“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

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Wellington Belém de Figueiredo

Núcleo Gestor

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Professores

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Grêmio Estudantil

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Alunos

Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações

Perfil dos Cursos

Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações

A bandeira de nossa escola

Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Símbolo do Curso Técnico em Redes de Computadores


Este símbolo foi criado pelo Professor Marcelo Freire e a aluna Daiane Santos para o Curso Técnico em Redes de Computadores.

Símbolo do Curso Técnico em Finanças


Este símbolo foi criado pelo Professor Renan Diniz juntamente com os alunos do Curso Técnico em Finanças.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Coreografia - Dia da Consciência Negra

O Navio Negreiro de Castro Alves

I MOSTRA CULTURAL ANGLO-HISPÂNICA da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

O Projeto Mostra Cultural Anglo-Hispânica tem como principal objetivo envolver os participantes quanto ao uso dos idiomas trabalhados na escola de forma interativa, refletir sobre a importância da língua espanhola e inglesa, ampliando o conhecimento sobre os países que falam os referidos idiomas, estimulando a criatividade e a exploração dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Durante todo o período de desenvolvimento do mesmo, os alunos estiveram trabalhando com pesquisas, estudos, seleção de tópicos mais significativos para apresentação do trabalho final para o professor da disciplina, escolha da linguagem que gostariam de experimentar no momento do Show Literomusical e, ensaios das apresentações, tanto artísticas quanto oral. 
Todo este processo, acompanhado pelo professor responsável por cada área envolvida, já que são os profissionais habilitados para orientação e seleção do que há de mais significativo dentro do que foi pesquisado pelos alunos, para definir e garantir a correta finalização do trabalho.
Como resultado final do referido Projeto foi feito uma Mostra do que foi realizado e internalizado por todos os envolvidos durante o processo de execução do mesmo.
No período da tarde aconteceu a apresentação dos trabalhos relacionados à História, Geografia, cultura, pontos turísticos, economia, política, comidas típicas, datas festivas, esportes e principais personalidades da literatura e da arte, no campo das disciplinas envolvidas.
THE BEATLES (Hígor, Fillipe, Nikollas e Édson – 1º D)
Frida Kahlo (Sheilyany – 1º D) 
Papa Francisco (Henrique Paulo – 1º C) 
Shakira (Rosa Helena – 1º A) 
Rei Felipe (Ângelo – 1º B)
e a Rainha Letizia (Janimeire – 1º B)
Indiana Jones (Antonio Lucas – 1º C)  
Amy Winehouse (Carla Jamily – 1º D)

ROTEIRO DE SALAS
SALAS  INGLÊS
SALAS   ESPANHOL

SALA ARTE
ESTADOS UNIDOS – REGIÃO DA CALIFÓRNIA;
ESTADOS UNIDOS – REGIÃO DA NEW JÉRSEY;
INGLATERRA – REGIÃO DE LONDRES;
INGLATERRA – REGIÃO DE LIVERPOOL.
COLÔMBIA;
ESPANHA;
ARGENTINA;
MÉXICO.

MÁSCARAS (Mostra e Oficina)
















No período noturno aconteceu o Show Literomusical

Estudar uma língua estrangeira não é somente aprender a sua gramática, mas também tudo que a compõe.
Uma língua, um povo se constrói através dos tempos, seus costumes são passados de geração para geração, através de seus hábitos, suas histórias, suas músicas, suas danças e tradições, sejam elas: religiosas, políticas e/ou sociais, em rodas de conversas regadas a comidas e bebidas. 
Não existe uma cultura melhor ou pior do que a outra, elas são apenas diferentes. Foi com esse pensamento que trouxemos para vocês uma mostra dessas culturas, com o intuito de conhecê-las, de experimentá-las, apreciá-las e respeitá-las.
Diante disso, para abrir os trabalhos do show literomusical foram apresentados alguns personagens que são figuras fortes dentro das culturas trabalhadas:

