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Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Abertura da 16ª Mostra SESC Cariri de Culturas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CREDE 18 DIVULGA RESULTADO DA TRIAGEM DOS PROJETOS PARA A VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA

A CREDE 18 divulgou em seu site o resultado da triagem dos projetos para participação na VII Feira Regional de Ciências e Cultura. Para este certame que objetiva o alcance de uma melhor qualidade dos projetos a serem exibidos, teve um total de 120 trabalhos inscritos, sendo que 53 trabalhos foram deferidos e estão aptos a participarem da feira.
A CREDE 18 ainda parabenizou todas as equipes que com muito empenho participaram desta competição, e, acima de tudo às que obtiveram sucesso neste tão concorrido pleito.
Comunicou que, a partir do dia 03 de novembro, um pedido de justificativa acerca do indeferimento de projetos será disponibilizada, somente para os professores orientadores de projetos que foram indeferidos pela Comissão Avaliadora, através do e-mail nte1@crede18.seduc.ce.gov.br, onde a resposta será enviada em até 3 dias úteis. Esta justificativa tem como objetivo, tornar mais transparente o processo de triagem, e de forma pedagógica incentivar a constante melhoria e desenvolvimento da pesquisa no âmbito escolar.

RESULTADO DA TRIAGEM
CATEGORIA: HUMANAS
TÍTULO DO TRABALHO/PROJETO ESCOLA ORIENTADOR
Ao sopé da cultura: “ontem, hoje e sempre”. EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau - Hykaro de Sousa Brígido;

O Saber não tem limite. EEFP Presidente Médici de Campos Sales - Monalisa Maria Feitosa;

Ressocialização do Preso em Araripe/Ce. EEFM Dona Carlota Távora -Francisca Iara Pereira Lima;

Memória e Patrimônio: Preservando a identidade de Campos Sales. EEM de Campos Sales - Francisco Diego Alves Medeiros;

Resgatando Nossa História: Caldeirão Vivo. EEFM Raimundo Moacir Alencar Mota - Wilna Santana Francelino;

Geografia da Violência Urbana “A Cidade e o Medo” Um Estudo de Caso na Cidade do Crato/CE. EEFM Estado da Bahia - João Alves Freire Filho;

As tecnologias do sensoriamento remoto aplicadas às aulas de geografia. CEJA – Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira - Antônia Valtelucia da Silva;

“Mais uma História” - Exercendo a Cidadania através da Arte. EEFM Polivalente Governador Adauto Bezerra - Alana Gouveia Crispim;

Apresentando o Crato aos Cratenses: Cultura, Política e Desenvolvimento. EEFM Teodorico Teles de Quental - Francisco Stefeson da Silva;

Araripe Turista. EEEP Valter Nunes de Alencar - Maria Viviane da Silva.

CATEGORIA: ROBÓTICA EDUCACIONAL
TÍTULO DO TRABALHO/PROJETO ESCOLA ORIENTADOR
Iniciativa Sustentável para o Carro do Futuro EEEP Maria Violeta Arraes de A. Gervaiseau - Luis José Bezerra Martins;

Robótica – Uma Ferramenta Educacional. EEFM Juvêncio Barreto -Alexandre Fernandes Silva;

Robótica – Tirando Onda. EEFM Antonio Mota - Rita de Cássia Cordeiro;

Engenhando com o Arduíno. EEM Campos Sales - Luciana Ribeiro Rodrigues;

Clik-Economia: Acionamento de Lâmpadas por rádiofrequência e bluetooth. EEEP Presidente Médici - Tarcísio Medeiros;

Robótica Educacional, Construindo uma Nova Proposta. EEFM Dona Carlota Távora - Damião Moreira de Sousa;

Auto Play. EEEP Presidente Médici - Eliane Maiara Alves de Oliveira.

