“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PROJETO - CARTILHA PARA GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DE NOVA OLINDA – CE

A problemática dos Resíduos da Construção Civil vem movendo a cadeia produtiva do setor, esta afirmação torna-se verdadeira, pelo fato da Resolução Nº 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, e a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS atribuir responsabilidades compartilhadas aos geradores, transportadores e gestores municipais quanto ao gerenciamento dos resíduos.
Cabe a cada município elaborar uma política municipal para gerenciamento dos RCC, aos construtores cabe a elaboração e implantação de programas de gerenciamento de resíduos para cada empreendimento. Contudo, o Brasil ainda carece de uma firme política para destinação de seus resíduos sólidos, principalmente nos centros urbanos.
O referido Projeto teve como trabalho de campo visitas aos canteiros de obras do município de Nova Olinda - CE, com objetivo de classificar e coletar os resíduos produzidos nos referidos locais. 
Realizou-se ainda, entrevistas com pessoas (geradores dos resíduos) a fim de saber como e onde eles descartam os resíduos durante a execução da obra e se há, por parte dos responsáveis pelo empreendimento, alguma campanha de conscientização para o descarte e reaproveitamento adequado dos resíduos. Foi realizada também, a documentação fotográfica como complemento aos dados obtidos.
Fazendo a classificação dos resíduos produzidos no município, temos os dados necessários para confecção da Cartilha de Gerenciamento dos RCC. Pois, a cartilha tratará diretamente dos principais resíduos produzidos, bem como, apontará alternativas viáveis para o destino correto e/ou reaproveitamento destes.
Reconhecendo a necessidade elevada de reduzir a geração de Resíduos da Construção Civil e de lhe dar a destinação final adequada, a Cartilha de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Construção Civil, norteará os profissionais da área no correto gerenciamento destes. Tornará também, as construções do município mais enxutas e sustentáveis, de forma a contribuir com o meio ambiente e com o desenvolvimento do setor. 
A Cartilha de Gerenciamento dos RCC, aliada à uma campanha de conscientização nos canteiros de obras, garantirá uma redução na geração de resíduos produzidos nas obras e alertará para que não haja um descarte inadequado destes, no meio ambiente. 
Estas ações contribuirão para o desenvolvimento sustentável da cidade, contudo, isto deverá ser aliado às ações administrativas no município, com o objetivo de diminuir os danos ambientais gerados pelo setor. 
Após a aplicação e desenvolvimento deste trabalho em Nova Olinda, pretendemos utilizá-lo como modelo (base) para produção e aplicação da Cartilha de Gerenciamento, nos municípios de Altaneira e Santana do Cariri.
Professora Orientadora do Projeto: Priscylla Alves

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.