“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

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segunda-feira, 24 de junho de 2019

O NOVO ENSINO MÉDIO: PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é o Novo Ensino Médio?
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
É um conjunto de orientações que deverá nortear a (re)elaboração dos currículos de referência das escolas das redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil. A Base trará os conhecimentos essenciais, as competências, habilidades e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica. A BNCC pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas. A carga horária da BNCC deve ter até 1800, a carga horária restante deverá ser destinada aos itinerários formativos, espaço de escolha dos estudantes.
E o que são os itinerários formativos?
Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP. As redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.
Os estudantes serão orientados para a escolha dos itinerários formativos?
A lei dispõe sobre o desenvolvimento de projetos de vida dos estudantes, o que será o momento desencadeador para refletir sobre o que se deseja e conhecer as possibilidades do Novo Ensino Médio. A escola deverá criar os espaços e tempos de diálogo com os estudantes, mostrando suas possibilidades de escolha, avaliando seus interesses e, consequentemente, orientando-os nessas escolhas. Ou seja, é fundamental trabalhar o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, para que sejam capazes de fazer escolhas responsáveis e conscientes, em diálogo com seus anseios e aptidões.
O Novo Ensino Médio exclui disciplinas dos currículos?
Não. Pelo contrário, a proposta atual da BNCC, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mobiliza conhecimentos de todos os componentes curriculares em suas competências e habilidades e, portanto, torna seu desenvolvimento obrigatório. Os currículos de referência das redes e os Projetos Pedagógicos das escolas que irão definir a organização e a forma de ensino dos conteúdos e conhecimentos de cada um desses componentes, considerando as particularidades e características de cada região.
Como ficará o ENEM com a implementação da nova estrutura do Ensino Médio?
A Lei do Novo Ensino Médio, que altera a LDB, não trata especificamente do ENEM. O MEC compreende que o ENEM deverá se adequar à BNCC, portanto a mudança será gradual e só deverá ocorrer a partir de 2020.
Como será a formação de professores?
A formação de professores para atuar na educação básica, conforme disposto na LDB, será realizada em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a formação em nível médio, na modalidade normal (LDB, Art. 62). Os profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica também podem atuar na educação básica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação (Art. 61, V).
Conteúdo extraído do portal.mec.gov.br, em 10-06-2019 às 15h07min.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Informática Básica – 2º Período

EEEP Wellington Belém de Figueiredo
Professora Lucélia Muniz
Assunto: uso RESPONSÁVEL das Redes Sociais.
Clique AQUI para começar!

terça-feira, 11 de junho de 2019

Projeto de Empreendedorismo Social beneficia comunidades carentes

Alunos das turmas dos 1º anos sob a coordenação do Professor Jhon Wille desenvolveram uma ação solidária com doação de donativos: roupas e alimentos.
Os alunos e o Professor Jhon arrecadaram cerca de 3 mil itens entre alimentos e peças de roupas destinadas as doações, atendendo algumas instituições, a exemplo, do Conselho Tutelar de Nova Olinda e a Comunidade Filhos Amados do Céu-FAC.
As doações contemplarão três municípios: Nova Olinda, Santana do Cariri e Altaneira. Com o lema "Juntos somos mais Fortes" o Projeto de Empreendedorismo Social já doou 50 cestas básicas tendo ainda algumas cestas para destinar às comunidades carentes.
O mundo precisa de gente que se preocupa com o próximo”.

Vem aí mais uma edição do Banquete Literário da EEEP Wellington Belém de Figueiredo!

Tema: “Ceará, terra da luz”.
Data: 14 de junho de 2019.
Horário:
Manhã – a partir das 09:30h
Tarde – a partir das 13h
Local: auditório da nossa escola.

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de Junho

“A Sustentabilidade é o primeiro passo para um Novo Mundo”.
ESDRAS DOS SANTOS SÁ – 1º D Curso Técnico em Edificações

terça-feira, 4 de junho de 2019

Nossa escola está inscrita no Selo Escola Sustentável

O Programa Selo Escola Sustentável é uma iniciativa conjunta da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará-SEMA e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará-SEDUC que tem como objetivo valorizar ações e projetos que estimulam a responsabilidade socioambiental entre todos que fazem parte das escolas do estado.

Este ano, a nossa escola, a EEEP Wellington Belém de Figueiredo localizada no município de Nova Olinda-CE está inscrita e concorre ao Selo Escola Sustentável.

No blog, o WBF Sustentável, você poderá conferir as ações desenvolvidas por nossos alunos, professores, funcionários e núcleo gestor no âmbito do Selo Escola Sustentável! Acompanhe também pela nossa Página no Facebook! Se liga nessa!