“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

segunda-feira, 22 de junho de 2015

1ª Edição do Projeto Café Literário: “A literatura como fonte de conhecimento”

Na sexta-feira (19) foi realizado a 1ª Edição do Projeto Café Literário que tem como objetivo apresentar e problematizar obras literárias de gêneros diversos, de autores representativos da literatura brasileira regional, nacional e universal, difundindo a leitura na formação de leitores atentos e críticos diante do exercício de criatividade literária.     
O projeto é coordenado pela Professora Luciana Muniz da França da Biblioteca da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.
A 1ª Edição do Café Literário contou com a participação da Escritora Alda Maria Cordeiro de Santana, contista e poetisa novolindense.
Este evento contou com o seguinte roteiro cultural:
A Profª Luciana França regente do Centro de Multimeios/Biblioteca fez a abertura e os alunos Lucas e Regiane fizeram a leitura do currículo biográfico da Escritora Alda Cordeiro. Assim foi feito a apresentação da escritora aos participantes e convidados.
A escritora entrou recitando uma poesia composta para este momento intitulada “Café Literário”.
Logo em seguida foi feito a interpretação teatral da poesia “Sertanejo sem Sertão”.
Neste primeiro bloco os alunos fizeram uma enquete com a escritora Alda Cordeiro sobre o início da carreira como poeta, apresentações e inspiração. Em grupo, os alunos, fizeram a leitura da poesia “Contramão”.
Num segundo bloco de perguntas, a enquete foi direcionada para a realização poética da escritora e movimentos culturais da região do cariri. Um grupo recitou a poesia “Frutos da Emoção”.
Chegado o momento da degustação do Café Literário, o aluno Tomaz pegou o bule e deu leves batidas com uma colher, anunciando o café literário, convidando a todos para tomar café.
Durante o café foram executados solos de violão e clarinete, respectivamente, pelos alunos Rauan e Raimundinho.
Também foi feito um monólogo do conto “A terra dos leões”.
No terceiro bloco da enquete foram feitas perguntas sobre contos e premiações e também um momento de apresentação da análise e do estudo feito sobre 04 contos da escritora: Filhos da selva,  Extraterreno, Homem-bicho ou bicho-homem? e Fora da lei. Logo em seguida, a leitura do conto “Conversa pra boi dormir”.
O último bloco de perguntas da enquete foi direcionado para questões como reconhecimento, realização política e literária da escritora.
Ainda no Café Literário, a Professora Luciana homenageou a aluna Janaina Tomaz fazendo a entrega da premiação a aluna leitora da escola. A mesma leu 38 títulos desde o dia 26 de Julho de 2014.
No encerramento foram feitos os agradecimentos aos alunos participantes e a escritora com entrega de flores. 
A mesma ainda recebeu uma placa homenageando-a pela participação na 1ª Edição do Projeto Café Literário - “A literatura como fonte de conhecimento”.
Os alunos Thiago e Juliana fizeram a encenação da poesia “Velhice”.
Ao final um brinde ao Café Literário com as xícaras dos participantes ao som de uma poesia recitada pela escritora.
As abelhas enquanto trabalham zumbem. As formigas assim como os poetas, os escultores, os desenhistas trabalham em silêncio. Alda Cordeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.