“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

I MOSTRA CULTURAL ANGLO-HISPÂNICA da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

O Projeto Mostra Cultural Anglo-Hispânica tem como principal objetivo envolver os participantes quanto ao uso dos idiomas trabalhados na escola de forma interativa, refletir sobre a importância da língua espanhola e inglesa, ampliando o conhecimento sobre os países que falam os referidos idiomas, estimulando a criatividade e a exploração dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Durante todo o período de desenvolvimento do mesmo, os alunos estiveram trabalhando com pesquisas, estudos, seleção de tópicos mais significativos para apresentação do trabalho final para o professor da disciplina, escolha da linguagem que gostariam de experimentar no momento do Show Literomusical e, ensaios das apresentações, tanto artísticas quanto oral. 
Todo este processo, acompanhado pelo professor responsável por cada área envolvida, já que são os profissionais habilitados para orientação e seleção do que há de mais significativo dentro do que foi pesquisado pelos alunos, para definir e garantir a correta finalização do trabalho.
Como resultado final do referido Projeto foi feito uma Mostra do que foi realizado e internalizado por todos os envolvidos durante o processo de execução do mesmo.
No período da tarde aconteceu a apresentação dos trabalhos relacionados à História, Geografia, cultura, pontos turísticos, economia, política, comidas típicas, datas festivas, esportes e principais personalidades da literatura e da arte, no campo das disciplinas envolvidas.
THE BEATLES (Hígor, Fillipe, Nikollas e Édson – 1º D)
Frida Kahlo (Sheilyany – 1º D) 
Papa Francisco (Henrique Paulo – 1º C) 
Shakira (Rosa Helena – 1º A) 
Rei Felipe (Ângelo – 1º B)
e a Rainha Letizia (Janimeire – 1º B)
Indiana Jones (Antonio Lucas – 1º C)  
Amy Winehouse (Carla Jamily – 1º D)

ROTEIRO DE SALAS
SALAS  INGLÊS
SALAS   ESPANHOL

SALA ARTE
ESTADOS UNIDOS – REGIÃO DA CALIFÓRNIA;
ESTADOS UNIDOS – REGIÃO DA NEW JÉRSEY;
INGLATERRA – REGIÃO DE LONDRES;
INGLATERRA – REGIÃO DE LIVERPOOL.
COLÔMBIA;
ESPANHA;
ARGENTINA;
MÉXICO.

MÁSCARAS (Mostra e Oficina)
















No período noturno aconteceu o Show Literomusical

Estudar uma língua estrangeira não é somente aprender a sua gramática, mas também tudo que a compõe.
Uma língua, um povo se constrói através dos tempos, seus costumes são passados de geração para geração, através de seus hábitos, suas histórias, suas músicas, suas danças e tradições, sejam elas: religiosas, políticas e/ou sociais, em rodas de conversas regadas a comidas e bebidas. 
Não existe uma cultura melhor ou pior do que a outra, elas são apenas diferentes. Foi com esse pensamento que trouxemos para vocês uma mostra dessas culturas, com o intuito de conhecê-las, de experimentá-las, apreciá-las e respeitá-las.
Diante disso, para abrir os trabalhos do show literomusical foram apresentados alguns personagens que são figuras fortes dentro das culturas trabalhadas:

Frida Kahlo -  Representando a Arte e a Pintura, caracterizada pela aluna Sheilyany – 1º D; 
Hermione - Personagem das histórias de Harry Potter – Representando a Literatura, caracterizada pela aluna Emanuelle – 1º D;
Mariachis – Representando a música e a Gastronomia, caracterizado pelo aluno Matheus – 1º D, com o prato típico;
Indiana Jones  Representando o Cinema, caracterizado pelo aluno Antônio Lucas – 1º C.
A Rainha da Inglaterra, representando a Monarquia, sendo conduzida por Abrahan Lincoln, que representa a República, cujo qual foi o 16º presidente dos Estados Unidos. Caracterizados pela Professora Alana Leite e o Aluno Francisco Eugênio.
O Toureiro que representa o máximo da masculinidade, do guerreiro, do lutador, da supremacia do homem sobre o animal, ou seja, o poder masculino, representado pelo aluno Wesley Leão do 1º C, conduzindo a Cigana, que representa a influência da cultura de seu povo na sociedade espanhola, sendo representada pela Professora Fabiana Vera Cruz.
A representação do mistério e a alegria que envolve a máscara em todas as suas funcionalidades, seja nos rituais, teatro romano, nos bailes venezianos ou no carnaval brasileiro, sendo conduzida pelo músico que embala todas as melodias em todos os momentos de todos os povos em todos os tempos. Professora Régia Maria e o Aluno Lucas Valadão.
O aluno Lucas Valadão tocou no sax a música My Way de Frank Sinatra.
Foram declamadas as poesias: “Mãos dadas” de Carlos Drummond de Andrade e “Navio Negreiro” de Castro Alves.
Quanto às apresentações voltadas para a dança foi possível assistirmos coreografias dos seguintes estilos: Salsa, Flamengo, Pasodoble e o Tango.
Organizados em Coral, os alunos de todas as Turmas apresentarem-se cantando às seguintes músicas:
New Divide da Banda Linkim Park;
A Sky Full of Star da Banda Coldplay;
Need You Now da Banda Lady Antebellum.
Glad You Came da Banda the Wanted.
Ao final todos os alunos subiram ao palco do Auditório da EEEP Wellington Belém de Figueiredo e dançaram e cantaram a música Vivir mi Vida do Marc Anthony.
Nossa escola recepcionou e nos alegramos com a presença dos pais de alunos, autoridades e comunidade nesta I Mostra Cultural Anglo-Hispânica que realizou-se no dia 21 de Novembro de 2014.
Professoras orientadoras da Mostra Cultural:
Profª Alana Leite – Língua Inglesa;
Profª Fabiana Vera Cruz – Espanhol;
Profª Régia Oliveira – Arte Educação.

