“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

sábado, 10 de maio de 2014

Aulas na EEEP Wellington Belém de Figueiredo têm início promissor

Os jovens dos municípios de Nova Olinda, Altaneira e Santana do Cariri, localizados na região do cariri cearense, passaram a contar com mais oportunidades de preparação para o mundo do trabalho a partir da última segunda-feira, 05/05, quando teve início às atividades letivas na Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo.

Alunos e professores na cerimônia de abertura das atividades letivas.
Os trabalhos envolveu cerca de 180 alunos que vieram dessas três localidades que tiveram seus primeiros contatos com outros discentes que já estão imersos nessa proposta de ensino-aprendizagem oriundos do município de Crato. Na oportunidade, oficinas foram desenvolvidas durante os dias 05 e 06 do mês corrente junto ao corpo discente que está compondo essa instituição de ensino profissional. Antes, porém, foi realizada uma cerimônia para recepciona-los, contando com representantes da Crede 18 (Edna Belém), das secretarias dos três municípios assistidos a partir da professora Vanda Sampaio (Nova Olinda) e do professor Deza Soares (Altaneira). Fizeram-se presentes ainda os diretores das escolas estaduais de ensino médio, o professor Tiago e as professoras Meire Alencar e Samara Macêdo.

Na abertura da solenidade, a professora Lúcia Santana, que responde pela direção da Escola Profissional recém-implantada arguiu sobre a tese que sustenta esse novo modelo de gestão, primando pela educação voltada para o trabalho com foco na construção da cidadania e no protagonismo juvenil. Para ela, a proposta de uma educação integral é inovadora e desafiadora, na medida em que exigirá um comprometimento de toda a sociedade na perspectiva de uma aprendizagem também integral.

Os discentes já estão inseridos na rotina das aulas desde a última quarta-feira, 07. Nesta escola, o alunado está cursando o Ensino Médio e escolheram um dos quatro cursos ofertados: Rede de Computadores; Finanças, Agronegócio e Edificações. Para defini-los, a Secretaria da Educação (Seduc) observou a vocação econômica da região. O prédio tem capacidade para atender até 540 discente, em tempo integral, das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas.

Para colocar em prática o que aprenderam durante as aulas teóricas, os alunos vão dispor também de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo. Quando chegarem ao terceiro ano, o Governo do Estado propiciará o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse período que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais, desenvolvidas durante a sua formação.

A Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo, localizada no sítio Jurema, em Nova Olinda, faz parte da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), que já dispõe de quatro Escolas de Educação Profissional nos municípios de Crato (02), Campos Sales e Araripe. Essas duas últimas contam com um estabelecimento de ensino cada.

Em 2008, o Governo do Estado assumiu o compromisso de implantar o Ensino Médio integrado à Educação Profissional. Na ocasião, o atendimento começou em 25 unidades. Atualmente, as mais de 100 (cem) escolas são responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 31 mil jovens, em cursos técnicos com três anos de duração.

A escola já está inserida no mundo das Tecnologias da Informação. Além de um perfil na rede social facebook, onde diversas fotos que ilustram esse artigo já foram publicadas, também foi construído um blog que teve como primeiro artigo a biografia do professor que leva o nome dessa instituição de ensino. Ambos foram criados pela professora Lucélia Muniz.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.