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Homenageado
Wellington Belém de Figueiredo
Núcleo Gestor
da EEEP Wellington Belém de Figueiredo
Professores
da EEEP Wellington Belém de Figueiredo
Grêmio Estudantil
da EEEP Wellington Belém de Figueiredo
Alunos
Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações
Perfil dos Cursos
Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações
A bandeira de nossa escola
Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
CREDE 18 DIVULGA RESULTADO DA TRIAGEM DOS PROJETOS PARA A VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA
A CREDE 18 divulgou em seu site o resultado da triagem dos
projetos para participação na VII Feira Regional de Ciências e Cultura.
Para este certame que objetiva o alcance de uma melhor qualidade dos projetos a
serem exibidos, teve um total de 120 trabalhos inscritos, sendo que 53
trabalhos foram deferidos e estão aptos a participarem da feira.
A CREDE 18 ainda parabenizou
todas as equipes que com muito empenho participaram desta competição, e, acima
de tudo às que obtiveram sucesso neste tão concorrido pleito.
Comunicou que, a partir do dia 03 de novembro, um pedido de justificativa
acerca do indeferimento de projetos será disponibilizada, somente
para os professores orientadores de projetos que foram indeferidos pela
Comissão Avaliadora, através do e-mail nte1@crede18.seduc.ce.gov.br,
onde a resposta será enviada em até 3 dias úteis. Esta justificativa tem
como objetivo, tornar mais transparente o processo de triagem, e de forma
pedagógica incentivar a constante melhoria e desenvolvimento da pesquisa no
âmbito escolar.
RESULTADO
DA TRIAGEM
CATEGORIA:
HUMANAS
TÍTULO DO
TRABALHO/PROJETO ESCOLA ORIENTADOR
Ao sopé da
cultura: “ontem, hoje e sempre”. EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar
Gervaiseau - Hykaro de Sousa Brígido;
O Saber não tem
limite. EEFP Presidente Médici de Campos Sales - Monalisa Maria Feitosa;
Ressocialização
do Preso em Araripe/Ce. EEFM Dona Carlota Távora -Francisca Iara Pereira Lima;
Memória e
Patrimônio: Preservando a identidade de Campos Sales. EEM de Campos Sales -
Francisco Diego Alves Medeiros;
Resgatando
Nossa História: Caldeirão Vivo. EEFM Raimundo Moacir Alencar Mota - Wilna
Santana Francelino;
Geografia da
Violência Urbana “A Cidade e o Medo” Um Estudo de Caso na Cidade do Crato/CE.
EEFM Estado da Bahia - João Alves Freire Filho;
As tecnologias
do sensoriamento remoto aplicadas às aulas de geografia. CEJA – Monsenhor Pedro
Rocha de Oliveira - Antônia Valtelucia da Silva;
“Mais uma
História” - Exercendo a Cidadania através da Arte. EEFM Polivalente Governador
Adauto Bezerra - Alana Gouveia Crispim;
Apresentando o
Crato aos Cratenses: Cultura, Política e Desenvolvimento. EEFM Teodorico Teles
de Quental - Francisco Stefeson da Silva;
Araripe Turista. EEEP Valter Nunes de Alencar - Maria
Viviane da Silva.
CATEGORIA:
ROBÓTICA EDUCACIONAL
TÍTULO DO
TRABALHO/PROJETO ESCOLA ORIENTADOR
Iniciativa
Sustentável para o Carro do Futuro EEEP Maria Violeta Arraes de A. Gervaiseau -
Luis José Bezerra Martins;
Robótica – Uma
Ferramenta Educacional. EEFM Juvêncio Barreto -Alexandre Fernandes Silva;
Robótica –
Tirando Onda. EEFM Antonio Mota - Rita de Cássia Cordeiro;
Engenhando com
o Arduíno. EEM Campos Sales - Luciana Ribeiro Rodrigues;
Clik-Economia:
Acionamento de Lâmpadas por rádiofrequência e bluetooth. EEEP Presidente Médici
- Tarcísio Medeiros;
Robótica Educacional,
Construindo uma Nova Proposta. EEFM Dona Carlota Távora - Damião Moreira de
Sousa;
Auto Play. EEEP Presidente Médici - Eliane Maiara Alves de
Oliveira.