Frida Kahlo -  Representando a Arte e a Pintura, caracterizada pela aluna Sheilyany – 1º D; 
Hermione - Personagem das histórias de Harry Potter – Representando a Literatura, caracterizada pela aluna Emanuelle – 1º D;
Mariachis – Representando a música e a Gastronomia, caracterizado pelo aluno Matheus – 1º D, com o prato típico;
Indiana Jones  Representando o Cinema, caracterizado pelo aluno Antônio Lucas – 1º C.
A Rainha da Inglaterra, representando a Monarquia, sendo conduzida por Abrahan Lincoln, que representa a República, cujo qual foi o 16º presidente dos Estados Unidos. Caracterizados pela Professora Alana Leite e o Aluno Francisco Eugênio.
O Toureiro que representa o máximo da masculinidade, do guerreiro, do lutador, da supremacia do homem sobre o animal, ou seja, o poder masculino, representado pelo aluno Wesley Leão do 1º C, conduzindo a Cigana, que representa a influência da cultura de seu povo na sociedade espanhola, sendo representada pela Professora Fabiana Vera Cruz.
A representação do mistério e a alegria que envolve a máscara em todas as suas funcionalidades, seja nos rituais, teatro romano, nos bailes venezianos ou no carnaval brasileiro, sendo conduzida pelo músico que embala todas as melodias em todos os momentos de todos os povos em todos os tempos. Professora Régia Maria e o Aluno Lucas Valadão.
O aluno Lucas Valadão tocou no sax a música My Way de Frank Sinatra.
Foram declamadas as poesias: “Mãos dadas” de Carlos Drummond de Andrade e “Navio Negreiro” de Castro Alves.
Quanto às apresentações voltadas para a dança foi possível assistirmos coreografias dos seguintes estilos: Salsa, Flamengo, Pasodoble e o Tango.
Organizados em Coral, os alunos de todas as Turmas apresentarem-se cantando às seguintes músicas:
New Divide da Banda Linkim Park;
A Sky Full of Star da Banda Coldplay;
Need You Now da Banda Lady Antebellum.
Glad You Came da Banda the Wanted.
Ao final todos os alunos subiram ao palco do Auditório da EEEP Wellington Belém de Figueiredo e dançaram e cantaram a música Vivir mi Vida do Marc Anthony.
Nossa escola recepcionou e nos alegramos com a presença dos pais de alunos, autoridades e comunidade nesta I Mostra Cultural Anglo-Hispânica que realizou-se no dia 21 de Novembro de 2014.
Professoras orientadoras da Mostra Cultural:
Profª Alana Leite – Língua Inglesa;
Profª Fabiana Vera Cruz – Espanhol;
Profª Régia Oliveira – Arte Educação.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Wellington Belém realiza ato reflexivo sobre contribuição do negro na formação do Brasil


Alunos/as, professores/as e funcionários/as na abertura do evento.
A Escola Estadual de Educação Profissional Welington Belém de Figueiredo, em Nova Olinda, realizou na última quinta-feira, 20, ato reflexivo sobre a contribuição dos negros e negras na formação da sociedade brasileira a partir de ações afirmativas desse grupo social. A ideia partiu do projeto intitulado “Cultura Afro-brasileira na Escola” que vem sendo desenvolvido desde que esta instituição de ensino iniciou suas atividades letivas no dia 05 de maio do corrente ano. 

O ensaio científico corrobora para a efetivação da Lei nº 10. 639/2003, tendo, portanto, o propósito de conscientizar o alunado desse nível de ensino, da importância dos negros e das negras e de sua história na formação da sociedade brasileira. Na abertura do encontro, a professora e coordenadora Ana Maria afirmou “neste dia em que a sociedade brasileira se volta para falar sobre a consciência negra, é preciso que estejamos atentos e vigilantes quanto a promoção da igualdade racial. Pensar assim é perceber que não é só em um dia que iremos extirpar de vez esse câncer social que nos assola, o racismo, tampouco será em um único momento que iremos contribuir para a inserção do negro e da negra nos livros didáticos como promotores e formadores da sociedade brasileira” e completou discorrendo que “só se constroi uma sociedade antiracista e recohecedora da importância dessa classe social se se tiver uma discussão constante e cotidiana e é extamente por isso que nossa escola está desenvolvendo semanalmente atividades que corroboram para uma educação que valoriza e reconhece o negro como sujeito protagonista da história”.

