“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

Histórico

Conheça a nossa Escola

Homenageado

Wellington Belém de Figueiredo

Núcleo Gestor

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Professores

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Grêmio Estudantil

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Alunos

Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações

Perfil dos Cursos

Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações

A bandeira de nossa escola

Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri

terça-feira, 30 de junho de 2015

“Não importa a cor do céu, quem faz o dia bonito é você”

“E o segredo é ter muita fé para seguir em frente, mais coragem para enfrentar os obstáculos e a certeza de que quando os nossos sonhos são movidos por amor, a vitória não demora a chegar…
E que nossa vida seja repleta daquilo que nos faz bem”.
BOAS FÉRIAS E ATÉ AGOSTO!!!

Resultado da 2ª largada para a leitura

O resultado da 2ª largada para a leitura foi o empréstimo de 150 livros – informou a Profª Luciana França, regente da Biblioteca.

Férias regadas a muita leitura!!!

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES DO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA – LEI

MÊS DE JUNHO/2015

- Postagens nas Redes Sociais utilizadas pela Escola (Blog e Facebook);
- Agendamento das mídias e organização destes equipamentos em sala de aula;
- Registro fotográfico das atividades realizadas pela escola;
- Artes gráficas;
- Produção audiovisual;
- Formação continuada – Curso Profissionalizante em Informática da Click Informática (cursando);
- Mobilização, divulgação e aquisição de livros oriundos da Campanha para doação de livros do Projeto Recortes da Literatura Nordestina;
- Postagens acerca das datas comemorativas e dos aniversariantes do mês;
- Inscrições dos alunos das turmas de 2º Ano para o ENEM 2015 em equipe com o Prof. Givanildo (Laboratório de Línguas), Deylanne (LEC) e Assis (Coordenador Escolar);
- Criação de e-mails para os alunos das turmas de 2º Ano que não lembravam ou perderam o e-mail criado no período letivo 2014;
- Criação do convite e da arte para divulgação do Arraiá da escola – Arraiá do Cumpade Wellington;
- Repasse de convite aos alunos para assistirem à apresentação Aláfia dentro das atividades do Circuito Patativa do Assaré 2015;
- Lançamento do Sorteio do livro “Como eu era antes de você” de Jojo Moyes com a temática “Amor” no Blog Reflexões de Lucélia Muniz (http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/2015/06/sorteio-do-livro-como-eu-era-antes-de.html);
- Pesquisa no Memorial Espedito Seleiro/Museu do Ciclo do Couro como aula de campo para os alunos do Projeto Recortes da Literatura Nordestina;
- Elaboração de matéria falando sobre a aula de campo no Memorial Espedito Seleiro/Museu do Ciclo do Couro para postagem no Blog da escola e envio para postagem no site da CREDE 18 e da SEDUC;
- Descrição da Biografia do Mestre Espedito Seleiro utilizando como fonte a Pesquisa feita no Memorial Espedito Seleiro/Museu do Ciclo do Couro;
- Postagem da matéria sobre as atividades alusivas as comemorações da Semana do Meio Ambiente e envio da mesma para postagem no site da CREDE 18 e da SEDUC como solicitado pelo Coordenador Escolar Assis;
- Divulgação do CONCURSO HISTÓRICO-LITERÁRIO CAMINHOS DO MERCOSUL 2015;
- Edição e compartilhamento do Vídeo da Conversa dos alunos do Projeto Recortes da Literatura Nordestina com o Mestre Espedito Seleiro;
- Matéria sobre as comemorações alusivas a Semana do Meio Ambiente postada no site da CREDE 18;
- Matéria sobre a aula de campo realizada no Memorial Espedito Seleiro/Museu do Ciclo do Couro postada no site da SEDUC;
- Confecção, elaboração e criação do II E-book do Projeto Recortes da Literatura Nordestina da Série Mulheres que inspiram juntamente com os alunos que participam do referido projeto;
- Divulgação e compartilhamento nas redes sociais do II E-book do Projeto Recortes da Literatura Nordestina;
