Sabe-se
que os alunos possuem grande dificuldade de abstrair conceitos
passados em sala de aula, impossibilitando dessa forma uma relação
destes conceitos com seu dia-a-dia. A aula prática é uma sugestão
de estratégia de ensino que pode contribuir para melhoria na
aprendizagem de Química.
Pois,
além dos experimentos facilitarem a compreensão do conteúdo,
tornam as aulas mais dinâmicas, tendo assim uma aprendizagem mais
significativa.
Laboratório
é uma sala ou espaço
físico devidamente equipado com instrumentos
de medida próprios para a realização de experimentos
e pesquisas
científicas diversas, dependendo do ramo da ciência
para o qual foi planejado.
A
aula de Laboratório pode ser um poderoso catalisador do processo de
aquisição de conhecimento, pois a partir do momento em que o
estudante vivencia certa experiência, o conteúdo a ela relacionado
se fixa com muito mais facilidade. As aulas de Laboratório podem
funcionar como um contraponto das aulas teóricas, não apenas
servindo como ilustração destas, mas acrescentando informações
que seriam difíceis de transmitir através de uma aula expositiva ou
de uma leitura” (CAPELLETO, 1992).
As
atividades de laboratório exigem por parte dos alunos e professores
não só o conhecimento das peças e aparelhos utilizados, mas também
o emprego correto de cada um deles. Portanto, antes de qualquer
coisa, é necessário que se observe bem cada uma das peças,
memorize sua forma e conheça sua utilidade.
Professora
Thamires Marôpo
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.