“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017

O Saeb 2017 ampliou sua população-alvo, tornando-se censitário para as escolas públicas que oferecem a última série do ensino médio. Além disso, será a primeira vez que as escolas particulares poderão aderir à avaliação para aferir o desempenho dos seus estudantes, a carreira dos seus professores, a estrutura da escola em si, dentre outras variáveis. As escolas particulares participantes e que cumprirem os critérios terão seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado, outra inovação.

A participação no Saeb é obrigatória para as escolas públicas e facultativa para as escolas privadas. Para terem a oportunidade de conhecer melhor sua realidade, as instituições de ensino precisam ter, pelo menos, dez alunos matriculados na 3ª ou 4ª série do ensino médio, ter preenchido o Censo Escolar 2016 e participar do Censo Escolar 2017, que coleta os dados da Matrícula Inicial até 31 de julho.

O Sistema Avaliação Educação Básica, por meio da coleta de dados nos sistemas de ensino e escolas brasileiras, avalia a qualidade da educação nacional, oferecendo subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais. Fazem parte dos instrumentos testes de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários de estudante, professor, diretor e escola. A aplicação dura um dia em cada escola e é feita durante o período letivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.