“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

domingo, 29 de junho de 2014

Implantação do Projeto Recortes da Literatura Nordestina na EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Durante às atividades de férias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo foi implantado o Projeto Recortes da Literatura Nordestina.
A literatura é a abertura maior da imaginação, pois é através dela que os autores abrem seus corações para um mundo além das possibilidades humanas, mas não fazem uma viagem só, levam consigo todos os ávidos leitores.
Através do Projeto Recortes da Literatura Nordestina pretendemos utilizar livros da Literatura Nordestina para estimular a produção textual contextualizada em sala de aula. Tais produções passam a compor um acervo de uma Biblioteca virtual da Escola. Utilizando-se da Plataforma ISSUU será possível transformar os textos produzidos em e-books. Sendo os mesmos disponíveis para hospedagem em redes sociais e blogs. Sabendo estabelecer a diferença entre uma carta e um e-Mail, certamente, por analogia, saberemos que livros e e-Books se encaixam no mesmo conceito. Termo de origem inglesa, e-Book é uma abreviação para “electronic book”, ou livro eletrônico: trata-se de uma obra com o mesmo conteúdo da versão impressa, com a exceção de ser, uma mídia digital.
Quanto a ISSUU esta é a mais rápida plataforma de publicação digital que mais cresce no mundo. Criada por um grupo de geeks apaixonados pela indústria editorial, ISSUU cresceu e se tornou uma das maiores redes de publicação no planeta.
Neste contexto, o aluno deve ser considerado como produtor de textos, aquele que pode ser entendido pelos textos que produz e que o constituem como ser humano. O texto só existe na sociedade e é produto de uma história social e cultural, único em cada contexto, porque marca o diálogo entre os interlocutores que o produzem e entre os outros textos que o compõem. O homem visto como um texto que constrói textos.
Quanto aos parceiros envolvidos no Projeto estes serão compostos por:
- Alunos das Turmas de Ensino Médio da EEEP Wellington Belém de Figueiredo;
- Professores e Núcleo Gestor;
- Colaboradores externos.
Sendo assim, durante às atividades de férias iniciamos com algumas Oficinas para a Formação dos Alunos multiplicadores do Projeto. Estas Oficinas contaram com a participação e contribuição dos componentes do Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda da EEFM Padre Luís Filgueiras.
O Fotógrafo Aglécio Dias, ministrou uma Oficina de Fotografia durante os dias 24, 25 e 26 de Junho. O mesmo disponibilizou uma apostila que foi convertida para e-book e está disponível aqui no Blog da Escola. 
Esta Oficina foi dividida em Teoria, a prática que foi feita na Trilha Ecológica do Rancho Zabelê (intitulada de Trilha das Virtudes) com uma visita a Ponte de Pedra e no último dia foi feito a análise e seleção das fotografias feitas durante a aula de campo.
No dia 27 de Junho, a Oficina foi dividida em dois momentos: a implantação do Projeto Recortes da Literatura Nordestina com a Professora Lucélia Muniz junto a Equipe de Alunos Multiplicadores deste Projeto. 
Em seguida, o Professor Aristóteles Alencar juntamente com alguns componentes da Rede de Blogs de Nova Olinda socializaram a experiência deste Projeto que já é desenvolvido desde o mês de Setembro/2010. 
Os mesmos ainda visitaram os ambientes de aprendizagem da EEEP Wellington Belém de Figueiredo, sendo recepcionados pelos alunos da referida unidade de ensino.
Conheça a Equipe de Alunos Multiplicadores do Projeto Recortes da Literatura Nordestina:
Ana Bruna Sousa – 1ºB;
Carla Jamily Cabral Pereira – 1ºD;
Francisco Janiel Gomes Rodrigues – 1ºA;
Jane Érica Xavier de Alencar – 1ºC;
João Douglas P. da Silva – 1ºB;
Lucas Valadão de Oliveira Dias – 1ºD;
Maria Fabiana da Silva – 1º B;
Maria Nirriely Alves de Almeida – 1º B;
Raimundo Oliveira da Silva Junior – 1ºC;
Thiago Lima Cordeiro – 1ºD;
Vicencia Linard Gonçalves Salú – 1ºB;
Com a Coordenação da Professora Lucélia Muniz.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.