“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Vivências do Programa Juventude em Ação na Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo: uma ação pela vida!

O Juventude em Ação é um programa de valorização da vida, com ênfase na prevenção ao uso/abuso de drogas e se propõe a incentivar/apoiar os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino do Estado do Ceará.
A partir deste, desenvolvem-se competências para dar respostas aos desafios previsíveis e imprevisíveis do dia a dia, com atitudes proativas e cidadãs. Só assim é possível acreditar na superação dos mesmos com base na confiança, segurança, persistência, autonomia, autoconfiança, e o mais importante, preservando a vida.

O Programa acontece como uma ação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Governo do Estado do Ceará através do Sistema Integrado de Prevenção-SIP em parceria com as escolas públicas de ensino médio.
A implantação do programa se deu através de uma oficina de apresentação da sua metodologia, sendo uma formação para colaboradores na implantação do Juventude em Ação. Representaram nossa escola, a Coordenadora Escolar Ana Maria Batista Vieira de Sousa e a Professora Diretora de Turma Márcia Talita de Morais Pereira.
Já na escola, o repasse da formação se deu para os Professores Diretores de Turma-DTs, sendo que a cada 04 módulos do programa, os professores passavam novamente por uma nova oficina para dá continuidade às ações do programa.
Para os discentes, o momento do primeiro contato com o Juventude em Ação se deu a partir da sensibilização realizada com todas as turmas no auditório da nossa escola. Na ocasião foi feito a apresentação de como se daria a prática e os objetivos das ações a serem desenvolvidas com os mesmos em nossa unidade de ensino.
A primeira ação desenvolvida com a orientação dos Professores Diretores de Turma foi intitulada de “Dia D do Programa Juventude em Ação na Escola”.
A culminância desta ação aconteceu com a aplicação do jogo “na trilha da prevenção” realizado com os alunos em cada sala de aula. Estes ainda assinaram uma declaração denominada “Eu cuido de mim e do outro” com o intuito de preservar a vida e incentivar o apoio mútuo.
Eles também confeccionaram cartazes com mensagens ilustradas com desenhos e colagens. Cada mensagem era destinada a família, a galera, a escola e a comunidade. Na própria escola foi feito um mural para exposição dos cartazes.

O programa ainda possibilitou uma formação com os líderes de sala para atuarem como monitores do programa, tendo sido formado um total de 20 alunos para atuarem junto aos Professores Diretores de Turma na orientação de cada ação do Juventude em Ação.
Já foi mediante a atuação dos alunos multiplicadores que se realizou o “Dia D do Amigo” com o objetivo de aplicar o jogo na trilha da prevenção em outra escola da comunidade.
A comunidade escolhida para passar por esta experiência foi a do Distrito Triunfo onde a vivência se deu com os alunos dos 8º e 9º anos da EEIEF Reunidas de Santo Expedito, escola pública municipal de Nova Olinda.
Dentro das atividades desenvolvidas se trabalhou também as vivências reflexivas com as habilidades de vida para a vida: trabalho em sala de aula a partir do estudo, conhecimento e compreensão das chamadas habilidades socioemocionais. Estas habilidades partem do princípio da valorização da vida pessoal e coletiva, favorecendo as dimensões da existência humana, tais como: a integridade física, o desenvolvimento emocional saudável, a sociabilidade e o pertencimento grupal, a participação cidadã na vida da comunidade e as perspectivas futuras a partir de um projeto de vida.
Desta ação resultou um Painel com o resumo das discussões realizadas em grupo na sala de aula.

A palavra que define o contexto atual é EMPATIA nunca se houve tanto a necessidade de parar, refletir e acima de tudo ouvir o outro. Juntos somos capazes de nos fortalecer alcançando um objetivo maior para todos: a VIDA!   

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.