O Ministério da Educação, em
2007, através da extinta Secretaria de Educação a Distância, no contexto do
Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), elaborou a revisão do “Programa
Nacional de Informática na Educação” (ProInfo). Uma nova versão do Programa,
instituída pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se
“Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo” e postula a integração
e articulação de três componentes:
a. instalação de ambientes
tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores,
impressoras e outros equipamentos e acesso à Internet banda larga);
b. formação continuada dos
professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC);
c. disponibilização de
conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de
informação disponibilizados pelo MEC nos próprios computadores, por meio do
Portal do Professor, da TV/DVD Escola etc.
Assim, surgiu o “Programa
Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado”
que tem como objetivo central a inserção de Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente a:
(i) promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das
escolas de educação básica e comunidade escolar em geral; e (ii) dinamizar e
qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, com vistas à melhoria da
qualidade da educação básica.
Nesse contexto, o ProInfo
Integrado congrega um conjunto de processos formativos, dentre esses processos
estão o curso “Introdução à Educação Digital”, o curso “Tecnologias na
Educação: ensinando e aprendendo com as TIC” e o curso “Elaboração de
Projetos”, todos lançados em 2008, com reedição e revisão em 2009.
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