CATEGORIA:
CIÊNCIAS AMBIENTAIS
TÍTULO DO
TRABALHO/PROJETO ESCOLA ORIENTADOR
Iniciativa
Sustentável para o Carro do Futuro. EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar
Gervaiseau - Luís José Bezerra Martins;
Tratamento e
Reaproveitamento da Água Residual da Cantina da EEEP. Maria Violeta Arraes de
Alencar Gevaiseau. EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau - Luiza
Maria;
Rio Batateira –
do Real a Lenda. EEFM Juvêncio Barreto - Beatriz Correia Lima;
Cuidando da
Cidade: Nossa Casa, Nossa Responsabilidade – Parte II. EEFM de Campos Sales - Marta
de Oliveira Carvalho;
Sítio Nascente:
Proposta Inovadora para Torna-se Um Geossítio. EEEP Valter Nunes de Alencar -
Vera Lúcia Claro de Alencar;
Estratégias de
Divulgação dos Valores do Soldadinho do Araripe para a Região do Cariri. Colégio
Estadual Wilson Gonçalves - Maria Franciene Matos dos Santos;
“Barreiros” Uma
Possível Solução para a Escassez de Água nas Pequenas Propriedades Rurais. EEFM
Dona Carlota Távora - Damião Moreira de Sousa;
Reaprojetando:
Transformando Lixo Eletrônico em Recursos Tecnológicos da Baixo Custo e Grande
Relevância Educacional. EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau -
Andersom Antônio da Silva;
Gel de Absorção
e Retenção de Água a Base de Amido de Milho. EEEP Presidente Médici - Aline
Batista Belém;
Unidade Técnica
de Demonstração (UTD): Desenvolvimento das Potencialidades Regionais e Fortalecimento
da Agricultura Familiar. EEEP Wellington Belém de Figueiredo - Janaína Nobre de
Sousa.
CATEGORIA: LINGUAGENS
E CÓDIGOS
TÍTULO DO
TRABALHO ESCOLA ORIENTADOR
O Conteúdo
Lutas nas Aulas de Educação Física. EEEP Presidente Médici - Michael Jonathan
Fernandes Lourenço;
Restaurante
Mexicano. EEFM Antonio Mota - Francilucia Félix Bezerra;
Rima Aqui, Rima
Acolá. EEFM Juvêncio Barreto Gestica - Maria de Assis Pinheiro;
Valorizando os
Escritores da Literatura Cearense. EEM Adrião do Vale Nuvens - Iolanda Alves de
Oliveira;
A Literatura Africana
na EEM Campos Sales: O despertar do orgulho de ser afro-brasileiro. EEM Campos
Sales - Francisco Tadeu Teófilo Arrais;
Gêneros
Textuais Numa Perspectivas Lúdica. EEM Campos Sales - Laurinda Maria da Silva;
Como se dar bem
na prova do ENEM Fugindo Do “Portunhol”. “EEEP Wellington Belém de Figueiredo”
- Ladyjane dos Santos.
Recortes da
Literatura Nordestina. EEEP Wellington Belém de Figueiredo - Lucélia Muniz da
França;
Arte Popular:
Conhecer para Valorizar, Fazer Arte para Conhecer. EEFM José Alves de
Figueiredo - João Paulo de Carvalho;
Aprendendo Gramática na escrita da Sociedade. EEFM Teodorico
Teles de Quental - Jaqueline de Jesus Bezerra.
