A Escola Estadual de Educação
Profissional Wellington Belém de Figueiredo, localizada em Nova Olinda, região
do cariri cearense, foi palco durante os dias 12, 13 e 14 de Agosto do corrente
ano de um ciclo de palestras e desenvolvimento de oficinas como parte
integrante da metodologia educacional denominada de Aprendizagem Cooperativa.
O evento foi proporcionado
pela Secretaria da Educação do Ceará, a partir da 18ª Coordenadoria Regional de
Desenvolvimento da Educação – CREDE 18 em parceria com o Programa de
Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis PRECE e envolveu todos(as) os
alunos(as) e professores(as) da referida instituição.
Durante os três dias foram
apresentados a partir do professor Manoel Andrade e equipe composta por
professores e alunos um histórico do PRECE e toda a fundamentação que sustenta
essa metodologia de ensino-aprendizagem. Cada componente da equipe, no primeiro
contato com os discentes contaram seus históricos de vida e como passaram a ter
ligação com a aprendizagem cooperativa.
De acordo com a narrativa
exposta o PRECE começou a surgir em 1994, na comunidade rural de Cipó, em
Pentecoste, localizado no sertão cearense. Aqui 7 jovens fora da faixa etária
escolar passaram a estudar e conviver numa velha casa de farinha e foram
ajudados pelo professor Manoel Andrade que os auxiliava com o grupo durante os
finais de semana, além de terem contado com a ajuda da própria comunidade.
Mediante o ambiente hostil e precário em termos financeiros, mas com dedicação
aos estudos e com a cooperação e solidariedade, houve a primeira aprovação em
vestibular de um dos integrantes do grupo dois anos depois de sua formação.
Francisco Antônio Alves Rodrigues logrou êxito e passou em primeiro lugar para
o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Isso serviu de
estímulo e outros jovens foram tendo o mesmo resultado e voltando para a
comunidade com o propósito de ajudar os demais.
Em todas as
oportunidades foram desenvolvidas oficinas que tiveram como foco cinco
elementos principais, a saber: Interação social (face-a-face);
Responsabilização individual; Desenvolvimento de habilidades sociais;
Processamento de grupo; e Interdependência social positiva. Fez parte ainda das
discussões conceitos como sucesso acadêmico, vivência de conflito, autonomia
intelectual, construção de relacionamentos e protagonismo estudantil.
Segundo o
professor Manoel Andrade, a aprendizagem cooperativa é uma metodologia na qual
os discentes trabalham juntos em grupos heterogêneos para resolver um problema,
concluir um projeto ou algum outro objetivo pedagógico. Para o correto
desenvolvimento dessas atividades, faz-se necessários que eles (estudantes)
contem com a orientação de um professor ou de um facilitador. Este que será
responsável por garantir a presença dos cinco elementos básicos da metodologia
em evidência.
É digno de registro que essa
metodologia não é recente e sua história tem por base as ideias do filósofo
Sócrates que a partir da arte do discurso ensinava a seus discípulos em grupos
pequenos, engajando-os em diálogos.
O encerramento do encontro se
deu com homenagem dos alunos dos quatro cursos, Redes de Computadores,
Finanças, Agronegócio e Edificações. Estas se basearam na produção de textos e
paródias. As atividades tiveram como espaços principais de desenvolvimento o
auditório e as salas de aula.
Para Lucia Santana e Ana Maria,
Diretora e Coordenadora, respectivamente, esse momento representa um marco na
história da escola, haja vista ser a primeira turma a receber esse modelo de
ensino-aprendizagem e afirmaram que a escola está muito esperançosa com o
sucesso na aplicação da metodologia.
A cobertura fotográfica foi
realizada pelos Professores de Informática Lucélia Muniz e Leonardo Barbosa.
Professor José Nicolau – Blog Informações em Foco
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