BRASIL – FLORESTA AMAZÔNICA
PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
O Ministério da Educação do
Brasil (MEC) e o Setor Educacional do MERCOSUL (SEM), por meio de sua
Assessoria Internacional do MEC e em parceria com a Secretaria de Estado da
Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas, têm o prazer de anunciar a
realização do Concurso Histórico-literário “Caminhos do MERCOSUL – Convocatória
2015”.
Dos objetivos do Concurso
- Gerar um
espaço de participação estudantil nos diversos campos da cultura e do saber,
orientado ao desenvolvimento de atividades culturais, pedagógicas e
recreativas.
- Estimular
a produção intelectual sobre a região e o processo de integração, demonstrando
os distintos conhecimentos através de produções escritas.
- Fortalecer
os laços de reciprocidade e solidariedade entre os/as estudantes da região
respeitando a diversidade cultural.
O tema
O Concurso
“Caminhos do MERCOSUL – Brasil 2015” tem como tema principal “A Floresta
Amazônica como Patrimônio da Humanidade”.
A escolha
desse tema se justifica em razão da abundância de recursos da floresta e de seu
papel como fonte de equilíbrio ambiental do planeta. Seus vegetais, no processo
de evapotranspiração, são responsáveis por liberar aproximadamente sete
trilhões de toneladas de água para a atmosfera. Já o Rio Amazonas, o segundo
mais extenso do mundo e com mais de mil afluentes, desagua aproximadamente, 20%
de água doce no Oceano Atlântico a cada ano, o que torna a salinidade das águas
costeiras mais baixas.
O conjunto
de povos indígenas ou de outras culturas (seringueiros, castanheiros,
ribeirinhos, etc.) contribui para a existência de uma riqueza cultural que
poucos conhecem. Esses povos aprenderam a utilizar os recursos, devido a sua
longa experiência dentro da floresta, e se tornaram importantes para a ciência
e tecnologia moderna. Na Amazônia legal (área que engloba nove estados
brasileiros pertencentes a bacia amazônica) encontramos 69% da população
indígena, sendo que 55% sobrevive diretamente da Floresta.
Com base no
tema principal, foram definidos os seguintes subtemas:
- A educação
como processo de preservação da Floresta Amazônica.
- O ciclo da
água na Amazônia.
- História
dos povos tradicionais da Amazônia.
- O
extrativismo como alavanca do desenvolvimento amazônico.
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