CATEGORIA: INICIAÇÃO
CIENTÍFICA - ENSINO FUNDAMENTAL
TÍTULO DO
TRABALHO ESCOLA ORIENTADOR
Cariris: Um
povo que resiste e clama por vida. EEFM Presidente Vargas - Antonio Marcos
Ramos de Oliveira;
A Diversidade
Religiosa no Brasil. EEFM Teodorico Teles De Quental - Eliane Félix de Souza;
Alimentos
Orgânicos e os Benefícios para a Saúde. EEF Professora Cícera Germano Correia –
Anexo Neomisia - Mariana Rodrigues Pereira;
Cidade Dos
Aprendizes – Onde os Anjos são Eternos. EEF Estado da Paraíba - Paulo César
Bento da Silva;
Análise sobre
as carências da infraestrutura na Rua Joviniano Barreto. EEF Dom Quintino - Paulo
José Alves da Silva;
Endometriose: Dói Mais Não Saber. EEFM Raimundo Moacir
Alencar Mota - Noemita Rodrigues da Silva.
CATEGORIA: CIÊNCIAS
DA NATUREZA E MATEMÁTICA
TÍTULO DO
TRABALHO ESCOLA ORIENTADOR
Verdades e
Mitos, o uso de ditados populares como instrumento Pedagógico no Processo de
Ensino Aprendizagem de Física e Química. EEFM José Alves de Figueiredo - José
Evilásio de Lima;
Fitoterapia
Regional. EEM Luiz Gonzaga de Alcântara - Lusanira Alves Belarmino;
Moscas
Domésticas: Biologia, Combate, Prevenção: Da sala de aula para a Rua Argemiro
de Alencar Lima em Araripe-CE. EEFM Dona Carlota Távora - Gilmara Matias de
Sousa;
Análise
Microbiológica da Água de Abastecimento do Bairro Vila Alta, Cidade de Crato. EEFM
José Alves de Figueiredo - Ana Gabriela Rodrigues de Brito;
Mapeamento
Etnobotânico em Comunidades dos Distritos de Santa Fé e Monte Alverne no
Município de Crato, Ceará: da Cultura Popula à Ciência. EEFM Presidente Vargas -
Yara Teles Liberalino;
Bioconstrução:
Redefinindo o Pensamento Sobre Sustentabilidade. EEEP Maria Violeta Arraes de
Alencar Gervaiseau - Aline Paulino de Freitas Luna;
Astronomia: Pra
quem pensa que no céu só tem estrelas. EEFM de Campos Sales - Marta de Oliveira
Carvalho;
Jefee: A mais
nova ferramenta para se dar bem no ENEM. EEEP Valter Nunes de Alencar - Luis
Lourenço de Oliveira Filho;
Produção de
Jogos Didáticos Com Materiais Reutilizáveis em Ciências e Biologia. EEFM
Polivalente Governador Adauto Bezerra - Cintia Meirelly dos Santos Barros;
Educação
Financeira: Dificuldade no Planejamento Financeiro dos Jovens. EEEP Wellington Belém de Figueiredo - Renan Diniz Araújo.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Dia Nacional do Livro
No dia 29 de
outubro é comemorado o dia nacional do livro.
Para a
primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico
muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil
objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos,
mapas, etc.
As primeiras
acomodações da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do
Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.
A escolha da
data foi em razão da transferência da mesma para outro local, no dia 29 de
outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa
portuguesa.
Da data da
fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da
biblioteca era necessária uma autorização prévia.
Os livros
são um conjunto de folhas impressas, onde o escritor coloca suas ideias, a fim
de deixá-las registradas ou para que outras pessoas possam tomar conhecimento
das mesmas. Eles podem variar no gênero dos textos apresentados, sendo
documentário, romance, suspense, ficção, autoajuda, bíblico, religioso, poema e
poesia, disciplinas escolares, profissões e uma infinidade de áreas.