- Matéria sobre a aula de campo no Memorial Espedito Seleiro/Museu do Ciclo do Couro postada no site da CREDE 18;
- Envio de matéria sobre a aula de Campo na FLONA (Floresta Nacional do Araripe) e constituição da COM-VIDA na escola para postagem no site da CREDE 18 e da SEDUC como solicitado pelo Coordenador Escolar Assis;
- Registro, edição e compartilhamento das fotografias feitas durante o Arraiá do Cumpade Wellington;
- Inclusão da ferramenta referente ao perfil da escola no Facebook dentro do Blog da escola;
- Correção dos relatórios feitos pelos alunos em decorrência da aula de campo no Memorial Espedito Seleiro/Museu do Ciclo do Couro;
- Confecção da arte de divulgação sobre a II Mostra Cultural Anglo-Hispânica;
-  Produção de texto para divulgação da II Mostra Cultural Anglo-Hispânica com postagem no Blog da escola e divulgação nas redes sociais;
- Cobertura fotográfica da 1ª edição do Projeto Café Literário coordenado pela Profª Luciana França da Biblioteca;
- Postagem e compartilhamento das fotografias do Café Literário;
- Aplicação das Avaliações do 2º Bimestre na sala do 2º Ano B das 09:00h às 11:50h juntamente com o Professor Edilson no dia 22/06;
- Aplicação das Avaliações do 2º Bimestre na sala do 1º Ano D das 09:00h às 11:50h juntamente com o Professor Lucas no dia 23/06;
- Artigo educacional intitulado A fotografia como recurso didático postado no site do Instituto da Cidadania Brasil;
- Divulgação de que o Instituto da Cidadania Brasil convida para participação no seu quadro de articulistas, professores que podem enviar artigos de assuntos vinculados à educação, dinâmica escolar ou outros temas que contribuam com o aperfeiçoamento pedagógico de gestores, professores e alunos;
- Envio de matéria sobre o Projeto Café Literário para ser postada no site da CREDE 18 como solicitado pela Professora Luciana França e autorizado pela Diretora Escolar Lúcia Santana;
- Aplicação das Avaliações do 2º Bimestre na sala do 2º Ano A das 09:00h às 11:50h juntamente com o Professor Nicolau no dia 24/06;
- Elaboração, compartilhamento e envio via e-mail do convite da II Mostra Cultural Anglo-Hispânica;
- Baixando Vídeos do Youtube para serem utilizados na II Mostra Cultural Anglo-Hispânica;
- Conversão de vídeos através do aTube Catcher para serem utilizados na II Mostra Cultural Anglo-Hispânica;
- Montagem de vídeos utilizando o Windows Movie Maker para produção de vídeos a serem utilizados na II Mostra Cultural Anglo-Hispânica;
- Baixando músicas no 4shared para serem utilizadas na II Mostra Cultural Anglo-Hispânica;
- Fotografia, edição, postagem e compartilhamento da Mostra diurna dos trabalhos apresentados durante a Mostra Cultural Anglo-Hispânica;
- Filmagem do evento do Show Literomusical;
- Divulgação no blog da escola da matéria que traz o relato do Projeto Cultura Afro-brasileira na Escola publicada no Blog TV Escola;
- Divulgação no blog da escola e compartilhamento da matéria encaminhada pelo Professor Coordenador Renan Diniz acerca da entrega de certificados aos monitores do Curso Técnico em Finanças;
- Edição das fotografias e postagem sobre a Palestra – Moringa: a árvore da vida ministrada pelo Palestrante e Consultor Wilker Halan Araujo Matos;
- Postagem de uma mensagem de otimismo e boas férias no blog da escola;
- Repasse através de e-mail de todas as informações referentes ao Laboratório de Informática a todos os professores e Núcleo Gestor.
  
Nova Olinda-CE, 30 de junho de 2015.

Profª Lucélia Muniz da França
Laboratório de Informática

ENTREGA DE CERTIFICADOS AOS MONITORES DAS DISCIPLINAS TÉCNICAS DO CURSO TÉCNICO EM FINANÇAS

No dia 26 de junho de 2015, o Professor Coordenador do Curso Técnico em Finanças Renan Diniz Araujo juntamente com os Diretores de Turma do respectivo curso - Jhon Wille Gomes dos Santos e Antonia Cirlaedna Pereira da Silva - realizaram a entrega de certificados aos alunos monitores das disciplinas técnicas referentes ao 1º Semestre do corrente ano: Legislação Tributária, Orçamento, Planejamento e Controle Financeiro I, Matemática Comercial e Financeira I e Introdução à Contabilidade.

