“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

Histórico

Conheça a nossa Escola

Homenageado

Wellington Belém de Figueiredo

Núcleo Gestor

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Professores

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Grêmio Estudantil

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Alunos

Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações

Perfil dos Cursos

Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações

A bandeira de nossa escola

Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Realizada II Mostra Cultural Afro-brasileira e I Mostra Cultural Indígena

Visando promover ato reflexivo sobre a contribuição dos negros e negras, assim como também dos indígenas na formação da sociedade brasileira a partir de ações afirmativas desse grupo social, a Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo, promoveu nesta última sexta-feira, (20/11), a II Mostra Cultural Afro-brasileira e a I Mostra Cultural Indígena

Este evento corroborou para a efetivação das Leis de nº 10. 639/2003 e nº 11.645/2008 no ambiente escolar, tendo, portanto, a finalidade de quebrar paradigmas e os estereótipos quanto a inserção desses grupos sociais nos livros didáticos, quando são discutidos e, ou lembrados somente nos período colonial, regencial e imperial brasileiro, época em que o pais esteve sob o julgo português. Intenciona-se ainda trabalhar temáticas referentes aos grupos supracitados pelo viés dos que foram oprimidos.

A mostra contou com participação diversos integrantes da comunidade local e regional, sendo eles e elas:

Professora Valéria Rodrigues que discorreu acerca da Importância da Interdisciplinaridade na Aplicabilidade dos Conteúdos Referentes a História Africana, Afro-brasileira e Indígena.


A professora Maria Firmino, do município de Juazeiro do Norte, discutiu sobre “A Intolerância Religiosa contra as Religiões de Matrizes Africanas”.


Dayze Vidal, do Pretas Simoa (Grupo de Mulheres Negras do Cariri) que teve momentos de reflexão junto a comunidade escolar discorrendo acerca da temática “Identidade Negra”.


O Grupo “CultuArte Capoeira”, do município de Altaneira, coordenado pelo professor/mestre Cesar Rodrigues demostrará a força da Capoeira como símbolo de resistência negra à escravidão.


Além dos convidados, alunos e alunas demonstraram seu talento e protagonismo juvenil, realizando peças teatrais, recitais, danças e outras atividades com as mesmas temáticas.


Confira mais fotos:




quinta-feira, 12 de novembro de 2015

II Mostra Afro-brasileira homenageará Luísa Mahin e Oliveira Silveira

A Escola Estadual de Educação Profissional Welington Belém de Figueiredo, em Nova Olinda, realizará no próximo dia 20 de novembro a II Mostra Cultural Afro-brasileira e a I Mostra Cultural Indígena, visando promover ato reflexivo sobre a contribuição dos negros e negras, assim como também dos indígenas na formação da sociedade brasileira a partir de ações afirmativas desse grupo social. A ideia partiu do projeto intitulado “Cultura Afro-brasileira e Indígena na Escola” que gradualmente foi se tornando parte integrante e constante das discussões multidisciplinares, com destaque para a área de Ciências Humanas (História, Filosofia, Sociologia e Geografia).

O evento corrobora para a efetivação das Lei nº 10. 639/2003 e nº 11.645/2008 no ambiente escolar, tendo, portanto, a finalidade de quebrar paradigmas e os estereótipos quanto a inserção desses grupos sociais nos livros didáticos, quando são discutidos e, ou lembrados somente nos período colonial, regencial e imperial brasileiro, época em que o pais esteve sob o julgo português. Intenciona-se ainda trabalhar temáticas referentes aos grupos supracitados pelo viés dos que foram oprimidos.


Na oportunidade os alunos poderão demonstrar através de danças, documentários, vídeos, entrevistas, poemas, contos, lendas, rodas de conversas e debates parte do que vem sendo trabalhado em sala durante o ano letivo. Temas polêmicos e poucos discutidos no meio escolar também merecerão tempo para a análise e reflexão por parte do corpo discente, como por exemplo, Preconceito, Discriminação, Racismo, Genocídio desses dois grupos étnicos, Representatividade do Negro e do Indígena nos Espaços de Poder, Protagonismo Negro e Indígena, Movimentos Negros na Região do Cariri, Intolerância Religiosa para com as de matrizes africana e Cotas Raciais.

Dayze Vidal, do Pretas Simoa (Grupo de Mulheres Negras do Cariri) terá momentos de reflexão junto a comunidade escolar para discorrer acerca da temática “Identidade Negra”. Em 2014 ela pontuou sobre “A Implantação e a Aplicabilidade da Lei 10.639/03 nas Redes Públicas de Ensino”. O Grupo “CultuArte Capoeira”, do município de Altaneira, coordenado pelo professor/mestre Cesar Rodrigues demostrará a força da Capoeira como símbolo de resistência negra à escravidão.

Dentre uma seleta lista de personalidades negras que fará parte de uma exposição, a mostra que tem como tema “Nunca se omitir, sempre ousar lutar” homenageará Luisa Mahin e Oliveira Silveira, dois dos mais importantes nomes e símbolos de luta, resistência e promotores da igualdade racial.

O evento está previsto para ter início às 7h30 (sete e trinta) da manhã e se estenderá até às 16h30 (dezesseis e trinta) da tarde.

Por: Nicolau Neto @ Blog Informações em foco.

Dia do Diretor Escolar!


O Diretor Escolar é aquele que luta no dia-a-dia pelo bem estar de toda comunidade escolar e antes de tudo um educador, onde a boa gestão escolar repercute de forma profunda na formação dos alunos. Frente a esse momento, exaltamos votos de estima a nossa Diretora Lúcia Santana.


"A responsabilidade de cada diretor é a certeza que a educação está no caminho certo!"
Neto Guerrieri