Para se
publicar um livro, o autor deve procurar uma editora a fim de apresentar seu
material, que deverá estar devidamente registrado em cartório, para garantir os
direitos autorais.
A editora se
encarrega de fazer a correção do texto, de acordo com as normas cultas da
língua, além de sugerir algumas melhoras ao mesmo. Após a edição do texto, a
editora cuida do título da obra, que deve servir como atrativo ao público,
passando então para o preparo da capa, através da ilustração, impressão da
quantidade de volumes e montagem dos exemplares.
A editora
também é responsável pela divulgação do material, pois é de seu interesse
vender o produto.
Após a
criação da prensa tipográfica, por Johannes Gutenberg (1398-1468), deu-se a
publicação do primeiro livro em série, que ficou conhecido como a Bíblia de
Gutenberg. A obra foi apresentada em 642 páginas e a primeira tiragem foi de
duzentos exemplares. Essa invenção marcou a passagem da era medieval para a era
moderna.
O primeiro
livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio
Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a
fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.
Em 1925,
Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau
Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades
de crescimento editorial para o Brasil.
Por Jussara
de Barros
Graduada em
Pedagogia
terça-feira, 21 de outubro de 2014
I Mostra de Ciências e Cultura da EEEP Wellington Belém de Figueiredo
No dia 17 de Outubro de 2014
foi realizado na EEEP Wellington Belém de Figueiredo a I Mostra de Ciências e
Cultura que teve como tema - Desenvolvimento sustentável, científico, socioeconômico e
cultural.
A mostra ocorreu das 13:00h
às 16:30h nas dependências da referida instituição de ensino. Contou com 11
Projetos inscritos e 3 atividades orientadas também pelos professores.
Projetos apresentados na
Mostra:
- Do Varal ao Auto do povo
nordestino: refletindo e escrevendo nossa cultura na obra de Ariano Suassuna
orientado pela Professora Tyciane Nunes;
- Recortes da Literatura
Nordestina orientado pela Professora Lucélia Muniz;
- Plantando com Ciência
(Horta Orgânica) orientado pelas Professoras Edisangela Sales e Valéria
Rodrigues;
- Do Abstrato ao Lúdico
orientado pelo Professor Lucas Diniz;
- Sabão ecológico orientado
pela Professora Thamires Marôpo;
- Estudando Física e
aplicando a sustentabilidade: uma nova maneira de ensinar e aprender orientado
pelo Professor Flávio Diniz;
- Netiqueta orientado pelo
Professor Leonardo Barbosa;
- Desmitificando a
programação com o Scratch orientado pelo Professor Marcelo Freire;
- Cartilha de gerenciamento
dos Resíduos da Construção Civil orientado pela Professora Priscylla Alves;
- Unidade Técnica de
Demonstração: desenvolvimento das potencialidades regionais e fortalecimento da
agricultura familiar orientado pela Professora Janaína Nobre;
- Educação Financeira: dificuldades
no planejamento financeiro dos jovens orientado pelo Professor Renan Diniz.
Ainda aconteceram mais 3
atividades:
- De Empreendedorismo
orientado pela Professora Régia Oliveira;
- Práticas Corporais
Alternativas com a orientação do Professor Jhon Wille Gomes;
- Na Biblioteca com a
Professora Luciana França.
A escola também recebeu um estande da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Olinda com alguns banners que destacam os principais pontos turísticos e alguns artesãos locais.
A Professora Alda Cordeiro participou com uma exposição sobre cordel e desenho.
A dinâmica da apresentação
dos projetos seguiu o Edital da Feira Regional de Ciências, onde os alunos se apresentaram
com um banner improvisado e caderno de campo. Ainda foi possível fazer a
exposição dos materiais confeccionados a partir das atividades dos referidos
projetos.