CATEGORIA: CIÊNCIAS AMBIENTAIS
TÍTULO DO TRABALHO/PROJETO ESCOLA ORIENTADOR
Iniciativa Sustentável para o Carro do Futuro. EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau - Luís José Bezerra Martins;

Tratamento e Reaproveitamento da Água Residual da Cantina da EEEP. Maria Violeta Arraes de Alencar Gevaiseau. EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau - Luiza Maria;

Rio Batateira – do Real a Lenda. EEFM Juvêncio Barreto - Beatriz Correia Lima;

Cuidando da Cidade: Nossa Casa, Nossa Responsabilidade – Parte II. EEFM de Campos Sales - Marta de Oliveira Carvalho;

Sítio Nascente: Proposta Inovadora para Torna-se Um Geossítio. EEEP Valter Nunes de Alencar - Vera Lúcia Claro de Alencar;

Estratégias de Divulgação dos Valores do Soldadinho do Araripe para a Região do Cariri. Colégio Estadual Wilson Gonçalves - Maria Franciene Matos dos Santos;

“Barreiros” Uma Possível Solução para a Escassez de Água nas Pequenas Propriedades Rurais. EEFM Dona Carlota Távora - Damião Moreira de Sousa;

Reaprojetando: Transformando Lixo Eletrônico em Recursos Tecnológicos da Baixo Custo e Grande Relevância Educacional. EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau - Andersom Antônio da Silva;

Gel de Absorção e Retenção de Água a Base de Amido de Milho. EEEP Presidente Médici - Aline Batista Belém;

Unidade Técnica de Demonstração (UTD): Desenvolvimento das Potencialidades Regionais e Fortalecimento da Agricultura Familiar. EEEP Wellington Belém de Figueiredo - Janaína Nobre de Sousa.

CATEGORIA: LINGUAGENS E CÓDIGOS
TÍTULO DO TRABALHO ESCOLA ORIENTADOR
O Conteúdo Lutas nas Aulas de Educação Física. EEEP Presidente Médici - Michael Jonathan Fernandes Lourenço;

Restaurante Mexicano. EEFM Antonio Mota - Francilucia Félix Bezerra;

Rima Aqui, Rima Acolá. EEFM Juvêncio Barreto Gestica - Maria de Assis Pinheiro;

Valorizando os Escritores da Literatura Cearense. EEM Adrião do Vale Nuvens - Iolanda Alves de Oliveira;

A Literatura Africana na EEM Campos Sales: O despertar do orgulho de ser afro-brasileiro. EEM Campos Sales - Francisco Tadeu Teófilo Arrais;

Gêneros Textuais Numa Perspectivas Lúdica. EEM Campos Sales - Laurinda Maria da Silva;

Como se dar bem na prova do ENEM Fugindo Do “Portunhol”. “EEEP Wellington Belém de Figueiredo” - Ladyjane dos Santos.

Recortes da Literatura Nordestina. EEEP Wellington Belém de Figueiredo - Lucélia Muniz da França;

Arte Popular: Conhecer para Valorizar, Fazer Arte para Conhecer. EEFM José Alves de Figueiredo - João Paulo de Carvalho;

Aprendendo Gramática na escrita da Sociedade. EEFM Teodorico Teles de Quental - Jaqueline de Jesus Bezerra.

CATEGORIA: INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ENSINO FUNDAMENTAL
TÍTULO DO TRABALHO ESCOLA ORIENTADOR
Cariris: Um povo que resiste e clama por vida. EEFM Presidente Vargas - Antonio Marcos Ramos de Oliveira;

A Diversidade Religiosa no Brasil. EEFM Teodorico Teles De Quental - Eliane Félix de Souza;

Alimentos Orgânicos e os Benefícios para a Saúde. EEF Professora Cícera Germano Correia – Anexo Neomisia - Mariana Rodrigues Pereira;

Cidade Dos Aprendizes – Onde os Anjos são Eternos. EEF Estado da Paraíba - Paulo César Bento da Silva;

Análise sobre as carências da infraestrutura na Rua Joviniano Barreto. EEF Dom Quintino - Paulo José Alves da Silva;

Endometriose: Dói Mais Não Saber. EEFM Raimundo Moacir Alencar Mota - Noemita Rodrigues da Silva.

CATEGORIA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
TÍTULO DO TRABALHO ESCOLA ORIENTADOR
Verdades e Mitos, o uso de ditados populares como instrumento Pedagógico no Processo de Ensino Aprendizagem de Física e Química. EEFM José Alves de Figueiredo - José Evilásio de Lima;

Fitoterapia Regional. EEM Luiz Gonzaga de Alcântara - Lusanira Alves Belarmino;

Moscas Domésticas: Biologia, Combate, Prevenção: Da sala de aula para a Rua Argemiro de Alencar Lima em Araripe-CE. EEFM Dona Carlota Távora - Gilmara Matias de Sousa;

Análise Microbiológica da Água de Abastecimento do Bairro Vila Alta, Cidade de Crato. EEFM José Alves de Figueiredo - Ana Gabriela Rodrigues de Brito;

