“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

Histórico

Conheça a nossa Escola

Homenageado

Wellington Belém de Figueiredo

Núcleo Gestor

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Professores

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Grêmio Estudantil

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Alunos

Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações

Perfil dos Cursos

Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações

A bandeira de nossa escola

Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Alunos do Curso Técnico em Redes de Computadores assistem o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol)

Neste último sábado (25), alunos do Curso Técnico em Redes de Computadores do 2° Ano “A” assistiram o Flisol - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre – que se realizou no Campus Lagoa Seca da Faculdade Leão Sampaio. 
O evento contava com Palestras e Workshops sobre vários temas da tecnologia. Dentre as temáticas abordadas: Desenvolvimento de jogos com a linguagem Java, Introdução a Arduino, Introdução a Linguagem Python, Servidores Linux, entre outros.
As palestras e Workshops eram ministrados por professores da instituição que estava sediando o evento e alguns convidados. Além dessas atividades, houve o momento de instalação de softwares livres nas máquinas.
O mais curioso em participar de um evento como este é que os profissionais que ministram as palestras e Workshops procuram construí-las de uma forma fácil de ser compreendida. E o mais importante, o objetivo de um evento como esse não é impor que o ouvinte abrace os softwares livres pelo simples fato de serem livres e sim por todos os benefícios existentes nos mesmos.
O evento teve uma duração curta, das 08:00h às 15:00h, porém despertou muito interesse nos alunos do Curso Técnico em Redes de Computadores e proporcionou um riquíssimo aprendizado.

Ana Daiane Rodrigues dos Santos
Curso Técnico em Redes de Computadores – 2ºA

Aniversariantes do mês de Maio/2015

O ser feliz está sempre em nossas mãos. O surgir de cada dia vem sempre com nova mensagem de esperança. Feliz Aniversário! Parabéns!
Antonio Domingos – 02/05
Francisca Valéria – 15/05
Cláudio Luan – 15/05
Escola – 15/05
Flávio Araujo – 25/05
Cirlaedna Pereira – 27/05
Janaína Nobre – 30/05

terça-feira, 28 de abril de 2015

Com a palavra a leitora do mês

Janaina Tomaz - a leitora do mês
LER
Uma palavra tão minúscula, mas carrega consigo um mundo imenso de histórias. Onde um simples capítulo pode se tornar uma aventura. “Falo por mim, não me canso de ler”!
Com a leitura podemos conhecer novas culturas, novas palavras, notícias e até mesmo novos pontos de vista.
Esta é a terceira premiação na escola. Vejo estes prêmios como uma motivação para os alunos.
Temos vários tipos literários em nossa Biblioteca: romances, comédias, clássicos, aventuras, crônicas, ficção... é uma variedade sem fim para todos os tipos de gostos.
Gosto de ler histórias voltadas para vários tipos de livros, tais como: O melhor de mim, A marca de uma lágrima, O Mundo de Sofia, Fale!, Estrelas tortas, Possível impossível amor, Réstias do Passado, A cabana, dentre outros.
São muitas obras importantes que deixaram recordações e acredito que você também vai adorar ler!!! Aproveite!!! São livros maravilhosos!!!
Recebendo a premiação das mãos da Profª Luciana França
“Um livro não resolve todos os seus problemas, mas pode ajudar a solucioná-los”.

Janaina Tomaz
2ºA – Curso Técnico em Redes de Computadores

Desafio resto ZERO

Durante esta semana as Escolas Estaduais do Estado do Ceará estão trabalhando a temática da “Alimentação Saudável” e a EEEP Wellington Belém de Figueiredo não poderia ficar de fora.
Pensando nisso envolvemos o tema evitando o desperdício durante as refeições realizadas nesta unidade de ensino.
Todos os dias grandes quantidades de alimentos que poderiam ter sido consumidos (ou terem outra utilização) estão a ser desperdiçados.
Lançamos o desafio para nossos alunos, o qual separamos por cursos baldes de descartes de alimentos.
Durante essa semana, todos os dias após o almoço será pesado as sobras dos alimentos por curso. Tendo assim, o curso ganhador do dia o que obtiver o menor peso das sobras.
Por isso, um dos hábitos que devemos incorporar ao cotidiano é evitar o desperdício.

“Apesar de ser o quarto país do mundo em produção de alimentos, o Brasil é também o sexto entre os que têm os maiores índices de subnutrição”.