Como parte integrante do projeto idealizado pelos professores das ciências humanas – Edisângela Sales (Geografia), José Nicolau (História) e Yane Moura (Sociologia/Filosofia), houve a promoção de atividades durante todo o dia. Pela manhã a educadora Dayze Vidal, do Pretas Simoa – Grupo de Mulheres Negras do Cariri, ministrou palestra ao qual dedicou cerca de 60 (sessenta) minutos para arguir sobre “A Implantação e a Aplicabilidade da Lei 10.639/03 nas Redes Públicas de Ensino”. Em sua fala apareceram noções como a falta de formação para os profissionais do ensino no que toque a temática em evidência, o que acaba contribuido para a abordagem de forma superficial dos conteúdos nas escolas. “E quando há o tratamento”, argumentou Dayze. Ela chegou a discorrer ainda sobre as conquistas, desafios e perspectivas da cultura afro retratada no seminário dos dez anos da lei que foi referência para a roda de conversa com alunos/as, professores/as, coordenação e funcionários da escola.


Ainda pela manhã houve a apresentação do Grupo “CultuArte Capoeira”, do município de Altaneira, coordenado pelo professor/mestre Cesar Rodrigues. Os alunos encerraram o momento matutino com a exposição em forma de ações afirmativas de pernsonalidades negras que mudaram o mundo. Fez parte dessa mostra homens e mulheres como Carolina de Jesus, Dandara, Martin Luther King Jr., Mestre Bimba, Nelson Mandela, Zumbi dos Palmares, Mestre Pastinha, Luis Gama, Machado de Assis, Franscisco José do Nascimento (Dragão do Mar), Abdias Nascimento, Grande Otelo, João Cândido (Almirante Negro), Mãe Stella, Cruz e Sousa, Lima Barreto, Antonieta de Barros, Tereza de Benguela, Luiza Mahin, Oliveira Silveira e Beatriz Nascimento.

À tarde, o cronograma seguiu com um documentário tendo como protagonistas os discentes que em roda de conversas trataram de temas como o racismo, as ações afirmativas do negro e da negra, assim como sobre a atualidade do continente africano. Um diagnóstico sobre o sentimento de pertencimento do alunado quanto a cor ou raça por curso e da escola foi apresentado pelo Professor de História e um dos coordenadores do encontro reflexivo, José Nicolau. Segundo ele, o gráfico não retrata de fato a realidade. Em todos os cursos o número de pessoas que se identificaram como negro foram sempre menores. O professor explicou que os dados levam a uma reflexão que não foge a realidade e que é fruto de um processo histórico em que o negro sempre ocupou um papel inferior na sociedade, corroborando para que cânceres sociais como preconceito e o racismo se perpetue. “Tal assertiva”, disse Nicolau, “permite que a opressão seja alimentada pelo próprio negro que se esconde e tem medo de se autoidentifcar como tal, pois teme ser tachado como inferior, sem cultura e que não irá lograr êxito na vida”. Ele citou exemplos de que quando o assunto refere-se as diferenças e as desigualdades etnico-raciais na mídia não houve grande mudanças. Ao contrário, o que se percebe são discursos falsários e o negro e a negra sempre ocupando papeis inferiores em relação ao branco. “Toda via”, completou, "o gráfico serviu também para que pudéssemos contribuir (e acredito que estamos contribuindo) para o despertar da consciência crítica dos nossos alunos quanto as relações etnicos-raciais.

Fez parte também da programação o desfile da beleza negra (homens e mulheres), o recital do Poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, Danças que retratam a cultura africana (Waka Waka), além da encenação sobre a música “Raiz de Kunta Kinte”, tendo como norte a relação feitores e negros escravizados.

Segundo Lúcia Santana, diretora da instituição, o dia foi muito proveitoso, pois são encontros como esses que podem contribuir para a construção de uma educação voltada para a igualdade racial.

