A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Laboratório de Química


Sabe-se que os alunos possuem grande dificuldade de abstrair conceitos passados em sala de aula, impossibilitando dessa forma uma relação destes conceitos com seu dia-a-dia. A aula prática é uma sugestão de estratégia de ensino que pode contribuir para melhoria na aprendizagem de Química.
Pois, além dos experimentos facilitarem a compreensão do conteúdo, tornam as aulas mais dinâmicas, tendo assim uma aprendizagem mais significativa.
Laboratório é uma sala ou espaço físico devidamente equipado com instrumentos de medida próprios para a realização de experimentos e pesquisas científicas diversas, dependendo do ramo da ciência para o qual foi planejado.
A aula de Laboratório pode ser um poderoso catalisador do processo de aquisição de conhecimento, pois a partir do momento em que o estudante vivencia certa experiência, o conteúdo a ela relacionado se fixa com muito mais facilidade. As aulas de Laboratório podem funcionar como um contraponto das aulas teóricas, não apenas servindo como ilustração destas, mas acrescentando informações que seriam difíceis de transmitir através de uma aula expositiva ou de uma leitura” (CAPELLETO, 1992).
As atividades de laboratório exigem por parte dos alunos e professores não só o conhecimento das peças e aparelhos utilizados, mas também o emprego correto de cada um deles. Portanto, antes de qualquer coisa, é necessário que se observe bem cada uma das peças, memorize sua forma e conheça sua utilidade.
Professora Thamires Marôpo

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.