“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

domingo, 8 de julho de 2018

Os 18 Melhores Livros Infanto-Juvenis em 2018

Por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música do Site Zoom
Conheça os livros infanto-juvenis que fazem a cabeça dos adolescentes pelo mundo todo.
A literatura infanto-juvenil é uma das maiores forças do mercado editorial. Mesmo que muitos desses livros não sejam unanimidades entre os críticos, são eles que movimentam as editoras e permitem que as mesmas se arrisquem lançando outros tipos de obras.

A lista não atinge só o público adolescente: muitas dessas obras atravessaram idades e são clássicos livros para jovens e também para adultos. Para ficar ainda mais por dentro, conheça os melhores livros infanto-juvenis.

O Pequeno Príncipe é um dos livros mais famosos do mundo!

E começamos a nossa lista de melhores livros infanto-juvenis com um dos maiores clássicos do gênero. Escrita pelo autor Antoine Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe já foi traduzido em mais de 220 idiomas diferentes e é praticamente uma leitura obrigatória na formação escolar das crianças. Com avaliações muito positivas no Zoom, a história desse livro passa aos pequenos (e aos adultos também), importantes mensagens de simplicidade, otimismo, respeito e amor ao mundo.

As Vantagens de Ser Invisível retrata como é difícil ser adolescente

Saindo um pouco do mundo da fantasia e indo para a realidade, aqui temos uma indicação de livro infanto-juvenil muito legal para esse público e que, inclusive, tem um filme de mesmo nome. Escrito por Stephen Chbosky, o livro As Vantagens de Ser Invísivel mostra por meio da vida do jovem Charlie, um garoto de 15 anos que enfrenta problemas para se socializar com os colegas da escola e do bairro, como é ser um adolescente nos tempos atuais e as difíceis situações dessa fase da vida.

Livro O Jardim Secreto é um dos clássicos do gênero

O Jardim Secreto é um livro do escritor Frances Hodgson Burnett, e que foi publicado em 1911. Ele é considerado importante por ser um dos primeiros livros em que um garoto e uma garota são os personagens principais. A obra conta a história de Mary Lennox, que após perder sua família na Índia volta à Inglaterra  para ser criada pelo seu tio Archibald Craven. Junto com seus amigos, a menina descobre um mundo mágico escondido na velha mansão.

Alice no País das Maravilhas tem edições para todas as idades

Esta obra do século XIX, junto com Através do Espelho, é um dos grandes clássicos entre livros infanto-juvenis. Escritos por Lewis Caroll, eles contam as peripécias da menina Alice por terras fantásticas onde todos os personagens são loucos. Alice no País das Maravilhas ganhou adaptações para o cinema e mexe muito com a cabeça de jovens e adultos através de milhares de interpretações oferecidas pelo autor, que vão desde versões ilustradas para os mais novinhos, até as edições mais sóbrias para os mais velhos.

A Guerra Que Salvou a Minha Vida é um livro sobre crescimento e família

Da autora americana Kimber Bradley, A Guerra Que Salvou a Minha Vida se passa na Inglaterra, às vésperas da II Guerra Mundial. O livro conta a história de Ada, uma menina que vivia com uma mãe violenta e abusiva, que tem vergonha da filha porque a menina tem o pé torto. Ada nunca havia saído de seu apartamento de um quarto em Londres, até que a guerra força a evacuação das crianças para o interior. No decorrer da história, você vai acompanhar a descoberta do mundo pelos olhos de Ada, que finalmente vai conhecer o que é o carinho e a amizade, mesmo neste contexto difícil.

Harry Potter é uma das séries infanto-juvenis mais famosas do mundo

Escrito por J.K. Rowling, uma ilustre escritora britânica, Harry Potter é uma das mais famosas séries de livros infanto-juvenis do mundo, que conta a história do jovem bruxo Harry e seus amigos Hermione e Rony. Aprendizes na escola de magia e bruxaria de Hogwarts, os meninos terão de lidar com todo tipo de problema da adolescência, como desencontros amorosos, professores malvados e competições esportivas. Mas muito além disso, eles precisarão deter a ameaça do bruxo das trevas Voldemort e seus seguidores. Composta por 7 livros, a obra é icônica e foi, inclusive, adaptada para o cinema fazendo ainda mais sucesso. Se você já é fã de Harry Potter e quer matar a saudade, outra boa leitura é Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

Os Instrumentos Mortais é uma série com 6 livros publicados

Outro box de livros infanto-juvenil que não podia ficar de fora da nossa lista é Os Intrumentos Mortais. Escrita por Cassandra Clare, ao todo são seis livros: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial. Na história, que já originou um filme e também a série Shadowhunters da Netflix, conhecemos Clary Fray, uma adolescente de 16 anos que aprende a viver em um mundo repleto de anjos, demônios e outras criaturas sobrenaturais.

As Crônicas de Nárnia conquistou de crianças a adultos do mundo todo

C.S. Lewis é outro autor britânico que faz muito sucesso. Em As Crônicas de Nárnia ele traz a história de 4 irmão, com idades e personalidades bem distintas, que são transportados para uma terra misteriosa e precisam ajudar a combater o mal que ali se instaurou. Muitas criaturas fantásticas e aventuras emocionantes colocarão à prova o caráter dos jovens e exigirão extrema coragem e bom coração para que eles possam voltar para casa.

