada na África do Sul, em 2010. O Brasil foi eleito para sediar a próxima edição, em 2014.
A Copa do Mundo é o segundo evento esportivo mais assistido no mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Economicamente, a competição tem efeitos positivos sobre o crescimento de certos setores e para o desenvolvimento do país-sede. Instalações desportivas, incluindo os estádios, são construídos ou reformados para a ocasião. Estradas, aeroportos, hotéis e infraestrutura de um modo geral, também são melhorados para receber a competição. Entretanto, um país menos desenvolvido, de “Terceiro Mundo”, pode sofrer mais que o esperado para organizar um Mundial.
Diante desses aspectos, professores e núcleo gestor da EEEP Wellington Belém de Figueiredo, localizada na Cidade Nova Olinda-CE, resolveu que é de suma importância a realização desse projeto, cujo título é “Arraiá da Copa”. Projeto no qual será trabalhado temas transversais interdisciplinares e atividades que relaciona cada disciplina com o tema Copa do Mundo FIFA. E ainda coloca em pauta a maior festa nordestina que é as festas juninas em homenagem a São João. Esse projeto será realizado na última semana do semestre letivo, em período integral, tendo como público-alvo os alunos matriculados na escola e o local de execução nas instalações da referida instituição.
Justificativa

É correto afirmar que a nação Brasileira em sua maioria é apaixonada pela modalidade esportiva futebol, e com essa paixão intrínseca na nossa sociedade, o futebol tornou-se o esporte mais popular no Brasil. Sem dúvida em ano de Copa de Mundo, o amor a seleção Brasileira prevalece e os corações verdes e amarelos tornam-se mais ligados e apaixonados pelo Brasil. É possível enxergar de maneira bem explícita que nas ruas, escolas, lojas, em qualquer ambiente a população Brasileira “respira futebol”.
Diante de aspectos expostos descritos acima pode-se chegar a conclusão que esse evento exerce muita influência nos jovens, e com isso justifica-se a elaboração e execução deste projeto. E com isso devemos, sem dúvida, aproveitar essa época deste evento esportivo tão grandioso, para enriquecer e dar mais sentido significado ás aulas, consequentemente proporcionar um maior conhecimento sobre a copa em todos aspectos e ainda relacionar esses conteúdos com a cultura nordestina, em principal, as festas juninas.
Objetivo Geral

Trabalhar de forma interdisciplinar a Copa do Mundo e as festas juninas. Pretendendo-se, com essa temática, desenvolver habilidades e competências necessárias para a construção do conhecimento significativo.

Objetivos Específicos

Conhecer diversas culturas e etnias, valorizá-las, respeitá-las e divulgá-las;
Conhecer a história das copas;
Identificar e confeccionar bandeiras e símbolos de países participante;
Promover uma maior interação social entre alunos, professores , funcionários e núcleo gestor escolar;
Respeitar e compreender o trabalho coletivo;
Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;
Desenvolver a imaginação criadora, nos mais variados tipos de arte como: música, dança poesia, desenhos unindo o lúdico ao pedagógico  e promovendo a aprendizagem e novos conhecimentos.
Temas Transversais
Ética: Envolver todas atividades dentro do contexto PAZ, já que se trata de um campeonato mundial e concomitantemente festas religiosas de São João. O respeito entre os envolvidos nas atividades e com as regras a elas aplicadas. E assim, a aceitação de que não só tem lados positivos na vitória, há também nas derrotas.

Meio ambiente: Observar no âmbito escolar as mudanças ocorridas em função da Copa, como: Pinturas, Ornamentações e enfeites no geral. E bem como, a preservação desse meio escolar em que se vive.

Pluralidade Cultural: Observar as línguas faladas, os costumes e crenças de países participantes deste evento esportivo. E ao mesmo tempo resgatar e vivenciar culturas muitas vezes esquecidas da nossa nação, dando enfase a nossa cultura nordestina.
Metodologia

A metodologia utilizada nesse projeto será através de pesquisas bibliográficas, leitura e interpretação e produção de textos e debates. Produção de paródias ,confecções de materiais expositivos e trabalhos em grupo. E utilizará também de materiais reproduzidos por recursos midiáticos como, vídeos e documentários, assim como a realização de atividades lúdicas e palestra educativa.
Programação
No período de 3 à 6 de junho ocorrerá a confecção das 32 bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo FIFA, e também a confecção em forma de pintura do mascote da copa (fuleco), do troféu, bola da copa (Brazuca) e da pomba da PAZ que são os símbolos da copa. Essas atividades serão divididas pelas turmas do curso técnicos de redes de computadores, finanças, agronegócio e edificações. Sendo oito bandeiras distintas e um mascote para cada turma confeccionar, nos horários de projeto interdisciplinar.
Terça-feira – 10/06/2014
8:00h- Palestra educativa “Violência no Futebol”
09:10h- Lanche
09:30h às 11:50h- Jogos das modalidades futsal e handebol.
11:50h às 13:00h- Almoço
13:00h às 14:30h- Apresentação de paródias e leitura dos textos produzidos pelos alunos envolvendo a temática do projeto.
14:30h às 14:50h- Lanche
14:50h às 16:30h-Realização de uma corrida de orientação e jogos recreativos - circuitos(cabo de guerra, corrida de saco, corrida da maça, xadrez, dama, tênis de mesa).
Quarta-feira-11/06/2014
07:30h às 09:30h- Cine Copa (sessão interativa)
09:30h ás 09:50h -Lanche
09:50h ás 11:50h-Gincana Rumo à Copa
11:50h ás 13:00h- Almoço
A partir das 13:00h- Apresentação de danças, esquete teatral (casamento matuto), quadrilha improvisada, apresentação da quadrilha da região “Danado de bom” e degustação de comidas típicas.
Avaliação do projeto
Observação direta e contínua da participação efetiva e significativa dos estudantes envolvidos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.