A Copa
do Mundo FIFA, também conhecida como Campeonato do Mundo
de Futebol é uma competição internacional
de futebol que ocorre a cada quatro anos. Essa competição,
foi
criada
em 1928 na França, sob a liderança do então presidente Jules
Rimet, está aberta a todas as federações reconhecidas
pela FIFA. O país anfitrião do Mundial é designado pela FIFA.
A última edição da Copa foi realizada na África do Sul, em
2010. O Brasil foi eleito para sediar a próxima edição,
em 2014.
A
Copa do Mundo é o segundo evento esportivo mais assistido no mundo,
atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Economicamente, a competição
tem efeitos positivos sobre o crescimento de certos setores e para o
desenvolvimento do país-sede. Instalações desportivas, incluindo
os estádios, são construídos ou reformados para a
ocasião. Estradas, aeroportos, hotéis e infraestrutura de
um modo geral, também são melhorados para receber a competição.
Entretanto, um país menos desenvolvido, de “Terceiro Mundo”,
pode sofrer mais que o esperado para organizar um Mundial.
Diante
desses aspectos, professores
e núcleo gestor da EEEP
Wellington Belém de Figueiredo,
localizada na Cidade Nova Olinda-CE,
resolveu que é de suma importância
a realização desse projeto, cujo
título
é “Arraiá da Copa”.
Projeto no qual
será trabalhado temas transversais interdisciplinares
e atividades que relaciona
cada disciplina com o tema Copa do
Mundo FIFA. E ainda coloca
em pauta a maior festa nordestina que é as festas juninas em
homenagem a
São João. Esse projeto será realizado na
última semana do semestre letivo,
em período integral, tendo como público-alvo
os alunos matriculados na escola e o
local de execução nas
instalações
da referida instituição.
Justificativa
É
correto afirmar que a nação Brasileira em sua maioria é apaixonada
pela
modalidade esportiva futebol, e com essa paixão intrínseca
na nossa sociedade, o futebol tornou-se o esporte mais popular no
Brasil. Sem dúvida em ano
de Copa de Mundo, o amor a seleção Brasileira prevalece e os
corações
verdes e amarelos tornam-se mais ligados e apaixonados pelo Brasil. É
possível enxergar de maneira bem explícita que nas ruas, escolas,
lojas, em qualquer ambiente a população Brasileira “respira
futebol”.
Diante
de aspectos expostos descritos acima pode-se chegar a conclusão que
esse evento exerce muita
influência
nos jovens, e com isso justifica-se a elaboração e execução deste
projeto. E com isso devemos,
sem dúvida, aproveitar essa
época deste evento esportivo tão grandioso, para enriquecer e dar
mais sentido significado ás aulas, consequentemente proporcionar um
maior conhecimento sobre a copa em todos aspectos e ainda relacionar
esses conteúdos com a cultura nordestina, em principal, as festas
juninas.
Objetivo Geral
Trabalhar
de forma interdisciplinar a
Copa do Mundo e
as festas
juninas. Pretendendo-se,
com essa temática,
desenvolver habilidades
e competências necessárias para a construção do conhecimento
significativo.
Objetivos
Específicos
Conhecer
diversas culturas e etnias, valorizá-las, respeitá-las e
divulgá-las;
Conhecer
a história das copas;
Identificar
e confeccionar bandeiras e símbolos de países participante;
Promover
uma maior interação social entre alunos, professores , funcionários
e núcleo gestor escolar;
Respeitar
e compreender o trabalho coletivo;
Desenvolver
o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da
formação do cidadão;
Desenvolver
a imaginação criadora, nos mais variados tipos de arte como:
música, dança poesia, desenhos unindo o lúdico ao pedagógico e
promovendo a aprendizagem e novos conhecimentos.
Temas Transversais
Ética:
Envolver
todas atividades dentro do contexto PAZ, já que se trata de um
campeonato mundial e concomitantemente festas
religiosas de São João.
O respeito entre os envolvidos
nas atividades e com as regras a elas aplicadas. E assim, a aceitação
de que não só tem lados positivos na vitória, há também nas
derrotas.
Meio
ambiente: Observar
no âmbito escolar as mudanças ocorridas em função da Copa, como:
Pinturas, Ornamentações
e enfeites no geral. E bem como, a preservação desse meio escolar
em que se vive.
Pluralidade
Cultural: Observar
as línguas faladas, os costumes e crenças de países participantes
deste evento esportivo. E
ao mesmo tempo resgatar e vivenciar culturas muitas vezes esquecidas
da nossa nação, dando enfase
a nossa cultura nordestina.
Metodologia
A
metodologia utilizada nesse projeto será através de pesquisas
bibliográficas, leitura e interpretação e produção de textos e
debates. Produção de paródias ,confecções de materiais
expositivos e trabalhos em grupo. E utilizará também de materiais
reproduzidos por recursos midiáticos como, vídeos e documentários,
assim como a realização de atividades lúdicas e palestra
educativa.
Programação
No
período de 3 à 6 de junho ocorrerá a confecção das 32 bandeiras
dos países participantes da Copa do Mundo FIFA, e também a
confecção em forma de pintura do mascote da copa (fuleco), do
troféu, bola da copa (Brazuca) e da pomba da PAZ que são os
símbolos da copa. Essas atividades serão divididas pelas turmas do
curso técnicos de redes de computadores, finanças, agronegócio e
edificações. Sendo oito bandeiras distintas e um mascote para cada
turma confeccionar, nos horários de projeto interdisciplinar.
Terça-feira – 10/06/2014
Terça-feira – 10/06/2014
8:00h-
Palestra educativa “Violência no Futebol”
09:10h-
Lanche
09:30h
às 11:50h- Jogos das modalidades futsal e handebol.
11:50h
às 13:00h- Almoço
13:00h
às 14:30h- Apresentação de paródias e leitura dos textos
produzidos pelos alunos envolvendo a temática do projeto.
14:30h
às 14:50h- Lanche
14:50h
às 16:30h-Realização de uma corrida de orientação e jogos
recreativos - circuitos(cabo de guerra, corrida de saco, corrida da
maça, xadrez, dama, tênis de mesa).
Quarta-feira-11/06/2014
07:30h
às 09:30h- Cine
Copa (sessão interativa)
09:30h
ás 09:50h -Lanche
09:50h
ás 11:50h-Gincana
Rumo à Copa
11:50h
ás 13:00h- Almoço
A
partir das 13:00h- Apresentação
de danças, esquete teatral (casamento matuto), quadrilha
improvisada, apresentação da quadrilha da região “Danado
de bom” e degustação de comidas típicas.
Avaliação
do projeto
Observação
direta e contínua da participação efetiva e significativa dos
estudantes envolvidos.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.