“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Alunos assistem palestra sobre a temática “A Filosofia como base para o desenvolvimento humano”

Nesta quarta-feira (23) aconteceu na EEEP Wellington Belém de Figueiredo uma palestra com Maria Talita Rodrigues dos Santos e Cícero Rodrigo Alves Dias sobre a temática “A Filosofia como base para o desenvolvimento humano”.
Essa atividade é parte do desenvolvimento do Projeto “Filosofia como base do conhecimento e como método de ensino pensante” que tem como Professora Orientadora Expedita Alves do Nascimento e Co-Orientadora a Professora Vládia Rayanna David de Almeida. A equipe de alunos que integra o projeto é composta por Ana Lívia (3ºB), Antonio José (3ºB), Danilo Serafim (2ºB), Rosane Gomes (2ºB), Gardênia Mendonça (1ºB), Breno Domingos (1ºB), Maria Isabel (1ºB), Cícera Raiane (1ºC) e Ana Iris Almeida (2ºA).

O objetivo da palestra destinada aos alunos das turmas do 1º ano da nossa escola é mostrar para os mesmos a importância da Filosofia no dia a dia dos mesmos, bem como os prejuízos acarretados pela exclusão de tal disciplina da grade curricular escolar.
Os palestrantes são alunos do Curso de Filosofia da UFCA e conduziram a temática reforçando o quanto a referida disciplina faz a diferença no conhecimento e no cotidiano, seja escolar, seja na vivência em sociedade.

A equipe do projeto fez toda a articulação para esse momento e integram de forma autônoma as atividades oriundas do mesmo. “A Filosofia dá a base para o pensamento crítico e para as pessoas tornarem-se mais articuladas em relação à política, por exemplo”, afirmou a aluna Ana Lívia do 3ºB.

Já para Antonio José, também aluno do 3ºB, a Filosofia “faz com que as pessoas saiam do comodismo muitas vezes conveniente para quem administra nosso país, e a mesma é tão importante que se torna uma espécie de ameaça uma vez que o próprio governo quer excluí-la da grade curricular escolar.”

Ao longo da palestra também foi abordado a importância de todas as disciplinas da área de humanas dada a sua fundamentação para construção de uma sociedade mais esclarecida e consciente de seus direitos e deveres.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.