Mapeamento Etnobotânico em Comunidades dos Distritos de Santa Fé e Monte Alverne no Município de Crato, Ceará: da Cultura Popula à Ciência. EEFM Presidente Vargas - Yara Teles Liberalino;

Bioconstrução: Redefinindo o Pensamento Sobre Sustentabilidade. EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau - Aline Paulino de Freitas Luna;

Astronomia: Pra quem pensa que no céu só tem estrelas. EEFM de Campos Sales - Marta de Oliveira Carvalho;

Jefee: A mais nova ferramenta para se dar bem no ENEM. EEEP Valter Nunes de Alencar - Luis Lourenço de Oliveira Filho;

Produção de Jogos Didáticos Com Materiais Reutilizáveis em Ciências e Biologia. EEFM Polivalente Governador Adauto Bezerra - Cintia Meirelly dos Santos Barros;

Educação Financeira: Dificuldade no Planejamento Financeiro dos Jovens. EEEP Wellington Belém de Figueiredo - Renan Diniz Araújo.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Dia Nacional do Livro

No dia 29 de outubro é comemorado o dia nacional do livro.
Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.
As primeiras acomodações da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.
A escolha da data foi em razão da transferência da mesma para outro local, no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.
Da data da fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessária uma autorização prévia.
Os livros são um conjunto de folhas impressas, onde o escritor coloca suas ideias, a fim de deixá-las registradas ou para que outras pessoas possam tomar conhecimento das mesmas. Eles podem variar no gênero dos textos apresentados, sendo documentário, romance, suspense, ficção, autoajuda, bíblico, religioso, poema e poesia, disciplinas escolares, profissões e uma infinidade de áreas.
Para se publicar um livro, o autor deve procurar uma editora a fim de apresentar seu material, que deverá estar devidamente registrado em cartório, para garantir os direitos autorais.
A editora se encarrega de fazer a correção do texto, de acordo com as normas cultas da língua, além de sugerir algumas melhoras ao mesmo. Após a edição do texto, a editora cuida do título da obra, que deve servir como atrativo ao público, passando então para o preparo da capa, através da ilustração, impressão da quantidade de volumes e montagem dos exemplares.
A editora também é responsável pela divulgação do material, pois é de seu interesse vender o produto.
Após a criação da prensa tipográfica, por Johannes Gutenberg (1398-1468), deu-se a publicação do primeiro livro em série, que ficou conhecido como a Bíblia de Gutenberg. A obra foi apresentada em 642 páginas e a primeira tiragem foi de duzentos exemplares. Essa invenção marcou a passagem da era medieval para a era moderna.
O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.
Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

terça-feira, 21 de outubro de 2014

I Mostra de Ciências e Cultura da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

No dia 17 de Outubro de 2014 foi realizado na EEEP Wellington Belém de Figueiredo a I Mostra de Ciências e Cultura que teve como tema - Desenvolvimento sustentável, científico, socioeconômico e cultural.  
A mostra ocorreu das 13:00h às 16:30h nas dependências da referida instituição de ensino. Contou com 11 Projetos inscritos e 3 atividades orientadas também pelos professores.
Projetos apresentados na Mostra:
- Do Varal ao Auto do povo nordestino: refletindo e escrevendo nossa cultura na obra de Ariano Suassuna orientado pela Professora Tyciane Nunes;
- Recortes da Literatura Nordestina orientado pela Professora Lucélia Muniz;
- Plantando com Ciência (Horta Orgânica) orientado pelas Professoras Edisangela Sales e Valéria Rodrigues;
- Do Abstrato ao Lúdico orientado pelo Professor Lucas Diniz;
- Sabão ecológico orientado pela Professora Thamires Marôpo;
- Estudando Física e aplicando a sustentabilidade: uma nova maneira de ensinar e aprender orientado pelo Professor Flávio Diniz;
- Netiqueta orientado pelo Professor Leonardo Barbosa;
- Desmitificando a programação com o Scratch orientado pelo Professor Marcelo Freire;
- Cartilha de gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil orientado pela Professora Priscylla Alves;
- Unidade Técnica de Demonstração: desenvolvimento das potencialidades regionais e fortalecimento da agricultura familiar orientado pela Professora Janaína Nobre;
- Educação Financeira: dificuldades no planejamento financeiro dos jovens orientado pelo Professor Renan Diniz.