26 comentários:

  1. Parabenizo as professoras, Fabiana, Alana e Régia, pela iniciativa e orientação desse projeto, como também, agradeço a todos os professores da EEEP Wellington Belém pela colaboração e empenho na realização dessa Mostra. Todos, alunos e professores, estão de parabéns pelo belíissimo trabalho. Considero que foi um sucesso, pois oportunizou a construção do conhecimento em todas as áreas, trabalhou-se de forma rica e proveitosa a interdisciplinaridade que só contribui para o sucesso na formação integral de nossos educandos.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida nenhuma, foi um ótimo e novo aprendizado. Agradeço as professoras Fabiana e Alana pelo desenvolvimento desse belissímo projeto. Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Dia mais que especial e marcante para todos que fazem parte dessa escola, parabenizo a todos que se dedicaram e empenharam para fazer desse dia tão especial. I MOSTRA CULTURAL ANGLO-HISPÂNICA, dia que ficara marcado na história dessa escola que está apenas começando e nas nossas, primeiros alunos que estão fazendo a história começar.

    ResponderExcluir
  4. Esse dia foi muito especial para todos nós que fazemos parte da E.E.E.P. Wellingtom Belém de Figueiredo!!!

    ResponderExcluir
  5. Belo trabalho alunos e professores estão de Parabéns!!! A EP Wellington é meu orgulho ...

    ResponderExcluir
  6. neste dia foi muito maravilhoso sem duvidas para todos, nós todos aprendemos muito graças as professoras fabiana, alana e regia.

    ResponderExcluir
  7. Esse dia foi um dos dias mais importantes da minha vida aprendi muitas coisas dos outros paises tal como a cultura, religião e outros...
    E também queria agrdecer pelo esforço de todos que tornaram esse dia incrivel !!!

    ResponderExcluir
  8. Esse dia sem duvidas vai ser lembrado por todos nos que fazemos a E.E.E.P. Wellingtom Belém de Figueiredo.

    ResponderExcluir
  9. Dia inesquecível!
    Valeu a pena todo o esforço para realizar este evento maravilhoso.
    Parabéns a todos que fizeram da Mostra um sucesso.

    ResponderExcluir
  10. TRABALHO BELISSIMO REALIZADO POR NOIS ALUNOS DA EP WELLINGTON BELÉM DE FIGUEIREDO, COM ORIENTAÇÃO DAS PROFESSORAS ALANA, FABIANA E RÉGIA. DIA CORRIDO MAIS FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Foi um dia muito satisfátorio para mim. Agradeço a todos os professores e ao núcleo gestor pela colaboração.

    ResponderExcluir
  12. projeto maravilhoso, me senti realmente uma estudante de hogwarts!

    ResponderExcluir
  13. Foi um dia ótimo onde nós alunos tivemos a chance de demonstrar o quanto aprendemos sobre os países estrangeiros e sua cultura, podendo ainda repassar esses conhecimentos para familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  14. Neste dia foi muito legal. E vai fica sempre lembrado por todos nós!

    ResponderExcluir
  15. Esses professores da wellington são de mas!!!

    ResponderExcluir
  16. Agradeso as professoras das linguas estrangeiras e a de arte, respectivamente: Alana, Fabiana e Régia. Obrigado por terem realizado este projeto junto a nos alunos e que o mesmo se repita. Excelente trabalho e meus PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  17. Um lindo trabalho desenvolvido, Espero ter a chance de conviver com os proximos que virão. Parabéns para todos nós.

    ResponderExcluir
  18. Projeto perfeito! Este será lembrado por todos nós que fazemos a EP Wellington Belém de Figueiredo, e mais, por todos aqueles que vieram nos prestigiar e se deliciar de todas as apresentações. Esse trabalho não só nos apresentou a cultura de outros países, mas também nos permitiu sermos pertencentes ao mesmo por um dia, e isso com certeza fez-nos muito feliz. Agradeço a todos, e digo-lhes mais, amei o projeto, fez-me sentir realizada. Quero outras vezes...

    ResponderExcluir
  19. Esse projeto foi maravilhoso, adorei em poder contribuir para a realização desse trabalho esplendoroso... Foi sensacional e serar lembrado para a vida toda por aqueles que contribuiram e paticiparam.. Um trabalho perfeito realizado pelos aluno junto com os professores....Um dia inesquecivel!!!!

    ResponderExcluir
  20. Valeu a pena todo o esforço de todos os alunos e núcleo gestor o trabalho saiu belissimo além do conhecimento adquirido antes e durante a amostra, parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns aos professores e alunos que organizaram esse projeto que é inesquecível..

    ResponderExcluir
  22. Agradeço a todos que participaram deste evento tão importante, sei que valeu a pena , e todos nós da EEEP Welligton Belém de Figueiredo, principalmente as professoras fabiana e Alana. Estamos de parabéns por mais essa realização.

    ResponderExcluir
  23. Dia ótimo esse. Aprendemos, se divertimos e ensinamos as pessoas a nossa união. Queria que tivesse mais eventos assim, eventos legais interativos e maravilhosos. mas como sabemos, pra ser maravilhoso tem que ser no EEEP WELLINGTON BELÉM DE FIGUEIREDO.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.