Professora Deylanne Sampaio
Laboratório de Ciências

Resultado do I Concurso Escolar Gea Terra Mãe

FOTO - Maria Fabiana da Silva - 2º lugar no I Concurso Escolar Gea Terra Mãe
Em 2014 foi realizado o I Concurso Escolar Gea Terra Mãe através do Geopark Araripe e a Universidade Regional do Cariri-URCA com a temática Desertificação.
Maria Fabiana da Silva
Dentre as várias modalidades do Concurso, a EEEP Wellington Belém de Figueiredo, participou na Categoria Fotografia ao inscrever a aluna Maria Fabiana da Silva sob a orientação da Professora Lucélia Muniz.
Este ano recebemos o resultado do concurso e obtivemos o 2º lugar na modalidade fotografia.
Profª Lucélia Muniz
A fotografia inscrita da aluna é resultado das ações do Projeto Recortes da Literatura Nordestina desenvolvido através do Laboratório de Informática da nossa escola.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dicas para seu filho se dar bem na escola

Quanto mais os pais participam da vida escolar, mais os jovens aprendem

O apoio dos pais e a manutenção de um bom ambiente familiar como extensão da escola são fatores indispensáveis para o desenvolvimento educacional dos jovens. A família pode colaborar de várias maneiras: participando das reuniões da escola e verificando o caderno do estudante diariamente; conversando sobre o cotidiano da escola - o que foi ensinado naquele dia; que tipo de trabalhos foram feitos com os colegas - e impedindo que os mesmos faltem às aulas.

Vale lembrar que família pode -e deve-, sim, contribuir com as questões escolares, mas cabe à instituição de ensino a sistematização do conhecimento.

Veja a seguir como colaborar para que o seu filho se dê bem na escola a partir de dicas simples e práticas, baseadas em pesquisas e na experiência dos melhores profissionais da área no Brasil e no mundo.

 

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Hoje a nossa escola recebeu a visita dos Coordenadores Pedagógicos do Instituto Aliança

Hoje (23) a nossa escola recebeu os Coordenadores Pedagógicos do Instituto Aliança responsáveis pelo acompanhamento escolar das Unidades Curriculares – Projeto de Vida e Mundo do Trabalho.
Sidnei Cavalcante – Coordenador Pedagógico do Instituto Aliança e Pontes Neto – Coordenador Estadual Pedagógico do Instituto Aliança, reuniram-se com as Professoras Cirlaedna Pereira, Alana Leite e Fabiana Vera Cruz. Estas professoras ministram as disciplinas de Mundo do Trabalho e Projeto de Vida em nossa escola.
Para a Professora Cirlaedna Pereira, a mesma gosta de “quebrar um pouco com a rotina da sala de aula, onde tudo está organizado em filas de cadeiras. Ela prefere mesmo trabalhar com os alunos em outros ambientes da escola, tentando tornar o momento mais agradável e produtivo. ”
A Professora Alana Leite, ressaltou que ao ministrar estas disciplinas, percebe que o aluno se sente mais à vontade para expressar-se e também se emocionam ao falarem de suas expectativas e até mesmo sobre seu futuro escolar e pessoal.
Já para a Professora Fabiana Vera Cruz, estas disciplinas possibilitam um contato maior com os alunos ao passo que também criam um elo com as demais disciplinas do currículo da escola.

Os projetos realizados pelo Instituto Aliança estão organizados em quatro áreas temáticas e uma destas é:

“A Incidência nas Políticas de Ensino Médio, onde atua por meio da institucionalização de tecnologias educacionais voltadas para o desenvolvimento integral e integrado de adolescentes e jovens. Desenvolve e adapta essas tecnologias ao contexto das redes públicas, articulando as políticas de educação e trabalho, garantindo o princípio da universalidade com qualidade para todos os estudantes. Busca ainda influenciar as práticas educacionais no sentido de adotarem metodologias participativas e desenvolverem o protagonismo juvenil, tornando-as mais atrativas, de forma a contribuir com a melhoria dos indicadores positivos relativos à educação, a exemplo da aprovação e do desempenho; e na diminuição dos indicadores negativos, como reprovação e abandono. ”

INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS para o Curso de Extensão “Controle Cidadão”