Ainda aconteceram mais 3 atividades:
- De Empreendedorismo orientado pela Professora Régia Oliveira;
- Práticas Corporais Alternativas com a orientação do Professor Jhon Wille Gomes;
- Na Biblioteca com a Professora Luciana França.
A escola também recebeu um estande da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Olinda com alguns banners que destacam os principais pontos turísticos e alguns artesãos locais. 
A Professora Alda Cordeiro participou com uma exposição sobre cordel e desenho.

A dinâmica da apresentação dos projetos seguiu o Edital da Feira Regional de Ciências, onde os alunos se apresentaram com um banner improvisado e caderno de campo. Ainda foi possível fazer a exposição dos materiais confeccionados a partir das atividades dos referidos projetos.
A escola esteve aberta para visitações e contou com a presença de 5 avaliadores que atribuíram notas às apresentações feitas pelos alunos. Desta avaliação a escola selecionou seis projetos, dois para cada área contemplada: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e, Ciências Ambientais. Os mesmos foram encaminhados para a CREDE 18 que fará uma triagem selecionando os Projetos que serão apresentados na Feira Regional.

FOTOS - Lucélia Muniz, Rede de Blogs de Nova Olinda e Nicolau Neto.

A Editora Novo Conceito já aceitou nosso desafio

Recebemos a doação de 02 livros:
- O preço de uma lição de Federico Devito e Gutti Mendonça;
- A filha de minha mãe e eu de Maria Fernanda Guerreiro.
Nosso agradecimento todo especial a Editora Novo Conceito pela valiosa colaboração!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PROJETO - UNIDADE TÉCNICA DE DEMONSTRAÇÃO (UDT): DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES REGIONAIS E FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

O Agronegócio brasileiro é um dos setores da economia nacional mais importante, responsável pelo saldo da balança comercial do país. Esse setor tem apresentado expressivo crescimento no Brasil nas últimas décadas, devido à implantação de novas tecnologias que resultou na expansão da capacidade produtiva. 
A Agricultura familiar, por sua vez, merece especial destaque e é responsável pela produção de mais de 70% dos produtos que compõem a mesa do brasileiro, sendo a principal geradora de emprego e renda no meio rural (IBGE, 2006). O desenvolvimento das atividades agropecuárias gera além dos efeitos positivos para a economia do país, alguns impactos ambientais negativos. 
O grande desafio da atualidade é aliar o desenvolvimento econômico da atividade agropecuária com a sustentabilidade dos recursos naturais. Tendo em vista a importância da agricultura familiar nesse processo e seus relevantes impactos causados ao meio ambiente, o presente projeto tem por objetivo desenvolver um modelo de propriedade familiar sustentável, intitulada Unidade Técnica de Demonstração (UTD) que possa servir como base para produtores rurais.
Para desenvolvimento desse projeto, foi inicialmente realizado uma pesquisa de campo, a duas propriedades rurais no município de Altaneira-CE, onde foram aplicados questionários de diagnóstico afim de identificar quais práticas sustentáveis eram desenvolvidas dentro da propriedade e quais os principais impactos ambientais causados pelo desenvolvimento das atividades agropecuárias. 
Após esse levantamento foi elaborado então um modelo de propriedade sustentável intitulada “Unidade Técnica de Demonstração” que faz uso de diversas práticas sustentáveis de baixo custo como manejo sustentável do solo (Ações de combate a erosão, criação e manutenção das áreas de preservação permanente (APPs), cobertura verde, pastejo rotacionado, entre outros), além do uso fertilizantes naturais, uso correto e seguro de agrotóxicos no campo etc.
O projeto possibilita aos alunos integrar os conteúdos estudados em sala de aula com o ambiente prático de trabalho, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, uma vez que a propriedade modelo desenvolvida, será apresentada aos produtores da agricultura familiar. Além de promover a Educação Ambiental entre alunos e produtores rurais da agricultura familiar.
As unidades Técnicas de Demonstração (UTDs), também conhecidas como propriedades modelo, são resultado de uma metodologia desenvolvida inicialmente pela Food and Agriculture Organization of de United Nations (FAO) na Indónesia, que tinha por objetivo atender - de forma grupal - aos agricultores daquele país funcionando como instrumentos para transferência de tecnologia e assistência técnica coletiva.
No Brasil, várias instituições fazem uso dessa metodologia, como é o caso da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Fundação Banco do Brasil, por meio do seu Projeto de Desenvolvimento Regional(DRS). 
Professora Orientadora do Projeto: Janaína Nobre.