“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

sexta-feira, 19 de junho de 2015

II Mostra Cultural Anglo-Hispânica

O Projeto Mostra Cultural Anglo-Hispânica tem como principal objetivo envolver os participantes quanto ao uso dos idiomas trabalhados na escola de forma interativa, refletir sobre a importância da língua espanhola e inglesa, ampliando o conhecimento sobre os países que falam os referidos idiomas, estimulando a criatividade e a exploração dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Dentro das atividades do referido Projeto esta é a II Mostra, sendo que a primeira foi realizada no período letivo de 2014.
As Professoras de Língua Inglesa - Alana Leite e de Língua Espanhola - Fabiana Vera Cruz vêm desenvolvendo junto com os alunos pesquisas e atividades referentes ao projeto desde o mês de abril/2015.
Os alunos das turmas de 1º Ano estão responsáveis pelas pesquisas direcionadas para os seguintes países:
- De língua inglesa: Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia (os países do Reino Unido);
- De língua espanhola: Espanha, Venezuela, Peru e Bolívia.
Os alunos das turmas de 2º Ano ficaram responsáveis por realizar os estudos e as pesquisas sobre os Estados Unidos e Cuba.
A escolha destes dois países teve um motivo especial! Foi para destacar o as questões referentes ao embargo comercial, econômico e financeiro instituído em 1961 pelos Estados Unidos contra Cuba e também para ressaltar a reaproximação das relações diplomáticas entre os dois países.
A Mostra com a exposição dos trabalhos oriundos das pesquisas, acontecerá no período diurno das 13:00h às 16:00h.
E, logo a noite a partir das 18:00h acontece a Noite Cultural com apresentações artísticas. A culminância do projeto será no dia 26 de junho.
Os principais aspectos trabalhados para o estudo e pesquisa de cada país relacionado no Projeto, são:
- A história, a geografia, os pontos turísticos, as comidas típicas, danças, músicas, língua(s) oficial(is), datas/feriados, religião, esportes, política, literatura e cultura.
Todo este processo, acompanhado pelas professoras responsáveis por cada área envolvida, já que são os profissionais habilitados para a orientação e seleção do que há de mais significativo dentro do que foi pesquisado pelos alunos, para definir e garantir a correta finalização do trabalho.
Estudar uma língua estrangeira não é somente aprender a sua gramática, mas também tudo que a compõe.
Uma língua, um povo se constrói através dos tempos, seus costumes são passados de geração para geração, através de seus hábitos, suas histórias, suas músicas, suas danças e tradições, sejam elas: religiosas, políticas e/ou sociais, em rodas de conversas regadas a comidas e bebidas. 
Não existe uma cultura melhor ou pior do que a outra, elas são apenas diferentes. Foi com esse pensamento que as Professoras Alana e Fabiana, coordenadoras deste projeto, orientaram a realização desta mostra de culturas, com o intuito de conhecê-las, de experimentá-las, apreciá-las e respeitá-las.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.