“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

quarta-feira, 5 de julho de 2017

E as atividades do ENEM não tira Férias estão a todo vapor

No segundo dia das atividades referentes ao ENEM não tira Férias realizadas na EEEP Wellington Belém de Figueiredo, os alunos, puderam acompanhar o Aulão de Redação. A atividade proposta para esta quarta-feira (5) foi conduzida pela Professora Alvany Batista da EEM Padre Luís Filgueiras.

Inicialmente foram apresentados os dois temas do dia:
- O impacto de jovens que estão fora da escola para a sociedade brasileira;
- E, Os limites éticos da manipulação genética.

Para orientar cada tema foram utilizados vídeos para motivar a escrita da redação – um Documentário intitulado Evasão escolar no Ensino Médio sobre o primeiro tema; um vídeo com o título “Devemos modificar o genoma de embriões” e uma reportagem do Fantástico sobre “Seleção Genética” voltado para o segundo tema proposto.

Dentro da dinâmica, a Professora Alvany, solicitou dos alunos algumas palavras relacionadas a Redação no ENEM e daí foram surgindo alguns aspectos, tais como: a importância da compreensão do tema, coerência e coesão, contextualização, argumentação, conhecer o tema, conteúdo, tese (ponto de vista), atualidades, dissertação, problematização e a conclusão (proposta de intervenção).  

Lembrando que a proposta de intervenção para o problema abordado deve respeitar os direitos humanos. Quanto ao texto em prosa é importante frisar o respeito as normas gramaticais (demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa), bem como a concordância.

Um bom texto deve apresentar as seguintes qualidades: estrutura, objetividade, clareza e simplicidade, coesão e coerência, progressividade e correção gramatical.

Depois de ser discutido os principais aspectos a serem considerados para elaborar uma redação no ENEM, os alunos, dissertaram sobre o primeiro tema -  “O impacto de jovens que estão fora da escola para a sociedade brasileira”.

"Ninguém escreve para si. A não ser um monstro de orgulho. A gente escreve para ser amado, para atrair, para encantar". Mário de Andrade

Para conferir mais fotografias clique AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.