A cobertura fotográfica foi realizada pelos professores Leonardo Barbosa, Yane Moura e Lucélia Muniz. Confira mais fotos clicando aqui


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Projeto Cultura afro brasileira na Escola

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

I CONCURSO LITERÁRIO 2014 - HISTÓRIAS NATALINAS


Do tronco comum do respeito brotam diferentes ramos, convergindo para a convivência pacífica que leva a construção social da civilidade e da liberdade, sempre condicionadas e atentas às exigências da justiça.”
Maria Kadespiel.

ORIENTAÇÕES:
  • ESCREVA UMA HISTÓRIA NATALINA E IDENTIFIQUE OS VALORES CONTIDOS NA SUA HISTÓRIA, LISTANDO-OS ABAIXO DO TEXTO;
  • ENTREGUE O TEXTO ESCRITO NA BIBLIOTECA DA ESCOLA PARA SELEÇÃO DO I CONCURSO LITERÁRIO 2014HISTÓRIAS NATALINAS;
  • INSCRIÇÕES ATÉ 28 DE NOVEMBRO DE 2014.
REGULAMENTO: I CONCURSO LITERÁRIO 2014
Histórias Natalinas

1. Quem pode participar
O concurso é destinado a alunos e alunas da E. E. E. P. Wellington Belém de Figueiredo, sem restrição de idade e/ou cursos, e que participem com textos inéditos, escritos originalmente em português.
Entende-se por “textos inéditos” os trabalhos em formato completo, acabado, e não publicado.
Cada concorrente poderá inscrever apenas 01 (um) texto no Concurso. A inscrição é gratuita.

2. Gênero
Serão aceitas somente obras no gênero narrativo. Não há restrição temática para a história, mas todas elas precisam narrar acontecimentos natalinos.
Após escrito o texto o(a) autor(a) deverá listar valores contidos na história narrada.

3. Período de Inscrição
O período de inscrição e entrega dos textos será até 28 de novembro de 2014.
Só serão aceitas as inscrições que tiverem o texto escrito e anexado até 28 de novembro de 2014, impreterivelmente, sendo considerada essa a data limite para entrega na Biblioteca da Escola.

4. Como realizar a inscrição
Entregue o texto escrito na Biblioteca da Escola e preencha sua ficha de inscrição até o dia 28 de novembro de 2014.
No ato da inscrição o texto deverá ter as páginas numeradas pela funcionária da Biblioteca e grampeadas na ficha de inscrição. Na ficha de inscrição deverão constar o título do texto, o pseudônimo do autor, data de nascimento, endereço e telefone.
A inscrição do texto já caracteriza a aceitação, por parte do(a) autor(a), das regras do concurso e também o(a) compromete como responsável pelas informações prestadas e o(a) reconhece como sendo o(a) único(a) autor(a) da narrativa inscrita.
Poderão ser inscritos originais com ilustrações, porém apenas o texto será julgado. Havendo publicação do texto no blog da escola.
Não serão aceitos textos que tenham mais de uma autoria.
Não haverá devolução dos textos inscritos.

5. Avaliação
Os textos inscritos serão avaliadas por uma Comissão de seleção formada por membros da Área de Linguagens e Códigos da Escola. A Comissão de seleção será soberana em suas decisões e se reservará ao direito de não realizar a premiação do concurso caso as narrativas não atinjam a qualidade literária esperada.

6. Resultados e premiação
O resultado do concurso será divulgado até o dia 08 de dezembro de 2014 no blog da Escola, no Informativo da Biblioteca e no Mural Informativo da Escola.
O autor selecionado receberá a informação do resultado por e-mail ou telefone.
O autor selecionado receberá premiação em livros e terá seu texto publicado no blog da Escola.

7. Disposições finais
· Não poderão participar deste Concurso alunos provenientes de outras escolas.
· Ao realizar a inscrição neste concurso, os concorrentes expressam seu aceite a todas as disposições contidas neste regulamento.
· O não cumprimento de qualquer das disposições envolvidas neste regulamento acarretará na inabilitação do/a autor/a concorrente.
· Os casos omissos neste regulamento serão avaliados e decididos pela Comissão de seleção.
· Em caso de dúvidas relacionadas à inscrição, informe-se na Biblioteca da Escola.

