TEMA:
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, CIENTÍFICO, SOCIOECONÔMICO E CULTURAL
REGULAMENTO
1.
Objetivos:
- Incentivar a atividade científica, por meio da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.
- Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da Formação Geral do Ensino Médio, da parte diversificada e da Formação profissional, com as problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais.
- Promover o desenvolvimento da criatividade, da capacidade inventiva e investigativa nos alunos para despertar vocações e participação em eventos científicos.
2.
Composição das equipes:
- Cada professor orientador ficará livre para inscrever os alunos que considerar necessário para execução do projeto, sendo que apenas 2(dois) alunos serão os expositores do projeto.
- Cada aluno só poderá se inscrever em 1(um) único projeto.
3.
Inscrição:
Os
projetos deverão ser entregues para a
Comissão Organizadora até o dia
13/10/2014. A elaboração do projeto é
de inteira responsabilidade do professor
orientador
e da equipe de alunos. O
resumo deve seguir o modelo indicado no Edital 2014 da VII FEIRA
REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA da CREDE 18.
4.
Projetos:
- Cada equipe deverá escolher um título relacionado com o tema central “Desenvolvimento sustentável, científico, socioeconômico e cultural” e especificar a matéria foco do projeto.
- Os projetos deverão estar de acordo com o conteúdo programático da escola.
- Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço físico e do patrimônio da Instituição.
- Será proibida a exposição no estande de: organismos vivos; espécimes (ou partes) dissecadas; animais vertebrados ou invertebrados; órgãos ou membros de animais/humanos ou fluidos (sangue, urina, etc.); substâncias tóxicas ou de uso controlado; colocação em marcha de motores ou similares; materiais cortantes (seringas, agulhas, vidros que possam provocar ferimentos); fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual que possam chocar o público (técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas similares); aparelhos de áudio que não façam parte do projeto; quaisquer sistemas que produzam som maior do que 80 dB; sistemas que produzam sons contínuos ou trilhas musicais que não sejam indispensáveis à apresentação e compreensão do projeto; sistemas que possam consumir mais do que 1 quilowatt de energia elétrica.
- Cada equipe terá direito a utilizar 2 mesas de aluno, demais mobílias serão de responsabilidade da equipe, inclusive o zelo desses materiais.
5.
Classificação
- A Classificação será feita pela equipe de julgadores que será convidada pela escola.
- Serão escolhidos 02 trabalhos, sendo um por categoria.
- A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 20/10/2014(segunda-feira), na própria escola e no blog www.epnovaolinda.blogspot.com.
- AS CATEGORIAS SÃO:
- Linguagens;
- Ciências da Natureza e Matemática;
- Ciências Humanas;
- Ciências Ambientais;
- Robótica.
Obs.:
conforme o Edital 2014 da VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA
da CREDE 18.
6.
Execução do Projeto:
- Cada equipe contará com um professor orientador.
- Um professor poderá orientar até 2(dois) projetos.
- No caso de construção de maquetes, a equipe deverá utilizar materiais de fácil reciclagem.
- A divisão dos espaços será feito a partir da necessidade de cada projeto, sendo acordado com o professor orientador.
7.
Avaliação
- Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por cinco profissionais da educação ( um representante da CREDE 18, um representante da Sec. Municipal da Educação de Nova Olinda-CE, um professor de Nova Olinda-CE, um professor de Santana do Cariri-CE, um professor de Altanwira-CE);
- Cada equipe disporá de 10 minutos para ser avaliada pela banca;
- Será vedada a interfência do professor orientador durante a avaliação;
- Durante todo o evento, pelo menos um dos alunos expositores deverá permanecer em seu estande apresentando o projeto aos visitantes. A ausência no estande poderá ocasionar a eliminação da equipe.
- A avaliação dos projetos ocorrerá no dia 17 de outubro de 2014, no horário das 13:00h às 16:30h.
ASPECTOS
CONSIDERADOS DURANTE A AVALIAÇÃO DOS PROJETOS:
- Criatividade e inovação (0 ma 10 pts);
- Conhecimento científico do problema abordado (0 ma 20 pts);
- Metodologia científica (0 ma 15 pts);
- Clareza e Objetividade na apresentação do trabalho (0 ma 20 pts);
- Cartaz ilustrativo (0 ma 15 pts);
- Caderno de campo (0 ma 20 pts).
8.
Apresentação dos trabalhos:
- A exposição dos trabalhos para a comunidade acontecerá no dia 17 de outubro de 2014 (sexta-feira), no horário das 13:00h às 16:30h.
- As equipes deverão montar seu estande no dia 17 de outubro de 2014(sexta-feira), no horário de 7:30h às 11:50h.
- Todo o material necessário para elaboração e apresentação dos trabalhos será de inteira responsabilidade das equipes (cartolina, fita gomada, folha de papel ofício , canetas, cola, aparelho de som , tv,dvd, projetor etc.).
- Ao final das apresentações, é responsabilidade dos alunos a desmontagem, deixando o espaço limpo.
- A equipe que se ausentar do estande antes dos horários previstos, cometer atos de indisciplina ou não cumprir com as determinações dos itens prescritos, terá a sua nota diminuída pela Comissão Organizadora.
- Fica a critério dos componentes da equipe solicitar informações ou empréstimo de materiais de outras instituições. Quando isso ocorrer, a equipe deverá comunicar ao professor orientador, antes de fazê-lo.
Observação:
os alunos devem estar devidamente fardados/camisa símbolo da I
Mostra de Ciências e Cultura.
9.Disposições
Gerais:
- Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento, que é composta pelo: núcleo gestor, representantes de professores e funcionários.
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