“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

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Homenageado

Wellington Belém de Figueiredo

Núcleo Gestor

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Professores

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Grêmio Estudantil

da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

Alunos

Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações

Perfil dos Cursos

Informática, Redes, Finanças, Agronegócio e Edificações

A bandeira de nossa escola

Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Horário de utilização dos Laboratórios de Informática e de Línguas para o Mês de Outubro/2014


Agenda para utilização dos Laboratórios de Informática e de Línguas no Horário das 11:50h às 12:50h, distribuídos pelas referidas turmas:

Data
Turma
01/10 (quarta-feira)
Finanças
02/10 (quinta-feira)
Agronegócios
03/10 (sexta-feira)
Edificações
06/10 (segunda-feira)
Redes de Computadores
07/10 (terça-feira)
Finanças
08/10 (quarta-feira)
Agronegócios
09/10 (quinta-feira)
Edificações
10/10 (sexta-feira)
Redes de Computadores
13/10 (segunda-feira)
Finanças
14/10 (terça-feira)
Agronegócios
15/10 (quarta-feira)
Edificações
16/10 (quinta-feira)
Redes de Computadores
17/10 (sexta-feira)
Finanças
20/10 (segunda-feira)
Agronegócios
21/10 (terça-feira)
Edificações
22/10 (quarta-feira)
Redes de Computadores
23/10 (quinta-feira)
Finanças
24/10 (sexta-feira)
Agronegócios
27/10 (segunda-feira)
Edificações
28/10 (terça-feira)
Redes de Computadores
29/10 (quarta-feira)
Finanças
30/10 (quinta-feira)
Agronegócios
31/10 (sexta-feira)
Edificações

Aula de Campo na Trilha do Buriti em Santana do Cariri

FOTO - Lucélia Muniz
A Trilha do Buriti encontra-se na cidade de Santana do Cariri. Ela é constantemente visitada por excursões escolares e turistas. O nome Trilha do Buriti foi dado devido à grande quantidade de buritizeiros: árvore de porte alto e típica de regiões com grande concentração de água. Esta é muito importante para a sobrevivência das pessoas que vivem do extrativismo. O buritizeiro fornece frutos apenas a cada dois anos e seu fruto é usado na produção de doces. O coco babaçu, assim como o buriti, é usado também como fonte de renda para a população que reside no entorno da trilha.
FOTO - Janaína Nobre
A Prefeitura de Santana do Cariri tem uma parceria com essa comunidade no quesito turismo. Esta contribui com um guia turístico e uma organização veiculada a preservação das riquezas naturais locais. Possibilitando ainda, o reconhecimento e a preservação desta região que é constituída por uma floresta de grande porte e densa, abundante em água, com vários córregos e pequenos riachos que cortam a floresta em grandes partes; esses riachinhos são de água potável e cristalina. É lá que se encontra a nascente do Rio Cariús: rio que corta várias cidades, dentre elas Santana do Cariri, Nova Olinda e Farias Brito.
Contanto, ocorre um grande problema com esse rio, nele são depositados dejetos sanitários por todas as cidades que ele passa.
FOTO - Aristóteles Alencar
Nessas cidades, o rio é bastante diferente do que observamos na nascente denominada Nascente da Caipora (onde nasce o Rio Cariús). Porém, cogita-se a existência de projetos voltados para a revitalização do rio. Com isso seria evitado o assoreamento, o aterramento e consequentemente torná-lo permanente novamente, pois atualmente encontra-se perene e com baixo fluxo de água. Devido à grande quantidade de entulhos, no período das cheias o mesmo transborda, causando muita devastação.
FOTO - Jamily Cabral
Thiago Lima Cordeiro
EEEP Wellington Belém de Figueiredo
Curso Técnico em Edificações – 1º Ano “D”

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

EEEP Wellington Belém de Figueiredo recebeu o espetáculo “Bárbaro” pelo Circuito Patativa do Assaré

Bárbaro é um espetáculo de esquetes que de forma lúdica, satírica e até divertida, alerta para as muitas faces da violência pre-sentes no nosso cotidiano: No primeiro esquete, yyy.com.vc uma jovem internauta é morta pelo seu aparente namorado virtual. 
No segundo, Embalando Meninas em Tempos de Violência uma mulher é terrivelmente agredida e ameaça denunciar seu agressor, em Terça-feira Gorda a homofobia leva um homem a ser assassinado em pleno carnaval e no Passeio Noturno alguém atropela e mata as pessoas corriqueiramente por puro prazer. 
São acrescidos aos esquetes um prólogo e um epílogo inspirados nos Caretas (dos Reisados de Couros) da cultura popular, numa alusão à violência brincante criando um paralelo entre tradi-ção e contemporaneidade.
Grupo Ninho de Teatro/Cariri
Parceria
SESC Cariri;
Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Olinda-CE – Secretária Tereza Hercilia Cordeiro Feitosa;
EEEP Wellington Belém de Figueiredo – Diretora Escolar Lúcia Santana.
FOTOS – Helio Filho