Numa determinada história, a verossimilhança se constitui pela lógica impressa nos fatos narrados.

Narrar, relatar... tudo parece fazer parte de nossa rotina enquanto seres eminentemente sociais. Narramos uma história ocorrida conosco ou até mesmo com outras pessoas, ouvimos também outras tantas, sejam elas verdadeiras ou não, relatamos um acontecimento por nós presenciado, enfim, muitas são as circunstâncias em que nos encontramos narrando algo. Seja por meio da oralidade, seja pela escrita, todo interlocutor espera, ao menos, que aquilo que contamos tenha um início, meio e fim.

Numa história, a cada novo acontecimento vão surgindo fatos que desencadeiam outro; tudo parece ir se complicando, chegando a um ponto máximo, até que, enfim, ou tudo se resolve ou a história toma rumos inesperados pelo próprio leitor/ouvinte. É natural, pois faz parte da trama, do enredo. E é sobre esse desencadear de ações que apostamos nossa discussão acerca de um importante elemento que norteia o gênero narrativo:
a verossimilhança.

Para compreendê-la, devemos partir do pressuposto de que os fatos não precisam ser verdadeiros, isto é, correspondentes à realidade, mas que sejam dotados de lógica, coerência, pois o que se espera é que eles façam sentido. Ainda que inventados, precisam satisfazer às expectativas do interlocutor, de modo a fazer com que ele encontre sentido naquilo que está compartilhando. Caso contrário, as ideias ficarão incompreensíveis, vagas. Tal aspecto se deve ao fato de que quando estamos lendo, parece que mergulhamos naquele universo, e mais: o que na realidade é fictício, à medida que vamos estabelecendo familiaridade, parece se tornar real, tamanha é a organização dos fatos, levando em consideração a forma como eles nos são repassados.
Acredite! Isso é verossimilhança!
TRABALHANDO A ESCRITA:
IDENTIFICANDO VALORES EM HISTÓRIAS NATALINAS.

Bom Trabalho.

Participe!

Professora Luciana França
Biblioteca da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

terça-feira, 18 de novembro de 2014

LIVRO MAIS LIDO – MÊS DE AGOSTO


VERSOS DE AMOR
Léa Abud

Versos de Amor Segundo a autora este livro representa uma pequena obra literária. São versos de amor escritos com a alma e coração. Para Léa Abud, se cada leitor, ao ler, se identificar com qualquer um dos poemas, terá valido a pena ter escrito.

ALUNO LEITOR DO MÊS DE AGOSTO


SIÓSNEI PAZ
FINANÇAS

ALUNO LEITOR DO MÊS DE SETEMBRO


DEUSIVAN SOUSA
REDES DE COMPUTADORES

LIVRO MAIS LIDO – MÊS DE SETEMBRO

LIVRO A DIVINA COMÉDIA
Dante Alighieri

Os três livros que formam a Divina Comédia são divididos em 33 cantos cada, com aproximadamente 40 a 50 tercetos, que terminam com um verso isolado no final. O Inferno possui um canto a mais que serve de introdução a todo o poema. No total são 100 cantos.
Os lugares descritos por cada livro (o inferno, o purgatório e o paraíso) são divididos em nove círculos cada, formando no total 27 (3 vezes 3 vezes 3) níveis. Os três livros rimam no último verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle, que significa 'estrelas'.
Dante chamou a sua obra de Comédia. O adjetivo "Divina" foi acrescido pela primeira vez em uma edição de 1555. A Divina Comédia excerceu grande influência em poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas nos últimos 700 anos. Desenhistas e pintores como Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e William Blake estão entre os ilustradores de sua obra. Os compositores Robert Schumann e Gioacchino Rossini traduziram partes de seu poema em música e o compositor húngaro Franz Liszt usou a Comédia como tema de um de seus poemas sinfônicos.

