“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

terça-feira, 12 de maio de 2015

Conheça o Projeto Educação Financeira: dificuldade no planejamento financeiro dos jovens

O projeto EDUCAÇÃO FINANCEIRA: DIFICULDADE NO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DOS JOVENS é desenvolvido pelos alunos pesquisadores da EEEP Wellington Belém de Figueiredo: Aline Matos de Lima, Camila Maria Felix Rosas, Cicera Thayná Lima Diniz, José Mateus Gomes Barbosa, Nataniele de Jesus Santos e Siósnei Paz Nunes orientados pelo Professor Coordenador do Curso Técnico em Finanças - Renan Diniz Araujo.
Tendo como principal objetivo ilustrar por meio de dados o desenvolvimento da educação financeira dos jovens, o mesmo não consiste somente em poupar, cortar gastos, economizar, mais sim, buscar uma melhor qualidade de vida, tanto hoje quanto no futuro. 
A metodologia foi desenvolvida através de pesquisas bibliográficas e de campo, a qual forneceu um suporte para o desenvolvimento do tema proposto. Esse estudo foi desenvolvido com base em material já elaborado, constituído principalmente de artigos obtidos através de pesquisas realizadas pela internet. Tem suas características voltadas à educação financeira e a grande dificuldade que os jovens encontram em administrar seu próprio planejamento financeiro. Desenvolveu-se através de uma pesquisa quantitativa onde foram abordadas as opiniões de estudantes, professores, servidores e empresários dos municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri, por meio de um questionário contendo perguntas diretas e indiretas. 
Os resultados analisados dizem respeito a educação financeira, cujo foco não deve ser na busca excessiva de riquezas, mais sim na melhoria de atitude e um planejamento financeiro mais saudável. Para assim, se adquirir estabilidade nesse mundo onde a mídia influencia mais do que tudo.
Nossas considerações finais são que a Educação Financeira deve ser vista como um conjunto de hábitos financeiros saudáveis que contribuem para melhorar a situação, o proveito e as perspectivas financeiras das pessoas. Pois o consumo consciente e responsável ajuda a proporcionar prazeres no presente e a viabilizar a segurança financeira para o futuro.
O projeto EDUCAÇÃO FINANCEIRA: DIFICULDADE NO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DOS JOVENS já garantiu vaga à sua equipe em 2014 na I Mostra de Ciências e Cultura realizada pela EEEP Wellington Belém de Figueiredo que teve como tema: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, CIENTÍFICO, SOCIOECONÔMICO E CULTURAL. Em seguida a CREDE 18 divulgou o resultado da triagem dos projetos para participação na VII Feira Regional de Ciências e Cultura. Esta feira objetiva o alcance de uma melhor qualidade dos projetos a serem exibidos e teve um total de 120 trabalhos inscritos. Foram num total de 53 trabalhos aprovados e que estavam aptos a participarem da feira. O projeto Educação Financeira foi um desses trabalhos selecionados e garantiu nossa participação na Categoria de Ciências da Natureza e Matemática.
No dia 08 de maio de 2015 os integrantes do projeto apresentaram o mesmo aos alunos do 1º Ano do Curso Técnico em Finanças com o objetivo principal de transmitir suas experiências e resultados obtidos e vivenciados no decorrer do mesmo. 
Na oportunidade foi apresentado um questionário contendo perguntas voltadas ao tema e desempenho do grupo, no qual foi representado estatisticamente em gráficos suas respostas.
Esta iniciativa contempla o aprendizado coletivo e se firma no protagonismo, onde nossos jovens estudantes, conduzem e dão continuidade aos projetos desenvolvidos nesta unidade de ensino.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.