Confira o depoimento de alguns monitores:
SIÓSNEI PAZ NUNES: Monitor da Disciplina de Matemática Comercial e Financeira I com Carga horária de 40 horas/aula
Ser monitor para mim foi uma experiência inenarrável. Pois foi mais um objetivo que eu tinha na minha vida e através de muitos esforços e dedicação consegui cumprir a meta de ser monitor. Numa área em que considero uma das melhores para estudar nas ciências exatas, temidas por muitos e amadas por poucos. Como monitor da disciplina da base técnica, Matemática Comercial e Financeira I, tive o privilégio de interagir mais com os meus colegas de classe. Ajudá-los quando estavam com dúvidas no conteúdo e até mesmo quando alguns precisavam apenas de uma palavra de motivação e uma pessoa que acreditasse no seu potencial.
Tiveram sim, horas difíceis. Horas de se reclamar, mas enfim, nessas horas parava e refletia “ninguém falou que seria fácil” por isso tentava sempre ver o lado bom das situações, como por exemplo: nas horas que o professor Renan Diniz cobrava de mim postura e atenção. Parava e refletia que isso eu vou precisar sempre tanto na minha vida pessoal como profissional. Como monitor tinha o privilegio de participar semanalmente de uma roda de conversa com o Professor Renan Diniz e mais três colegas monitores onde discutíamos os seguintes tópicos: pontos a melhorar na turma, auto avaliação do monitor e avaliação do professor coordenador do curso de finanças Renan Diniz Araújo. Esses encontros eram muitos produtivos e faziam refletir bastante sobre a turma e se próprio.
Enfim, foi muito bacana ser monitor e essa experiência tenho certeza que só veio para somar na minha bagagem de conhecimentos. Como diz o Professor Renan: “As oportunidades são como um cavalo de corrida, elas passam em sua frente e temos de agarrar e não deixar escaparem”, e cá estou eu, sempre SONHANDO E NUNCA DESISTINDO. 
VICÊNCIA LINARD GONÇALVES SALÚ: Monitora da Disciplina de Legislação Tributária com Carga horária de 40 horas/aula
A minha motivação de querer ser monitora de uma disciplina da base técnica veio primeiramente de ver a dificuldade que meus colegas estavam tendo, e também para me ajudar. A monitoria necessita de bastante desempenho e responsabilidade, porém é muito gratificante no sentido de no final do semestre ver os resultados. É maravilhoso quando alguém tem uma dúvida e chega para pedir sua ajuda e você pode contribuir! São esses bons momentos que desejo levar sempre comigo. Algo que aprendi com a monitoria é que você tem que ser humilde o suficiente para ajudar o próximo e deixar de lado o individualismo. Gostei bastante dessa experiência, em apenas 5 meses já mudei alguns hábitos, e aprendi muito para minha vida profissional. Estou orgulhosa de ter sido uma monitora e de ter ajudado meus colegas e o Professor Renan Diniz. Jamais perderia essa oportunidade. “O conhecimento vem das experiências”.
NATANIELE DE JESUS SANTOS: Monitora da Disciplina de Orçamento, Planejamento e Controle Financeiro I com Carga horária de 60 horas/aula
Eu, Nataniele de Jesus, agradeço a oportunidade de ter sido uma monitora entre vários que concorreram. Isso oportunizou várias experiências e me ajudou a vencer vários obstáculos desde o nervosismo ao modo de saber me expressar e falar com o professor e os alunos. Foi mais uma barreira ultrapassada, não só por mim, mas por todos os outros que se esforçaram também pela monitoria. Superei os medos que eu tinha e percebi que tenho bastante capacidade. Obrigada!
JOÃO DOUGLAS PEREIRA DA SILVA: Monitor da Disciplina de Introdução à Contabilidade com Carga horária de 80 horas/aula
Essa é uma área que me identifico bastante, a Contabilidade. E, veio a oportunidade de me aprofundar nos conteúdos, então resolvi ser monitor da mesma. Durante esse semestre eu passei por novas experiências, conhecimentos e qualificação. No começo é um pouco complicado, mas depois você percebe que está crescendo. É magnifica a sensação de ajudar seus próprios colegas e eles de forma indireta estão lhe ajudando. O que aprendi com a monitoria é que quando repassamos conhecimentos a gente absorve em dobro. Isso nos torna pessoas mais responsáveis. Sinto-me grato por esse papel que assumi, cumpri com minhas responsabilidades e deveres. Posso ver que contribui bastante com meus colegas, meu professor, e meu futuro.
A monitoria do Curso Técnico em Finanças integrado ao Ensino Médio se realizado a partir de um encontro semanal com a presença do coordenador do curso e os monitores das respectivas disciplinas. Na ocasião são debatidos pontos positivos a serem melhorados, analisados pelo professor e alunos. Ainda acontece a auto avaliação dos monitores e proporciona novas oportunidades de interação social e profissional.
O Professor Coordenador Renan Diniz, agradece e parabeniza os monitores das disciplinas técnicas pelo esforço e dedicação que ambos desempenharam no decorrer do 1º semestre de 2015.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Show Literomusical da II Mostra Cultural Anglo-Hispânica