Inscreva-se no Curso de Extensão “Controle Cidadão”, modalidade Educação a Distância (EaD), com carga horária de 120h, pela Universidade Aberta do Nordeste (Uane) da Fundação Demócrito Rocha (FDR), com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE – CE).
O curso está organizado em doze fascículos acessíveis em formato impresso e digital que circularão semanalmente junto ao jornal O POVO. Contará, ainda, com vídeo aulas, e a possibilidade de interação por meio de ambiente virtual, que permitirá discussões, contato com os tutores para eventuais dúvidas e questionamentos, além do acesso a todo o material didático pelos cursistas no formato digital.
Os primeiros fascículos tratarão sobre o que é um Tribunal de Contas, sua história, papel e funcionamento e suas ações mais importantes. Em seguida, serão apresentadas as principais normas aplicadas ao trabalho dos Tribunais de Contas, enfatizando aspectos como transparência, responsabilidade fiscal, probidade administrativa, processos internos de funcionamento, entre outros temas de relevo.
E por fim, ganharão destaque os múltiplos instrumentos de controle e participação do cidadão no processo de acompanhamento do uso dos recursos públicos e da garantia de direitos e serviços à população, bem como o potencial renovador que a atuação da população pode ter na transformação do Estado brasileiro.

INSCRIÇÃO
A inscrição para este curso é gratuita e ficará aberta durante a circulação dos fascículos. Para realizar a inscrição é necessário ter CPF e e-mail. Só é válido um CPF e um e-mail para cada inscrição. 

CRONOGRAMA  
Fascículos
Temas
Circulação 
1 + Capa
 O que é um tribunal de contas?
18 de maio
2
A história do Tribunal de Contas do Estado do Ceará
25 de maio
3
O Tribunal de Contas do Estado: papel e funcionamento
1º de junho
4
 Ações do TCE/CE
 8 de junho
5
 Legislação 1
15 de junho
6
 Legislação 2
22 de junho
7
 Cidadania
29 de junho
8
Novas tecnologias e as contas públicas
 6 de julho
9
Transparência, controle das contas públicas e combate à corrupção (Administração e Governança 1)
13 de julho
10
Controle de contas e a transformação na administração pública. (Administração e Governança 2)
20 de julho
11
 Controles Internos
27 de julho
12
Participação Social no controle de contas
3 de agosto

Acesse o site e inscreva-se já: fdr.com.br/controlecidadao

quarta-feira, 22 de abril de 2015

#HUMANIZAREDES

O que é?
O Humaniza Redes – Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na internet é uma iniciativa do Governo Federal de ocupar esse espaço usado, hoje, amplamente pelos brasileiros para garantir mais segurança na rede, principalmente para as crianças e adolescentes, e fazer o enfrentamento às violações de Direitos Humanos que acontecem online.
O movimento, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ministério da Educação, Ministério das Comunicações e Ministério da Justiça será composto por três eixos de atuação: denúncia, prevenção e segurança, que garantirá aos usuários brasileiros, priorizando as crianças e adolescentes, uma internet livre de violações de Direitos Humanos.
De acordo com o art. 5º do Decreto nº 8.162/2013, ao Departamento de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos compete, entre outras atribuições, receber, examinar e encaminhar denúncias e reclamações sobre violações de Direitos Humanos.

Canal denúncias na Internet
Quem analisa e vincula o link da internet onde ocorre a violação é o cidadão quando escolhe dentre as opções de conteúdos e direciona a denúncia.
Após isso a Ouvidoria analise se o link denunciado corresponde ao conteúdo indicado e se sim, encaminha aos órgãos competentes conforme ordenamento jurídico brasileiro. Quem verifica se houve violação ou crime são os órgãos de proteção e responsabilização.

Canal de denúncias fora da Internet
O cidadão conta o que aconteceu, com quem, aonde e como ocorreu e é analisado o conteúdo do ocorrido e indicado as supostas violações. Em seguida é feito o encaminhamento aos órgãos de proteção e responsabilização. Estes realizam a apuração e representação da denúncia, se houver indícios para a mesma. Denunciar neste canal é como denunciar no disque 100, somente um novo canal.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

CONVITE PARA A MOSTRA INDÍGENA DA EEEP VALTER NUNES EM ARARIPE

A área de Ciências Humanas e as turmas de 3º ano da EEEP Valter Nunes convidam toda a comunidade a participar da Mostra Indígena que acontecerá no dia 22/04 (quarta-feira) na sede da referida unidade de ensino, a partir das 10:55h.
 
As turmas de 3º ano trarão em debate História e Cultura dos nossos ancestrais: Índios Cariris, Tapeba, Canindé e Tabajara.