Programa Geração da Paz

Programa Geração da Paz foi criado em 22 de setembro de 2010 visando à celebração de cooperação técnica entre a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com organizações governamentais e não-governamentais.
O objetivo do programa “Geração da Paz” é promover e desenvolver estratégias de aproximação da escola e comunidade, através da valorização dos saberes e experiências locais, que apoiem a construção de uma cultura de paz no estado do Ceará.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

I MOSTRA DE CIÊNCIAS E CULTURA


TEMA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, CIENTÍFICO, SOCIOECONÔMICO E CULTURAL

REGULAMENTO
1. Objetivos:
  • Incentivar a atividade científica, por meio da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.
  • Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da Formação Geral do Ensino Médio, da parte diversificada e da Formação profissional, com as problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais.
  • Promover o desenvolvimento da criatividade, da capacidade inventiva e investigativa nos alunos para despertar vocações e participação em eventos científicos.
2. Composição das equipes:
  • Cada professor orientador ficará livre para inscrever os alunos que considerar necessário para execução do projeto, sendo que apenas 2(dois) alunos serão os expositores do projeto.
  • Cada aluno só poderá se inscrever em 1(um) único projeto.
3. Inscrição:
Os projetos deverão ser entregues para a Comissão Organizadora até o dia 13/10/2014. A elaboração do projeto é de inteira responsabilidade do professor orientador e da equipe de alunos. O resumo deve seguir o modelo indicado no Edital 2014 da VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA da CREDE 18.

4. Projetos:
  • Cada equipe deverá escolher um título relacionado com o tema central “Desenvolvimento sustentável, científico, socioeconômico e cultural e especificar a matéria foco do projeto.
  • Os projetos deverão estar de acordo com o conteúdo programático da escola.
  • Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço físico e do patrimônio da Instituição.
  • Será proibida a exposição no estande de: organismos vivos; espécimes (ou partes) dissecadas; animais vertebrados ou invertebrados; órgãos ou membros de animais/humanos ou fluidos (sangue, urina, etc.); substâncias tóxicas ou de uso controlado; colocação em marcha de motores ou similares; materiais cortantes (seringas, agulhas, vidros que possam provocar ferimentos); fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual que possam chocar o público (técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas similares); aparelhos de áudio que não façam parte do projeto; quaisquer sistemas que produzam som maior do que 80 dB; sistemas que produzam sons contínuos ou trilhas musicais que não sejam indispensáveis à apresentação e compreensão do projeto; sistemas que possam consumir mais do que 1 quilowatt de energia elétrica.
  • Cada equipe terá direito a utilizar 2 mesas de aluno, demais mobílias serão de responsabilidade da equipe, inclusive o zelo desses materiais.
5. Classificação
  • A Classificação será feita pela equipe de julgadores que será convidada pela escola.
  • Serão escolhidos 02 trabalhos, sendo um por categoria.
  • A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 20/10/2014(segunda-feira), na própria escola e no blog www.epnovaolinda.blogspot.com.
  • AS CATEGORIAS SÃO:
  • Linguagens;
  • Ciências da Natureza e Matemática;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências Ambientais;
  • Robótica.
Obs.: conforme o Edital 2014 da VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA da CREDE 18.

6. Execução do Projeto:
  • Cada equipe contará com um professor orientador.
  • Um professor poderá orientar até 2(dois) projetos.
  • No caso de construção de maquetes, a equipe deverá utilizar materiais de fácil reciclagem.
  • A divisão dos espaços será feito a partir da necessidade de cada projeto, sendo acordado com o professor orientador.
7. Avaliação
  • Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por cinco profissionais da educação ( um representante da CREDE 18, um representante da Sec. Municipal da Educação de Nova Olinda-CE, um professor de Nova Olinda-CE, um professor de Santana do Cariri-CE, um professor de Altanwira-CE);
  • Cada equipe disporá de 10 minutos para ser avaliada pela banca;
  • Será vedada a interfência do professor orientador durante a avaliação;
  • Durante todo o evento, pelo menos um dos alunos expositores deverá permanecer em seu estande apresentando o projeto aos visitantes. A ausência no estande poderá ocasionar a eliminação da equipe.
  • A avaliação dos projetos ocorrerá no dia 17 de outubro de 2014, no horário das 13:00h às 16:30h.
ASPECTOS CONSIDERADOS DURANTE A AVALIAÇÃO DOS PROJETOS:
  1. Criatividade e inovação (0 ma 10 pts);
  2. Conhecimento científico do problema abordado (0 ma 20 pts);
  3. Metodologia científica (0 ma 15 pts);
  4. Clareza e Objetividade na apresentação do trabalho (0 ma 20 pts);
  5. Cartaz ilustrativo (0 ma 15 pts);
  6. Caderno de campo (0 ma 20 pts).
8. Apresentação dos trabalhos:
  • A exposição dos trabalhos para a comunidade acontecerá no dia 17 de outubro de 2014 (sexta-feira), no horário das 13:00h às 16:30h.
  • As equipes deverão montar seu estande no dia 17 de outubro de 2014(sexta-feira), no horário de 7:30h às 11:50h.
  • Todo o material necessário para elaboração e apresentação dos trabalhos será de inteira responsabilidade das equipes (cartolina, fita gomada, folha de papel ofício , canetas, cola, aparelho de som , tv,dvd, projetor etc.).
  • Ao final das apresentações, é responsabilidade dos alunos a desmontagem, deixando o espaço limpo.
  • A equipe que se ausentar do estande antes dos horários previstos, cometer atos de indisciplina ou não cumprir com as determinações dos itens prescritos, terá a sua nota diminuída pela Comissão Organizadora.
  • Fica a critério dos componentes da equipe solicitar informações ou empréstimo de materiais de outras instituições. Quando isso ocorrer, a equipe deverá comunicar ao professor orientador, antes de fazê-lo.
Observação: os alunos devem estar devidamente fardados/camisa símbolo da I Mostra de Ciências e Cultura.
9.Disposições Gerais:
  • Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento, que é composta pelo: núcleo gestor, representantes de professores e funcionários.

