“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

quarta-feira, 22 de abril de 2015

#HUMANIZAREDES

O que é?
O Humaniza Redes – Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na internet é uma iniciativa do Governo Federal de ocupar esse espaço usado, hoje, amplamente pelos brasileiros para garantir mais segurança na rede, principalmente para as crianças e adolescentes, e fazer o enfrentamento às violações de Direitos Humanos que acontecem online.
O movimento, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ministério da Educação, Ministério das Comunicações e Ministério da Justiça será composto por três eixos de atuação: denúncia, prevenção e segurança, que garantirá aos usuários brasileiros, priorizando as crianças e adolescentes, uma internet livre de violações de Direitos Humanos.
De acordo com o art. 5º do Decreto nº 8.162/2013, ao Departamento de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos compete, entre outras atribuições, receber, examinar e encaminhar denúncias e reclamações sobre violações de Direitos Humanos.

Canal denúncias na Internet
Quem analisa e vincula o link da internet onde ocorre a violação é o cidadão quando escolhe dentre as opções de conteúdos e direciona a denúncia.
Após isso a Ouvidoria analise se o link denunciado corresponde ao conteúdo indicado e se sim, encaminha aos órgãos competentes conforme ordenamento jurídico brasileiro. Quem verifica se houve violação ou crime são os órgãos de proteção e responsabilização.

Canal de denúncias fora da Internet
O cidadão conta o que aconteceu, com quem, aonde e como ocorreu e é analisado o conteúdo do ocorrido e indicado as supostas violações. Em seguida é feito o encaminhamento aos órgãos de proteção e responsabilização. Estes realizam a apuração e representação da denúncia, se houver indícios para a mesma. Denunciar neste canal é como denunciar no disque 100, somente um novo canal.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.