“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

quarta-feira, 23 de maio de 2018

E o homenageado da 4ª edição do Café Literário será Francisco Adriano de Sousa

Francisco Adriano de Sousa
Nasceu no dia 06 de agosto de 1986 na cidade de Altaneira no Estado do Ceará. É filho de Andrelino Pinto de Sousa e Francisca de Sousa Maia. Aos seis anos de idade estudou na Escolinha Disneylândia com a Professora Vanúzia Maria Fernandes com quem aprendeu as primeiras letras. Estudou ainda na Escola Santa Tereza e Escola 18 de Dezembro.
Em 25 de junho de 2003 muda-se para a cidade de Araripe (CE). Continua os estudos na Escola Dona Carlota Távora (2003 e 2004).
Em 26 de Janeiro de 2005 retorna a Altaneira para auxiliar a família nos cuidados a sua avó paterna que se encontrava com problemas de saúde por consequência dos avançados 92 anos de idade.
Aos 12 de outubro de 2005, retorna a cidade de Araripe por conta de sua seleção no concurso público. Assume o concurso em 1º de novembro do mesmo ano na Escola Raimundo Cícero da Silva no Distrito Pajeú onde residia.
Em 29 de julho de 2006 funda a Sociedade dos Poetas de Araripe ao lado de outros poetas e escritores de Araripe.
Em 26 de dezembro de 2006 sua família retorna à cidade de Altaneira lhe deixando em Araripe com seus trabalhos, estudos e projetos. Desde então passa a viver junto aos seus avós maternos.
Em 21 de agosto de 2007 lança pela Escola Raimundo Cícero da Silva o Projeto Literatura Dinâmica que tinha como objetivo levar conhecimentos básicos de literatura as crianças daquela escola. O projeto é fomentado em todo o município com o apoio da Secretária Municipal de Educação de Araripe, a Sra. Maria Heliane Correia Vileicar.
Em março de 2008 ingressa no Curso de Letras da Universidade Regional do Cariri – URCA, pela Unidade Descentralizada de Campos Sales (hoje Campus Avançado Cariri Oeste). Ali realiza o Projeto Cultura no Pátio, primeiro evento realizado naquela Unidade Descentralizada, projeto idealizado por ele e promovido pela turma de letras.
Em 30 de maio de 2008 é homologada a sua candidatura a vice-prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB. Afasta-se de sala de aula por conta da licença política só retornando depois de passada a campanha eleitoral.
Toma posse na presidência da Sociedade dos Poetas de Araripe-SPA no dia 04 de abril de 2009. Em 12 de junho de 2009 assina convênio da Sociedade dos Poetas de Araripe com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O convênio assinado levava o Projeto Literatura Itinerante (ampliação do Projeto Literatura Dinâmica) a crianças e adolescentes espalhados em dez turmas distribuídas pelas escolas do município. As turmas seriam ministradas pelo presidente e demais poetas da Sociedade dos Poetas.
Em agosto de 2009, por necessidade do município, é transferido da Escola Raimundo Cícero da Silva – Distrito Pajeú – para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, assumindo a pasta de assuntos relacionados à cultura.
Em 15 de agosto de 2010 passa a presidência da Sociedade dos Poetas às mãos do Poeta Fundador Sr. Antônio Hélio da Silva.
No dia 23 de setembro de 2011 é intitulado Sócio Correspondente do Instituto Cultural do Vale Caririense-ICVC, em juazeiro do Norte.
Em fevereiro de 2012 assume as turmas de 7º Ano da Escola Cícera Germano Correia – Anexo Neomísia Nogueira de Lima.
No dia 08 de agosto de 2012 recebe da editora o seu primeiro livro Vivi Um Grande Amor. Na semana seguinte, no dia 14 de agosto, recebe novamente a presidência da Sociedade dos Poetas de Araripe.
Conta, atualmente, com as seguintes obras: Vivi Um Grande Amor; Dona Nem, 93 Anos de História – Biografia; Dois Dedos de Prosa.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.