“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Aulão de Biologia e Língua Portuguesa nesta quinta-feira no ENEM não tira Férias

Hoje (6) foi a vez do Professor de Biologia Isaac e a Professora de Língua Portuguesa Vânia ministrarem dois aulões no auditório da EEEP Wellington Belém de Figueiredo de Nova Olinda.

O Professor Isaac trouxe questões sobre os seguintes conteúdos: hormônios pancreáticos que atuam na glicemia, sistema endócrino, sistema nervoso, hipófise, sistema digestivo humano, função do fígado, habitat e nicho ecológico. Ele que é professor da nossa escola (a EEEP Wellington Belém de Figueiredo) e é super entusiasta e está sempre pronto a motivar os nossos alunos.

O ENEM acaba por cumprir o que estava indicado na matriz de referência de conteúdos da prova, mantendo o foco em competências e habilidades e não nos conteúdos programáticos. Se por um lado, o nível de dificuldade das questões está de fácil a médio, por outro, a prova testa a capacidade de contextualização e aplicação dos saberes no dia a dia. Fiquem de Olho!

A Professora Vânia listou alguns conteúdos que são cobrados nas questões do ENEM, alguns em maior número outros num número menor de questões, sendo estes: questões sobre os conteúdos de Arte, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs, Gramática, Interpretação, Língua Estrangeira Moderna, Linguística e Literatura.

A referida professora ainda frisou sobre qual seria o foco da compreensão textual dizendo que “a compreensão de um texto abrange o entendimento, a percepção do conteúdo global, da mensagem que se pretende transmitir, das ideias principais do autor, mesmo que esta seja contrária à nossa”, enfatizou Vânia.

Antes de começar a trabalhar com algumas questões das edições anteriores do ENEM, a Professora Vânia, destacou a importância de se trabalhar com a paráfrase, aplicar os recursos linguísticos (regência, pontuação, etimologia e emprego dos tempos verbais), bem como reconhecer o sentido denotativo e conotativo das palavras.

O ENEM surgiu como forma de valorizar a lógica e a capacidade de interpretação do aluno, estimulando o raciocínio e as ideias. Partindo do princípio – e neste caso generalizando – de que tudo que fazemos nas atividades diárias depende do exercício da leitura, para decodificarmos códigos, sinais e mensagens por meio de diferentes linguagens, não podemos negar que a avaliação do ENEM é condizente com a necessidade da realidade.

Para conferir mais fotografias clique AQUI.

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