A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

I MOSTRA DE CIÊNCIAS E CULTURA


TEMA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, CIENTÍFICO, SOCIOECONÔMICO E CULTURAL

REGULAMENTO
1. Objetivos:
  • Incentivar a atividade científica, por meio da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.
  • Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da Formação Geral do Ensino Médio, da parte diversificada e da Formação profissional, com as problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais.
  • Promover o desenvolvimento da criatividade, da capacidade inventiva e investigativa nos alunos para despertar vocações e participação em eventos científicos.
2. Composição das equipes:
  • Cada professor orientador ficará livre para inscrever os alunos que considerar necessário para execução do projeto, sendo que apenas 2(dois) alunos serão os expositores do projeto.
  • Cada aluno só poderá se inscrever em 1(um) único projeto.
3. Inscrição:
Os projetos deverão ser entregues para a Comissão Organizadora até o dia 13/10/2014. A elaboração do projeto é de inteira responsabilidade do professor orientador e da equipe de alunos. O resumo deve seguir o modelo indicado no Edital 2014 da VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA da CREDE 18.

4. Projetos:
  • Cada equipe deverá escolher um título relacionado com o tema central “Desenvolvimento sustentável, científico, socioeconômico e cultural e especificar a matéria foco do projeto.
  • Os projetos deverão estar de acordo com o conteúdo programático da escola.
  • Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço físico e do patrimônio da Instituição.
  • Será proibida a exposição no estande de: organismos vivos; espécimes (ou partes) dissecadas; animais vertebrados ou invertebrados; órgãos ou membros de animais/humanos ou fluidos (sangue, urina, etc.); substâncias tóxicas ou de uso controlado; colocação em marcha de motores ou similares; materiais cortantes (seringas, agulhas, vidros que possam provocar ferimentos); fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual que possam chocar o público (técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas similares); aparelhos de áudio que não façam parte do projeto; quaisquer sistemas que produzam som maior do que 80 dB; sistemas que produzam sons contínuos ou trilhas musicais que não sejam indispensáveis à apresentação e compreensão do projeto; sistemas que possam consumir mais do que 1 quilowatt de energia elétrica.
  • Cada equipe terá direito a utilizar 2 mesas de aluno, demais mobílias serão de responsabilidade da equipe, inclusive o zelo desses materiais.
5. Classificação
  • A Classificação será feita pela equipe de julgadores que será convidada pela escola.
  • Serão escolhidos 02 trabalhos, sendo um por categoria.
  • A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 20/10/2014(segunda-feira), na própria escola e no blog www.epnovaolinda.blogspot.com.
  • AS CATEGORIAS SÃO:
  • Linguagens;
  • Ciências da Natureza e Matemática;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências Ambientais;
  • Robótica.
Obs.: conforme o Edital 2014 da VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA da CREDE 18.

6. Execução do Projeto:
  • Cada equipe contará com um professor orientador.
  • Um professor poderá orientar até 2(dois) projetos.
  • No caso de construção de maquetes, a equipe deverá utilizar materiais de fácil reciclagem.
  • A divisão dos espaços será feito a partir da necessidade de cada projeto, sendo acordado com o professor orientador.
7. Avaliação
  • Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por cinco profissionais da educação ( um representante da CREDE 18, um representante da Sec. Municipal da Educação de Nova Olinda-CE, um professor de Nova Olinda-CE, um professor de Santana do Cariri-CE, um professor de Altanwira-CE);
  • Cada equipe disporá de 10 minutos para ser avaliada pela banca;
  • Será vedada a interfência do professor orientador durante a avaliação;
  • Durante todo o evento, pelo menos um dos alunos expositores deverá permanecer em seu estande apresentando o projeto aos visitantes. A ausência no estande poderá ocasionar a eliminação da equipe.
  • A avaliação dos projetos ocorrerá no dia 17 de outubro de 2014, no horário das 13:00h às 16:30h.
ASPECTOS CONSIDERADOS DURANTE A AVALIAÇÃO DOS PROJETOS:
  1. Criatividade e inovação (0 ma 10 pts);
  2. Conhecimento científico do problema abordado (0 ma 20 pts);
  3. Metodologia científica (0 ma 15 pts);
  4. Clareza e Objetividade na apresentação do trabalho (0 ma 20 pts);
  5. Cartaz ilustrativo (0 ma 15 pts);
  6. Caderno de campo (0 ma 20 pts).
8. Apresentação dos trabalhos:
  • A exposição dos trabalhos para a comunidade acontecerá no dia 17 de outubro de 2014 (sexta-feira), no horário das 13:00h às 16:30h.
  • As equipes deverão montar seu estande no dia 17 de outubro de 2014(sexta-feira), no horário de 7:30h às 11:50h.
  • Todo o material necessário para elaboração e apresentação dos trabalhos será de inteira responsabilidade das equipes (cartolina, fita gomada, folha de papel ofício , canetas, cola, aparelho de som , tv,dvd, projetor etc.).
  • Ao final das apresentações, é responsabilidade dos alunos a desmontagem, deixando o espaço limpo.
  • A equipe que se ausentar do estande antes dos horários previstos, cometer atos de indisciplina ou não cumprir com as determinações dos itens prescritos, terá a sua nota diminuída pela Comissão Organizadora.
  • Fica a critério dos componentes da equipe solicitar informações ou empréstimo de materiais de outras instituições. Quando isso ocorrer, a equipe deverá comunicar ao professor orientador, antes de fazê-lo.
Observação: os alunos devem estar devidamente fardados/camisa símbolo da I Mostra de Ciências e Cultura.
9.Disposições Gerais:
  • Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento, que é composta pelo: núcleo gestor, representantes de professores e funcionários.

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