Inferno:

Quando Dante se encontra no meio da vida, ele se vê perdido em uma floresta escura, e sua vida havia deixado de seguir o caminho certo. Ao tentar escapar da selva, ele encontra uma montanha que pode ser a sua salvação, mas é logo impedido de subir por três feras: um leopardo, um leão e uma loba.
Prestes a desistir e voltar para a selva, Dante é surpreendido pelo espírito de Virgílio - poeta da antigüidade que ele admira - disposto a guiá-lo por um caminho alternativo. Virgílio foi chamado por Beatriz, paixão da infância de Dante, que o viu em apuros e decidiu ajudá-lo. Ela desceu do céu e foi buscar Virgílio no Limbo.
O caminho proposto por Virgílio consiste em fazer uma viagem pelo centro da terra. Iniciando nos portais do inferno, atravessariam o mundo subterrâneo até chegar aos pés do monte do purgatório. Dali, Virgílio guiaria Dante até as portas do céu.
Dante então decide seguir Virgílio que o guia e protege por toda a longa jornada através dos nove círculos do inferno, mostrando-lhe onde são expurgados os diferentes pecados, o sofrimento dos condenados, os rios infernais, suas cidades, monstros e demônios, até chegar ao centro da terra, onde vive Lúcifer. Passando por Lúcifer, conseguem escapar do inferno por um caminho subterrâneo que leva ao outro lado da terra, e assim voltar a ver o céu e as estrelas.

Purgatório:

Saindo do inferno, Dante e Virgílio se vêem diante de uma altíssima montanha: o Purgatório. A montanha é tão alta que ultrapassa a esfera do ar e penetra na esfera do fogo chegando a alcançar o céu. Na base da montanha encontram o ante-purgatório, onde aqueles que se arrependeram tardiamente dos seus pecados aguardam a oportunidade para entrar no purgatório propriamente dito.
Depois de passar pelos dois níveis do ante-purgatório, os poetas atravessam um portal e iniciam sua nova odisséia, desta vez subindo cada vez mais. Passam por sete terraços, cada um mais alto que o outro, onde são expurgados cada um dos sete pecados capitais.
No último círculo do purgatório, Dante se despede de Virgílio e segue acompanhado por um anjo que o leva através de um fogo que separa o purgatório do paraíso terrestre. Finalmente, às margens do rio Letes, Dante encontra Beatriz e se purifica, banhando-se nas águas do rio para que possa prosseguir viagem e subir às estrelas.

Paraíso:

O Paraíso de Dante é dividido em duas partes: uma material e uma espiritual (onde não há matéria). A parte material segue o modelo cosmológico de Ptolomeu e consiste de nove círculos formados pelos sete planetas (Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno), o céu das estrelas fixas e o Primum Mobile - o céu cristalino e último círculo da matéria.
Ainda no paraíso terrestre, Beatriz olha fixamente para o sol e Dante a acompanha até que ambos começam a elevar-se, "transumanando". Guiado por Beatriz, Dante passa pelos vários céus do paraíso e encontra personagens como São Tomás de Aquino e o imperador Justiniano.
Chegando ao céu de estrelas fixas, ele é interrogado pelos santos sobre suas posições filosóficas e religiosas. Depois do interrogatório, recebe permissão para prosseguir. No céu cristalino Dante adquire uma nova capacidade visual, e passa a ter visão para compreender o mundo espiritual, onde ele encontra nove círculos angélicos, concêntricos, que giram em volta de Deus. Lá, ao receber a visão da Rosa Mística, se separa de Beatriz e tem a oportunidade de sentir o amor divino que emana diretamente de Deus, "o amor que move o Sol e as outras estrelas".

