“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Oficina dos Sonhos e Seminário de Alinhamento – ano 2017: cooperação entre Alunos e Escola

Logo ao início do período letivo, nos dias 06 e 07 de fevereiro, aconteceu a Oficina dos Sonhos voltada para as turmas de 1º ano tendo à frente os alunos protagonistas e Seminário de Alinhamento destinado aos alunos dos 2º e 3º ano.
A programação da Oficina dos Sonhos incluiu a apresentação dos alunos, uma iniciação ao estudo da TESE – Tecnologia Empresarial Socioeducacional, considerações acerca dos pilares do conhecimento, e temas como protagonismo/antagonismo, liderança e normas do regimento escolar.
Os alunos novatos ainda tiveram a oportunidade de conhecer cada ambiente de aprendizagem e os demais setores da escola. Também puderam conhecer informações acerca de cada curso técnico da escola, bem como os professores diretores de turma e projeto de vida. Em grupo elaboraram um código de convivência e na quadra esportiva da escola junto aos demais alunos socializaram os trabalhos desenvolvidos durante a oficina.
Quanto ao Seminário de Alinhamento destinado às turmas de 2º e 3º ano, os mesmos puderam fazer uma revisão da TESE e das considerações sobre os pilares do conhecimento. Rememoraram o contrato de matrícula e o Regimento Escolar, bem como, elaboraram um pacto de convivência.
As atividades destinadas aos mesmos compreenderam uma reflexão sobre as perspectivas destes em relação ao curso. Em trabalho cooperativo discutiram a temática: “Construindo uma escola de qualidade para todos e todas”. Também socializaram os trabalhos na quadra esportiva da escola e prestigiaram a apresentação dos trabalhos dos alunos das turmas de 1º ano.
Todos os professores e o núcleo gestor cooperaram com o desenvolvimento destas atividades e alguns ex-alunos da escola também retornaram a escolar para dá sua contribuição.
"As respostas que nos mobilizam não são as respostas prontas, vindas de outras mentes, são as que conseguimos com nosso próprio esforço, à luz de nossos conhecimentos, nossos valores e nossa história de vida."  

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.