“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

segunda-feira, 8 de junho de 2015

CONCURSO HISTÓRICO-LITERÁRIO CAMINHOS DO MERCOSUL 2015

BRASIL – FLORESTA AMAZÔNICA PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
O Ministério da Educação do Brasil (MEC) e o Setor Educacional do MERCOSUL (SEM), por meio de sua Assessoria Internacional do MEC e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas, têm o prazer de anunciar a realização do Concurso Histórico-literário “Caminhos do MERCOSUL – Convocatória 2015”.
Dos objetivos do Concurso
- Gerar um espaço de participação estudantil nos diversos campos da cultura e do saber, orientado ao desenvolvimento de atividades culturais, pedagógicas e recreativas.
- Estimular a produção intelectual sobre a região e o processo de integração, demonstrando os distintos conhecimentos através de produções escritas.
- Fortalecer os laços de reciprocidade e solidariedade entre os/as estudantes da região respeitando a diversidade cultural.

O tema
O Concurso “Caminhos do MERCOSUL – Brasil 2015” tem como tema principal “A Floresta Amazônica como Patrimônio da Humanidade”.
A escolha desse tema se justifica em razão da abundância de recursos da floresta e de seu papel como fonte de equilíbrio ambiental do planeta. Seus vegetais, no processo de evapotranspiração, são responsáveis por liberar aproximadamente sete trilhões de toneladas de água para a atmosfera. Já o Rio Amazonas, o segundo mais extenso do mundo e com mais de mil afluentes, desagua aproximadamente, 20% de água doce no Oceano Atlântico a cada ano, o que torna a salinidade das águas costeiras mais baixas.
O conjunto de povos indígenas ou de outras culturas (seringueiros, castanheiros, ribeirinhos, etc.) contribui para a existência de uma riqueza cultural que poucos conhecem. Esses povos aprenderam a utilizar os recursos, devido a sua longa experiência dentro da floresta, e se tornaram importantes para a ciência e tecnologia moderna. Na Amazônia legal (área que engloba nove estados brasileiros pertencentes a bacia amazônica) encontramos 69% da população indígena, sendo que 55% sobrevive diretamente da Floresta.
Com base no tema principal, foram definidos os seguintes subtemas:
- A educação como processo de preservação da Floresta Amazônica.
- O ciclo da água na Amazônia.
- História dos povos tradicionais da Amazônia.
- O extrativismo como alavanca do desenvolvimento amazônico.

Para maiores informações clique AQUI.

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