Do ano de sua criação, em 1992,
até os dias atuais, o SPAECE fornece subsídios para formulação, reformulação e
monitoramento das políticas educacionais, vislumbrando a oferta de um ensino de
qualidade a todos os alunos da rede pública do Ceará.
Para isso, a cada edição, são
aplicados testes de desempenho e questionários contextuais que
possibilitam extrair dados, visando traçar um panorama da qualidade da educação
dos alunos. De posse desses dados, os gestores das secretarias de educação
podem tecer reflexões, elaborar e monitorar suas políticas, programas e
projetos educacionais.
No âmbito das unidades escolares,
os dados podem ser adotados, pelos diretores, coordenadores pedagógicos,
professores, alunos e responsáveis, para a revisão ou consolidação das ações
definidas no projeto político pedagógico da escola. Além disso, a organização
desses dados constitui uma ferramenta importante para diagnosticar os
resultados escolares e prestar contas à sociedade, em geral, de como se
encontra a qualidade do ensino público cearense.
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