“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

terça-feira, 14 de outubro de 2014

PROJETO ESTUDANDO FÍSICA E APLICANDO A SUSTENTABILIDADE: UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR E APRENDER

Hoje em dia a tecnologia avança a passos largos, tendo em vista esse desenvolvimento, há a necessidade de uma quantidade cada vez maior de recursos para a execução de uma boa prática pedagógica, acarretando em uma melhor compreensão dos conteúdos. Nossa sociedade enfrenta desafios cada vez mais prementes diante da necessidade de crescer, desenvolver e explorar novas fontes de energia e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente (LEO,2010). Partindo desse pressuposto a construção de instrumentos para o laboratório a partir de materiais que seriam descartados é de grande importância, assim estaríamos exercendo a cidadania e trabalhando a conscientização do educando.
Este projeto está em desenvolvimento nas dependências da EEEP Wellington Belém de Figueiredo pelos alunos dos cursos técnicos ofertados pela mesma, com o auxílio do Professor de Física – Flávio Diniz. Diante da necessidade, os alunos, com representação de todas as turmas fazem pesquisas em torno do conteúdo estudado e reúnem-se para fazer coleta de materiais e produzirem experimentos que passam a ser utilizados durante as aulas teóricas ou no Laboratório de Física. 
O projeto possibilita ampliar os recursos disponíveis no laboratório de Física a partir do esforço do próprio aluno, para que se tenha uma melhor compreensão dos conteúdos, tornando-o protagonista do conhecimento e respeitando o meio ambiente. Consequentemente, melhorando o desempenho dos alunos na disciplina de Física, incentivando a curiosidade em torno da descoberta do conhecimento e ainda busca conscientizá-los sobre a importância da preservação do meio ambiente.  
Tornar o aluno protagonista do próprio conhecimento é um desafio para educação nos dias de hoje. É visível o bom desenvolvimento das aulas com essa participação direta dos mesmos, o conteúdo ganha vida e torna a prática pedagógica mais prazerosa.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.