A escola esteve aberta para
visitações e contou com a presença de 5 avaliadores que atribuíram notas às
apresentações feitas pelos alunos. Desta avaliação a escola selecionou seis
projetos, dois para cada área contemplada: Linguagens e Códigos, Ciências da
Natureza e Matemática e, Ciências Ambientais. Os mesmos foram encaminhados para
a CREDE 18 que fará uma triagem selecionando os Projetos que serão apresentados
na Feira Regional.
FOTOS - Lucélia Muniz, Rede de Blogs de Nova Olinda e Nicolau Neto.
FOTOS - Lucélia Muniz, Rede de Blogs de Nova Olinda e Nicolau Neto.
A Editora Novo Conceito já aceitou nosso desafio
Recebemos a doação de 02 livros:
- O preço de uma lição de Federico Devito
e Gutti Mendonça;
- A filha de minha mãe e eu de Maria
Fernanda Guerreiro.
Nosso agradecimento todo especial a
Editora Novo Conceito pela valiosa colaboração!
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
PROJETO - UNIDADE TÉCNICA DE DEMONSTRAÇÃO (UDT): DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES REGIONAIS E FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR
O Agronegócio brasileiro é um dos setores da economia
nacional mais importante, responsável pelo saldo da balança comercial do país.
Esse setor tem apresentado expressivo crescimento no Brasil nas últimas
décadas, devido à implantação de novas tecnologias que resultou na expansão da
capacidade produtiva.
A Agricultura familiar, por sua vez, merece especial
destaque e é responsável pela produção de mais de 70% dos produtos que compõem
a mesa do brasileiro, sendo a principal geradora de emprego e renda no meio
rural (IBGE, 2006). O desenvolvimento das atividades agropecuárias gera além dos
efeitos positivos para a economia do país, alguns impactos ambientais
negativos.
O grande desafio da atualidade é aliar o desenvolvimento econômico
da atividade agropecuária com a sustentabilidade dos recursos naturais. Tendo em vista a importância da
agricultura familiar nesse processo e seus relevantes impactos causados ao meio
ambiente, o presente projeto tem por objetivo desenvolver um modelo de propriedade
familiar sustentável, intitulada Unidade Técnica de Demonstração (UTD) que
possa servir como base para produtores rurais.
Para desenvolvimento desse projeto, foi inicialmente
realizado uma pesquisa de campo, a duas propriedades rurais no município de Altaneira-CE,
onde foram aplicados questionários de diagnóstico afim de identificar quais
práticas sustentáveis eram desenvolvidas dentro da propriedade e quais os
principais impactos ambientais causados pelo desenvolvimento das atividades
agropecuárias.
Após esse levantamento foi elaborado então um modelo de
propriedade sustentável intitulada “Unidade Técnica de Demonstração” que faz uso
de diversas práticas sustentáveis de baixo custo como manejo sustentável do
solo (Ações de combate a erosão, criação e manutenção das áreas de preservação
permanente (APPs), cobertura verde, pastejo rotacionado, entre outros), além do
uso fertilizantes naturais, uso correto e seguro de agrotóxicos no campo etc.
O projeto possibilita aos alunos integrar os conteúdos
estudados em sala de aula com o ambiente prático de trabalho, além de
contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, uma vez que a
propriedade modelo desenvolvida, será apresentada aos produtores da agricultura
familiar. Além de promover a Educação Ambiental entre alunos e produtores
rurais da agricultura familiar.
As unidades Técnicas de Demonstração (UTDs), também
conhecidas como propriedades modelo, são resultado de uma metodologia
desenvolvida inicialmente pela Food and Agriculture Organization of
de United Nations (FAO) na Indónesia, que tinha por objetivo atender -
de forma grupal - aos agricultores daquele país funcionando como instrumentos
para transferência de tecnologia e assistência técnica coletiva.
No Brasil, várias instituições fazem uso dessa metodologia,
como é o caso da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a
Fundação Banco do Brasil, por meio do seu
Projeto de Desenvolvimento Regional(DRS).
Professora
Orientadora do Projeto: Janaína Nobre.