5 Atitudes pela Educação!!!

Sobre a iniciativa
Essa é uma iniciativa do Todos Pela Educação, um movimento da sociedade brasileira que tem como missão contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o País assegure a todas as crianças e jovens Educação Básica de qualidade.
Como as grandes mudanças dependem do engajamento de todos, tanto por ações cotidianas quanto por valores colocados em prática, as 5 Atitudes buscam apoiar e incentivar a população brasileira a acompanhar de perto a Educação e a ajudar crianças e jovens a aprender cada vez mais e por toda a vida.
Os alunos são o foco das 5 Atitudes, mas essa iniciativa visa envolver a família, a escola e a comunidade – atores que participam direta ou indiretamente do dia a dia dessas crianças e jovens – em um processo de corresponsabilização.

Todos somos Educadores. Faça a sua parte!

Conheça as 5 Atitudes e envie sua história - em texto, foto ou vídeo - para inspirar a ação de outras pessoas e juntos melhorarmos a Educação no Brasil!
1 - Valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento;
2 - Promover as habilidades importantes para a vida e para a escola;
3 - Colocar a educação escolar no dia a dia;
4 - Apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos;
5 - Ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens.

ALUNA LEITORA DO MÊS DE FEVEREIRO/MARÇO


JANAINA TOMAZ DE MELO
CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

PREMIAÇÃO: LIVRO “O Guardião”, de Nicholas Sparks.
Ficção Americana
SINOPSE: Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha. Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo. O Guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas dessa vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de suspense.
Seu grande amor pode estar mais perto do que você imagina.”

A premiação será entregue pela Professora Luciana França que realiza esta ação.

Resumo das três obras mais lidas durante os meses de FEV/MAR


RESUMO do livro O PRIMEIRO BEIJO de Eli Torres
Um quarto escuro. Um beijo roubado. Três garotos suspeitos, mas nenhum assume. Para Manu, a experiência foi única, por ter sido a primeira vez. Muita confusão acontece até a situação se resolver.

RESUMO do livro A FORÇA DE UM MISTÉRIO de Geraldo Ananias Pinheiro
O livro “A Força de um Mistério” retrata o quotidiano de uma família nordestina na grande São Paulo, que passa por situações difíceis, tais como, doenças da alma e do corpo, mas que encontra soluções para esses males.
O enredo traz a lume aparentes conflitos religiosos no seio desse lar, destacando, no entanto, o respeito mútuo e a convivência harmoniosa entre o casal e suas filhas. Destaca ainda aspectos ligados à amizades, a amores antigos e saudade da terra distante.
"É um romance para ser lido em pouco tempo, tal a velocidade da trama. O leitor se surpreenderá com os capítulos finais e com o desfecho inesperado, surpreendente que só encontramos nas grandes obras" escreveu o ensaísta Theófilo Silva.