Na noite da sexta-feira (26) foi realizado na EEEP Wellington Belém de Figueiredo o Show Literomusical da II Mostra Cultural Anglo-Hispânica. No horário das 13:00h às 16:00 a nossa escola recebeu visitantes para conferir os trabalhos apresentados pelos alunos.
Confira as fotos em nosso Facebook
Logo a noite aconteceu o Show Literomusical na II edição da Mostra na Quadra esportiva da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.
Os convidados poderiam já na entrada do evento fazerem suas fotografias no banner com o tema do Show – The Oscar’s. 
No vídeo de abertura do Evento foi mostrado como foi organizado todos os preparativos para que fosse possível a concretização deste momento. Onde alunos e professores puderam colaborar na organização do que culminaria com a II Mostra Cultural Anglo-Hispânica.
Ainda na abertura do Show Literomusical os alunos apresentaram um show musical de dança.
Depois dois alunos se pronunciaram falando sobre como tinha sido preparado as apresentações e sua contextualização dentro das atividades da II Mostra Cultural Anglo-Hispânica.
Em seguida foi anunciado as professoras coordenadoras do Projeto – Fabiana Vera Cruz acompanhada pelo aluno Vinícius Albanás e Alana Leite acompanhada pelo aluno Fillipe Albanás que fizeram uma saudação e pronunciamento ao público em espanhol e em inglês. 
Após o pronunciamento das professoras, os alunos executaram de forma instrumentalizada a música Roar da cantora Kate Perry. 
A cada apresentação anunciada, uma dupla de alunos cerimonialistas, revelava o filme e a apresentação de dança referente ao mesmo.
Os filmes anunciados foram os seguintes:
A Máscara do Zorro
Dirty Dancing – Ritmo Quente
Gol – O Sonho impossível
Uma apresentação de Bitbox foi feita durante o anúncio dos filmes e das danças.
Filme Footloose
Dirty Dancing II – Noite em Havana. Onde foi apresentado uma salsa e um merengue.
Vem dançar – Neste momento foi realizado uma apresentação de um tango.
Os agradecimentos finais foram feitos pelo Presidente do Grêmio Estudantil Matheus Santos, pela Diretora Escolar Lúcia Santana e pela Professora Fabiana.
O encerramento do Show Literomusical aconteceu com a apresentação da música Bailando com dançarinos de Flamenco e de dança de rua.
15 casais e 09 alunas compuseram o grupo que se apresentou com a coreografia dos alunos Leandro e Vanessa.
FOTOGRAFIA – Jenfte Alencar

Matéria do Blog TV Escola traz relato do Projeto Cultura Afro-brasileira na Escola


O Projeto Cultura Afro-brasileira na Escola é desenvolvido na EEEP Wellington Belém de Figueiredo coordenado pelos professores da área de Ciências Humanas – Nicolau Neto, Yane Moura e Edisangela Sales.

As atividades desenvolvidas através do referido projeto têm ponto de partida e também reflexão a Lei 10.639/2003.  Na apresentação do projeto é ressaltado que a lei completou mais de uma década, porém mesmo depois de tanto tempo, a obrigatoriedade da inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" constante desta lei ainda não vingou.

Confira o relato do Projeto no Blog TV Escola.

Cultura Afro-brasileira na Escola

Todo sábado, a postagem do Blog TV Escola tem uma história contada por um(a) professor(a) do Brasil. É muito simples, basta você contar um pouco sobre o seu projeto, sua experiência pedagógica ou até mesmo aproveitar o espaço para estimular uma reflexão, discussão sobre algum tema pertinente aos profissionais da educação e seus alunos.

As postagens são resultado da campanha “Uma postagem para chamar de minha” do Blog TV Escola.