CONCURSO DA LOGOMARCA PARA A I MOSTRA DE CIÊNCIAS E CULTURA


REGULAMENTO


A EEEP Wellington Belém de Figueiredo, no âmbito de suas atribuições resolve lançar o Concurso da Logomarca da I Mostra de Ciências e Cultura, com o tema: Desenvolvimento sustentável, científico, socioeconômico e cultural, destinado aos alunos do Ensino Médio desta instituição.

1 – COMO PARTICIPAR

1.1 – Os participantes deverão criar a logomarca tendo como tema: Desenvolvimento sustentável, científico, socioeconômico e cultural.
1.2 – A logomarca deve contemplar a temática das categorias: Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas, Ciências Ambientais e Robótica.
1.3 – Os trabalhos devem ser inéditos, inovadores e originais. Podem ser feitos em CorelDraw, lápis de cor, giz de cera, pincel escolar, etc. impresso colorido, com dimensão papel A4.
1.5 – A ficha de inscrição (Anexo I) estará disponível na secretaria da escola, devendo ser anexada ao trabalho e, conter, obrigatoriamente: nome, idade, curso, telefone de contato e e-mail do participante da criação da arte e devolvidos no mesmo local.
1.6 – Período: 29/09 à 03/10 de 2014 nos horários de intervalos.

2 - DA SELEÇÃO

2.1 – As Logomarcas serão avaliados por uma banca composta por representantes do núcleo gestor, de professores, funcionários desta unidade de ensino.
2.2 – A logomarca selecionados no Concurso serão utilizados para a confecção de todo o material, tais como: convites, faixas, camisas e troféus.
2.3 – Somente poderão se inscrever para este concurso alunos devidamente matriculados nesta Instituição de Ensino.

3 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
a) Criatividade;
b) Relevância ao tema proposto.

4 - SERÁ DESCLASSIFICADO
4.1- O participante que fugir da temática.
4.2- Logomarca com imagens obscenas e preconceituosas que deturpem a ideia do evento.
4.3- Plágios.
4.4- Entregue fora do prazo de acordo com item 1.6

5 – Divulgação do resultado 07/10/2014

Logomarca do Curso Técnico em Edificações


Sob a Coordenação da Professora Priscylla Alves, os alunos da Turma do Curso Técnico em Edificações criaram uma logomarca para representar o curso. O desenho escolhido foi o do aluno Douglas Santos. 

Logomarca do Curso Técnico em Agronegócio


Sob a Coordenação da Professora Janaína Nobre, os alunos da Turma do Curso Técnico em Agronegócio criaram uma logomarca para representar o curso. O desenho escolhido foi o do aluno Felipe Batista.

Saiba mais sobre o Curso Técnico em Agronegócio



O Profissional Técnico em Agronegócio é especialista na organização e execução de atividades de gestão do negócio rural e no reconhecimento dos problemas da cadeia agroindustrial e na construção de soluções (pensamento estratégico). Avaliação de custos de produção e aspectos econômicos para a comercialização de novos produtos e serviços agropecuários. Idealiza ações de marketing aplicadas ao agronegócio. Aplica técnicas de gestão e de comercialização que visem ao aumento da eficiência do mercado agrícola e agroindustrial. Identifica os segmentos das cadeias produtivas do setor agropecuário, elabora projetos agropecuários. Atua também no segmento de Desenvolvimento Regional Sustentável, promovendo o equilíbrio entre produtividade e preservação dos recursos naturais.

Principais disciplinas técnicas

Agricultura Geral – Introdução ao Agronegócio;

Ecologia, Meio Ambiente e Semiárido;

Manejo de Solo e Água;

Olericultura;

Floricultura;

Fruticultura;

Bovinocultura;

Ovinocaprinocultura;

Aquicultura;

Outros Agronegócios;

Mercado e Comercialização Agrícola I;

Mercado e Comercialização Agrícola II;

Qualidade e Certificação Agrícola;

Custos de Produção e Rentabilidade;

Planejamento e Gestão Rural;

Cooperativismo e Empreendedorismo Coletivo;

Projetos e Empreendedorismo Rural I;

Projetos e Empreendedorismo Rural II;

Estágio Curricular.