RESUMO do livro A MARCA DE UMA LÁGRIMA de Pedro Bandeira
O livro relata a história de uma adolescente de 13 anos chamada de Isabel. Nele, ela é convidada para a festa de aniversário de seu primo Cristiano e leva com sigo sua melhor amiga chamada Rosane.
Na festa ela reencontra Cristiano a qual não via a mais de 3 anos e acaba se apaixonando por ele.
Mas ele gostava de sua melhor amiga a Rosana. Quando estavam dentro do salão um rapaz chamado Fernando se aproximou dela deu em cima dela. Mas ela não gostava dele e sim do Cristiano. Ao sair do salão acabou tropeçando e caindo devido toda bebida tomada por ela. De repente um vulto se aproximou dela e a beijou. A partir daí ela acordou pensando que quem a tinha beijado fora Cristiano.No dia seguinte ela recebeu uma ótima noticia. Que Cristiano iria estudar com ela. Ela ficou muito feliz ainda mais por que acabou de receber um bilhete de Cristiano que dizia:“’Priminha querida, preciso falar com você. Onde poderemos conversar sossegado? Te adoro!” Cristiano. Seu coração explodia de felicidade. Nem imaginava isso. Ao bater o sinal para o recreio saiu em disparada para um lugar quieto, sem ninguém, mas encontrou Fernando no meio do caminho. Foi no Laboratório de Química. Em seguida Cristiano Chegou. Falando um monte de frases bonitas fazendo-a pensar q estava mesmo apaixonado por ela. Mas em seguida veio sua decepção. Era por Rosana. Que o mesmo havia se apaixonado. E estava diante dela pedindo conselhos para ficar com Rosana. Ela não poderia negar, já que era seu primo e apesar de estar loucamente apaixonada por ele, teria que aceitar. E em seguida teria que ajudar Rosana. O jeito encontrado foi de escrever poemas. Fingindo ser Rosana para dar para Cristiano. Após Cristiano receber um monte de poemas, ele decide pedir mais um favor para Isabel. Para ela escrever poemas para Rosana. Era uma tarefa difícil, mas afinal era seu amor que estava em jogo. Ela aceitou. Com isso Fernando conseguiu se aproximar dela. Logo eram bons amigos. Alguns meses se passaram e o namoro de Rosana e Cristiano já era perfeito.Na hora do recreio na escola Isabel acabou esbarrando com Fernando e ali ficaram os dois, de repente chegou o segurança da escola e os levou para secretaria já que estavam fora das salas de aula.
Quando foram entrar na sala da secretaria ninguém abria, as janelas estavam fechadas e a porta estava trancada. Ninguém respondia. Brucutu, o segurança, arrombou a porta. E ali estava a diretora. Morta caída no chão. Quando chegou a policia foram fazer a pericia. Ela tinha se envenenado com linamarina.No entanto porque iria se suicidar? Não haveria motivos lógicos para tal tragédia. Com a morte da diretora dona Olga assumiu a diretória da escola. No entanto Isabel não se conforma com a possibilidade de suicídio e resolve investigar. Ela e Fernando.Numa noite ela estava sozinha. Pensando porque a diretora se suicidará. Depois de muita investigação constatou que a diretora não havia se suicidado e sim que havia sido envenenada. Ela ligou para a professora Virginia e para Fernando para contar quem havia matado a diretora. Chegando La a professora Virginia ofereceu uns bombons.
Os mesmos que a diretora comera na sua morte. Como estava muito nervosa já havia tomado 2 comprimidos de calmante.Logo após das suas terem conversado dona Virginia retornou a sua casa e em seguida Isabel desmaiou. Só acordou duas horas depois com um vulto em sua frente. Era dona Virginia. Confessando o crime ela deu uma injeção em sua cabeça. Isabel desmaiou novamente. Muitos achavam que estava morta. Quando acordou sua mãe contou que um rapaz havia a salvo novamente. Teria quebrado uma garrafa na cabeça da professora antes de ela aplicar a injeção. Era novamente Cristiano. Ele havia ligado para os médicos quando ela desmaiou na primeira vez e agora novamente a salvou. Quando saiu do hospital teve uma enorme surpresa.
Cristiano havia sabido que ela era que escrevia aquelas cartas para ele e não Rosana. Eles tinham acabado. Foi correndo aos braços dele e por um momento ela se sentiu a mulher mais feliz do mundo. Mas como ele a salvou se só ficou sabendo do acidente agora? E cadê a cornetinha que ela sentiu na primeira vez que eles se beijaram? Não era aquele perfume o mesmo que ela havia sentido? Ela fazia essas perguntas toda hora. Em seguida largou Cristiano e foi correndo aos braços de Fernando. Era ele o homem quem salvou ela às duas vezes. Era ele o cara que ela beijou. E ali ficaram.

CLASSES LIDAS FEVEREIRO/MARÇO


ORD
CLASSIFICAÇÃO
TOTAL
1
ROMANCE
184
2
INFANTO-JUVENIL
110
3
FILOSOFIA
16
4
ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS
13
4
ECONOMIA
13
5
CONTOS
12
6
AGRICULTURA
11
7
CORDEL
10
7
CRÔNICA
10
8
TEATRO
09
9
HISTÓRIA EM QUADRINHO
08
10
POESIA
06
11
CIÊNCIAS
05
12
DIÁRIO
04
13
ARTE
03
13
EDUCAÇÃO
03
13
NOVELA
03
13
REVISTA
03
13
MANUAL
03
13
GEOGRAFIA
03
14
HISTÓRIA
02
14
RECREAÇÃO
02
15
GENERALIDADE
01
15
DVD
01
TOTAL
24 CLASSES LIDAS
435

QUANTIDADE DE LIVROS LIDOS POR CURSO
FEVEREIRO/MARÇO
MESES
REDES
FINAN
AGRON

EDIFIC
TOTAL DE LIVROS
FEV/MAR
1ºA
2ºA
1ºB
2ºB
1ºC
2ºC
1ºD
2ºD
50
100
54
48
40
76
21
46
435
TOTAL
50
100
54
48
40
76
21
46
435
Dados fornecidos pela Professora Luciana França.