Dragões de Éter é uma ótima trilogia de fantasia brasileira

Depois de várias obras da literatura estrangeira na nossa lista, chegou a hora de indicar uma ótima trilogia aqui do país. Dragões de Éter é de autoria do brasileiro Raphael Draccon e se destaca não só por isso, mas sim por misturar vários elementos que o público infanto-juvenil adora: desenhos animados (Caverna do Dragão, Cavalo de Fogo), figuras da música pop (Hanson, Cobain e Axel), além, é claro, dos contos de fadas e personagens fantásticos, como João e Maria e Chapeuzinho Vermelho.

A bailarina fantasma é um ótimo livro para quem gosta de desvendar mistérios

Outro livro brasileiro que está fazendo sucesso com o público infanto-juvenil é A Bailarina Fantasma, da escritora cearense Socorro Acioli. No livro, conhecemos a história de Anabela, uma menina de 14 anos que mora com o pai em Fortaleza. Quando ele, que é arquiteto, é chamado para reformar o Teatro José de Alencar, um dos mais importantes marcos da cidade, ela conhece uma bailarina fantasma, que dá o nome para o livro. A história é singela e emocionante, e vai te prender no mistério da trama.

Diário de um Banana vai te divertir em todos os momentos

Entrando agora nos livros mais "atuais", temos o Diário de um Banana. Escrito por Jeff Kinney, este livro infanto-juvenil apresenta Greg Heffley, um garoto que se vê mergulhado no Ensino Fundamental dividindo os corredores com rapazes mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Contando um dilema clássico que acontece na vida da maioria dos jovens estudantes, o Diário de um Banana foi sucesso de vendas nos Estados Unidos e também é sucesso por aqui até hoje.

Jogos Vorazes: primeiro volume de uma trilogia de sucesso

A trilogia, composta pelas obras Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança, chamou a atenção de adolescentes (e até adultos) do mundo todo há um tempinho atrás e coloca em pauta alguns assuntos como guerras e autoritarismo. O primeiro volume da trilogia tem uma história cheia de aventuras, protagonizada por adolescentes que participam de uma luta mortal transmitida ao vivo para a população de Panem. Quem sobreviver ganhará fama e dinheiro, mas a que custo?

A Ponte para Terabítia é um livro curto, mas profundo

Um dos melhores livros infanto-juvenis da década, A Ponte Para Terabítia, conta a história de Jess e Leslie, duas crianças que se conhecem na escola e rapidamente tornam-se amigos inseparáveis. Juntos, eles criam um mundo mágico chamado Terabítia, onde eles viverão aventuras inspirados apenas pela imaginação. Com uma escrita leve e ao mesmo tempo tocante, Katherine Paterson escreve um livro sobre as dificuldades ao deixar a infância.

Uma aventura interativa: Trilogia Authenticgames

Se você já ouviu falar de Minecraft, sabe que esse jogo virou uma febre entre os jovens da atualidade. Vários adolescentes, inclusive, viraram YouTubers falando do game, como é o caso do Marco Túlio, escritor da Trilogia AuthenticGames. Nessa aventura interativa você vai precisar usar toda a sua astúcia para ajudar a salvar o mundo do Ender Dragon, Herobrine e toda a sua turma em três volumes bacanas, com figuras e detalhes que vão precisar de toda a sua atenção.

O Navio dos Mortos é o último livro com as histórias de Magnus Chase

Já que estamos falando de trilogias de fantasia, aqui vai o terceiro livro da série Magnus Chase e Os Deuses de Asgard. O Navio dos Mortos encerra a trama do típico jovem que descobre ser herói e precisa salvar o mundo do fim. Baseada nas lendas Nórdicas, essa série é conduzida de maneira atual e divertida, com várias referências e até com direito a um crossover com a adorada personagem Annabeth da outra série de sucesso do Rick Riordan, Percy Jackson.

A Rainha Vermelha é um livro para devorar

Através de uma escrita eletrizante, Victoria Aveyard nos apresenta o universo de A Rainha Vermelha, o primeiro livro da trilogia infanto-juvenil que fala sobre um povo dividido pela cor de seu sangue e por poderes sobrenaturais. Alguns clichês como a disputa de dois irmãos pelo coração da mocinha, conflitos políticos marcados por opressão e diferenças gritantes entre classes sociais amarram a trama de forma muito instigante, mas ao mesmo tempo leve e fácil de ler.

Seis livros para ler sem sentir, começando por A Seleção

A Seleção é uma série de livros que segue o mesmo estilo de A Rainha Vermelha, mas com um pouco mais de romance e o relacionamento como assunto principal da trama. Nos livros, America Singer precisa conquistar e ser conquistada pelo príncipe Maxon, mas primeiro deve decidir se está pronta para mudar completamente de vida. O herdeiro do trono procura uma esposa em uma disputa com 35 moças, de diferentes castas, que vêm nele uma oportunidade de melhorarem de vida e farão muitas coisas para conseguir. Os primeiros 3 livros são tão leves de ler que você vai logo pular para os outros 3 volumes seguintes sem nem sentir. Há ainda um volume extra chamado Felizes para Sempre, que conta um pouco mais sobre a vida de alguns personagens coadjuvantes.

Extraordinário é um daqueles livros que você guarda na estante com o maior carinho

Emocionante, este livro conta um pouco sobre a história de Auggie, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome rara e precisou ser submetido a diversas cirurgias ainda muito pequeno. Por causa da síndrome, Auggie tem o rosto diferente, mas por dentro é um menino comum, inteligente e cheio de ternura. Após tantos anos estudando em casa, ele vai ter a difícil missão de se adaptar ao quinto ano da escola e a todos os outros meninos e meninas de lá. Este livro infanto-juvenil é uma lição de vida para todas as idades e deixa uma bonita mensagem sobre aceitação e generosidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.