LIVRO MAIS LIDO – MÊS DE OUTUBRO


LIVRO ESTRELAS TORTAS

Walcyr Carrasco

A história de uma garota bonita, alta, jogadora de vôlei. Esta é a jovem Marcella. Estrelas Tortas, de Walcyr Carrasco, narra a batalha de uma adolescente que após um acidente de carro fica paraplégica. A obra publicada em 1997, na Coleção Veredas, pela Editora Moderna, soma 96 páginas de pura emoção.
Contada na visão de vários personagens que convivem ou tentam conviver com a garota. Juntos, familiares e amigos, descobrem o quanto é difícil perder, e o quanto é precioso aprender a ganhar. 'Sua mãe nunca mais vai andar'. Foi assim que papai me deu a notícia. Quando ele falou, fiquei um tempão tentando entender o que queria dizer, exatamente". É desta forma que o irmão de Marcella, Guilherme, chamado carinhosamente de Gui, começa a contar a história. or conta da sua melhor amiga, Mariana. Na terceira parte está a visão de Bira, o garoto mais bonito da escola e namoradinho da jovem. A mãe, Aída e o irmão, são os que falam da atenção e carinho que devem ser dados a um deficiente. A seqüência da história fica por conta da sua melhor amiga, Mariana. Na terceira parte está a visão de Bira, o garoto mais bonito da escola e namoradinho da jovem. A mãe, Aída e o irmão, são os que falam da atenção e carinho que devem ser dados a um deficiente.
A história ganha um toque especial quando Emílio revela como entrou na vida da personagem principal. No capítulo sétimo, o de Bruno, pai de Marcella, fica visível sua insatisfação ao desconfiar que sua filha está namorando Emílio.
Detalhe: Bruno pensa que a filha tornou-se um vaso que poderia quebrar a qualquer momento e que necessita de de muito cuidado, isto é, Marcella havia tornado-se uma eterna dependente. No oitavo capítulo é que Marcella tem voz. Nele, a adolescente mostra-se capaz e querer vencer todas as barreiras.
No décimo capítulo é Gui quem finaliza a história de sua vida, vida que teve uma grande mudança ao ter que acompanhar a irmã em muitas coisas. "A gente é como um pedaço da noite. De longa, estrelas perfeitas. De perto, estrelas tortas".
Estrelas Tortas é um livro o qual mostra a dificuldade e o sofrimento de um deficiente e das pessoas que o rodeiam, ao menos, até acostumar com o problema. O escritor comenta que preferiu falar da vida de uma paraplégica, para mostrar, também, como todos nós somos livres para voar. "Só quem tem força interior supera as dificuldades do dia-a-dia e brilha, enfim, como estrela", diz.

ALUNOS LEITORES – MÊS DE OUTUBRO


TURMA
CURSO
LEITOR (A)
1º. A
REDES DE COMPUTADORES
EUGÊNIA ALMEIDA
1º. B
FINANÇAS
ALINE MATOS
1º. A
REDES DE COMPUTADORES
DEUSIVAN SOUSA
1º. C
AGRONEGÓCIOS
MARIA IVINA
1º. A
REDES DE COMPUTADORES
JANAÍNA TOMAZ
1º. C
AGRONEGÓCIOS
MONAISA
1º. C
AGRONEGÓCIOS
LÍVIA JORDANA

OS LIVROS MAIS LIDOS DURANTE O MÊS DE OUTUBRO


ORD
AUTOR
TÍTULO
CARRASCO, Walcyr
ESTRELAS TORTAS
BANDEIRA, Pedro
A MARCA DE UMA LÁGRIMA
SANTOS, Robson Alves
FOLCLORE & COMPANHIA
SUASSUNA, Ariano
AUTO DA COMPADECIDA
BROWN, Dan
O CÓDIGO DA VINCI
BANDEIRA, Manuel
MEUS POEMAS PREFERIDOS
ALENCAR, José de
O SERTANEJO
GREEN, John
A CULPA É DAS ESTRELAS
PINHEIRO. Geraldo Ananias
A FORÇA DE UM MISTÉRIO
LISPECTOR, Clarice
A HORA DA ESTRELA
ZUSAK, Markus
A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
ASSARÉ, Patativa do
CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ
VÁRIOS AUTORES
HISTÓRIAS DE HUMOR
CUNHA, Leo
MANUAL DE DESCULPAS ESFARRAPADAS
AZEVEDO, Aluísio
O CORTIÇO
LEROUX, Gaston
O FANTASMA DA ÓPERA
HUGO, Victor
OS MISERÁVEIS
CIDRÃO, Raimundo Sandro
RESGATANDO UMA HISTÓRIA DE FÉ: BENIGNA