Por Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
Já
homologada para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a BNCC também foi homologada
para o Ensino Médio. No dia 14 de dezembro de 2018 o documento foi homologado
pelo Ministério da Educação (MEC) e a sua Resolução foi publicada no Diário
Oficial da União.
A
Base Nacional Curricular Comum no Ensino Médio entrará em vigor apenas no ano
de 2020, contudo, muitas instituições de ensino já têm se preparado com
antecedência, ora seja adequando seu material de ensino, ora seja na
competência da sua equipe de docentes, por exemplo.
Esse
novo modelo de aprendizado contribuirá, também, para que o estudante tenha
melhor aptidão no momento em que concluir o ensino médio e for para o mercado
de trabalho.
O que é a BNCC?
A
Base Nacional Curricular Comum no Ensino Médio (BNCC) é um documento que surge
como um meio de padronizar o sistema de ensino brasileiro. Ele determina que,
independentemente de onde resida ou estude, as habilidades e competências
desenvolvidas pelos alunos deverão ser iguais, construindo assim “uma sociedade
justa, democrática e inclusiva”, conforme descrito no documento.
Ela
é uma espécie de norteador imprescindível para a equipe pedagógica e deve ser
adotado, obrigatoriamente, por instituições de ensino públicas e privadas.
Nesse
ponto, a educação continuada dos professores é de extrema importância para
garantir que a equipe docente esteja de acordo com o que é necessário para o
cumprimento dos objetivos os quais essa Base se destina.
Essa
Base não designa disciplinas fechadas, mas sim resume-se em quatros áreas do
conhecimento, sendo elas: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática, Ciências
da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Em
trecho do documento, é dito que a BNCC objetiva ajudar a “superar a
fragmentação das políticas educacionais, enseje o fortalecimento do regime de
colaboração entre as três esferas do governo e seja balizadora da qualidade da
educação”.
Competências da BNCC
A BNCC – Base Nacional Curricular Comum no Ensino Médio propõe que o
currículo da equipe docente deve estar alinhado com as 10 competências
estabelecidas nesse documento, sendo elas:
1 – Conhecimento;
2 – Pensamento científico, crítico e criativo;
3 – Repertório cultural;
4 – Comunicação;
5 – Cultura digital;
6 – Trabalho e projeto de vida;
7 – Argumentação;
8 – Autoconhecimento e autocuidado;
9 – Empatia e cooperação;
10 – Responsabilidade e cidadania.
O advento dessa base visa orientar os professores quanto ao que os
alunos devem aprender em sala de aula e como cada uma dessas competências deve
ser desenvolvida pelo discente.
Por meio da BNCC, ocorrerão mudanças significativa na educação
brasileira nos próximos anos. E as instituições de ensino públicas e privadas
devem, desde já, discutir sobre o assunto e adotar medidas para adequar-se aos
padrões.
Os anos que seguem serão desafiadores para o corpo docente, bem como para
as próprias instituições de ensino, pois professores e gestores deverão
refletir sobre as mudanças a serem realizadas quanto a implementação da BNCC
tanto no ensino médio quanto para os outros níveis de educação.
No caso do Ensino Médio, a mudança que ocorrerá é na organização do
currículo: se antes ele era baseado em conteúdo, a partir de 2020 a organização
curricular terá como base competências e habilidades.
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